Me sinto vazia e insegura, não me lembro se já tive algum trauma

Feita por >Giovanna · 8 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá, tenho quase certeza que já vivenciei alguns episódios depressivos ao longo da minha vida (não procurei nenhum psicólogo, eu normalmente só espero passar, e demora alguns meses) e no momento estou "ok", sem nenhuma crise muito profunda ou algo do tipo. O problema é que tem vezes que eu sinto que não consigo mais aproveitar o presente, nada me dá um prazer muito grande e eu sinto que eu não sou mais eu mesma. Eu procrastino demais, deixo tudo pra fazer depois e pensar nisso me deixa mal, só que não tenho forças pra resolver. Eu não me lembro quase nada da minha infância (não sei pq) mas sei que era bem mais ativa e me expressava mais, e eu acabo me apegando a essa sensação e quando comparo com atualmente me sinto frustrada. Outro problema é que eu não consigo me comunicar muito bem, tenho vergonha de tudo e gostaria de passar a vida escondida por causa da minha insegurança, mas ao mesmo tempo eu quero muito conseguir iniciar uma conversar sem morrer de vergonha e ser quem eu sou sem medo (isso faz parte de oitra história, mas estou tentando resumir tudo).
Enfim, só quero ajuda porque cada dia me sinto mais vazia, e isso tá me incomodando demais.

A melhor resposta 9 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Seu texto é muito promissor: você tem vontade de mudar, sabe que procrastina. O psicólogo é exatamente o profissional que tem que ter a sensibilidade, a postura ética e a maturidade para conversar sobre as vergonhas, suas essências, suas riquezas e suas limitações. Episódio depressivo: será importante entender de forma mais específica. Dependendo da caracterização pode ser visão realista das tentativas e inevitáveis limitações humanas, que gostaríamos de não ter...Mas temos. Com o passar dos anos a criança vai formando novos julgamentos e censuras sobre suas ações, perdendo a espontaneidade. Isso ocorre com todos, porém cada história é única. Permita-se revelar sua inteireza, vá atrás de um profissional de psicologia. Certamente você conhecerá muitas possibilidades e ferramentas, que hoje, você não está usando. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. |Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.