Eu não consigo entender meus sentimento, sei que só não me sinto bem

Feita por >eu.kaymavis · 31 mar 2021 Angústia

Bom eu não sei como explicar, não sei como dizer porém eu não sei o que tá acontecendo comigo. Eu estou entrando em um relacionamento, onde há muito carinho, amor, reciprocidade e etc. Não sei por que eu estou me sentindo mal, do nada eu começo a chorar e eu não entendo pq em um momento que era pra ser feliz eu estou triste, tá tudo dando certo na minha vida. Em questão do meu relacionamento eu amo muito ele, mais não sei porque o jeito q ele me trata me deixa assim, eu tive 2 relacionamento na minha vida, em todos eles eu sempre fui tratada mal, me tratavam mal, me machucavam e falavam que me amava, pra mim isso era amor, só não entendo pq agr que eu encontrei alguém que realmente faz de tudo por mim, que me quer de verdade, por que eu me sinto assim ?
Eu não entendo, por que sem motivo nenhum eu quero chorar?
Por que eu me sinto tão mal sendo que tudo estar dando certo ?
O que mais me machuca é não saber o que está acontecendo cmg, o que e o por que de isso tudo.

A melhor resposta 1 ABR 2021

Olá.
No decorrer do nosso desenvolvimento, vamos aprendendo a nos relacionar e assim desenvolvemos padrões de relações, que por vezes podem ser saudáveis ou não. Quando nos 'acostumamos' com determinado padrão não conhecemos outros e isso passa a ser natural. Se você sempre foi maltratada, humilhada, machucada e depois te diziam que isso era amor, você sempre acreditaria, pois não conheceu a verdadeira face do amor e assim viveu esse padrão por muito tempo. Você conheceu a negligência e viveu ela como se fosse amor. Quando o conheceu, de fato, o estranhou, é normal. Você quebrou um ciclo de sofrimento que estava presa e subjugada a viver, houve uma quebra de padrão.
Analise suas relações para além do relacionamento de casal. Você conheceu o cuidado, carinho e atenção na infância? Quais foram os sentimentos despertados por seus cuidadores? Você (sempre) se sentiu culpada ao receber esse tratamento? Muitas histórias do seu passado e do seu desenvolvimento podem explicar muito do que você viveu e experienciou. De alguma forma, podem trazer respostas para seus questionamentos.
Busque psicoterapia para o autoconhecimento.
Fico à disposição.

Marco Antonio Molina.

Marco Antonio Molina Psicólogo em Belém

10 respostas

1 ABR 2021

Olá, boa tarde!

Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua experiência de viver com a gente.

Cada um de nós é tem um mistério e uma forma de se encontrar e viver. Por isso não existe receita e nem tratamento mágico. O que existe é uma escuta atenta e possibilidades para se chegar a um encontro de transformação.

O primeiro ponto que queria destacar é que você já identificou que em dois relacionamentos seu tiveram situações de abuso, ou de dependência emocional.

Nós não mudamos espontaneamente, a gente muda a partir do momento que tomamos consciência e elaboramos aquilo que antes era conflito interno e que repercute nas relações externas. Ou seja se vc estava em relações não saudáveis, de alguma forma você se feriu, se machucou.. O fato de vocÊ estar numa relação saudável faz isso ficar mais claro e evidente que precisa de ajuda para se curar e melhorar.

Sempre estaremos em processo de transformação e mudanças, a vida é isso.

E outra coisa também é a sua história de vida, as suas feridas da sua criança interior. Então antes de dizer o que vc tem é preciso mergulhar no seu processo de identidade e visão de mundo fazendo uma busca de si mesma e de autoconhecimento.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços.

Psicólogo Neimar Sérgio (Atendimentos On-line)

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

1 ABR 2021

Olá , devido às suas experiências anteriores, este novo relacionamento está te causando muito estranhamento, pois foge do seu padrão anterior ( e que bom que isso ocorreu). Busque apoio psicológico, na terapia você conseguirá entender seus sentimentos e ficar bem neste novo relacionamento, sem voltar aos padrões anteriores. Você merece ser feliz, bem tratada e estar em relacionamentos saudáveis.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

1 ABR 2021

Boa tarde! Para se fazer um diagnóstico mais preciso do seu caso é importante levar em consideração outros fatores . De toda forma, o seu relato acima sugere que você possa estar com dificuldade de se permitir ser amada e estar em um relacionamento saudável devido a alguns sentimentos, bloqueios emocionais e vivências da infância que possam estar impedindo seu desenvolvimento. Exemplo disso são: , insegurança, baixa auto estima sentimento de não merecimento e culpa . È possível que isso tenha sido um dos fatores que contribuíram para você ter escolhido anteriormente pessoas que de alguma forma te rejeitava e te colocava para baixo . Funciona mais ou menos assim: Eu sinto que não mereço e busco exatamente alguém que vai reforçar o não merecimento em mim. Esse auto boicote/ Autossabotagem acaba virando um ciclo vicioso. Como agora você encontrou uma pessoa que te valoriza e respeita, mas, ao mesmo tempo, você não se vê merecedora e com permissão para se sentir feliz , você pode estar buscando uma forma de se sabotar È muito importante que você busque uma terapia para se sentir acolhida e na qual você possa se expressar e entender esse e outros padrões de comportamento, que têm feito com que você não avance nas relações.. Cuidar desse processo é importante para que você consiga conquistar seus objetivos no âmbito conjugal, social e financeiro. Faz sentido para você?

Anônimo-386910 Psicólogo em Belo Horizonte

4 respostas

1 ABR 2021

Oi. O seu relato sugere que estás bastante insegura, pois não conhece um relacionamento baseado no respeito e na sua valorização. E desta forma, não sabe o que esperar e sentir, acabando por não se permitir viver intensamente este momento. É natural que você fique frustrada, confusa e triste.
Deste modo, seria muito importante que procurasse um atendimento psiciterápico para que possas entender a origem deste padrão de relacionamento. Através do autoconhecimento, você será capaz de entender os seus objetivos e desejos, bem como nortear suas escolhas em um relacionamento.

Psicóloga Daniela Rodrigues Coronas Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

1 ABR 2021

Olá eu.! Grato por escrever. Será bastante enriquecedor e possibilitador de evolução você poder passar por uma análise científica com um psicólogo.
Pelo que você escreveu, é possível que você não esteja acreditando ou não esteja se dando o direito de viver, da melhor forma possível essa interação.
De outro lado cabe observar que as pessoas, para que possam relacionar-se bem outras, antes precisam estar bem consigo mesmas. Também é importante considerar que todo e qualquer relacionamento, por melhor que seja, exige algumas renúncias, algumas negociações, pois, como cada ser humano é muito rico de particularidades e possibilidades, cada qual é diferente, experimento emoções, sentimentos e motivações em tempos e escalas diferentes. É preciso ser flexível e negociar, tendo sempre o tempero ao respeito com a essência pessoal.
Estaremos à disposição para te ajudar a saber o que não sabe, esclarecer tuas possibilidades e potencialidades.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida, obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.