Me sinto muito triste casada há 16 anos e não me sinto amada.

Feita por >Paty · 6 jun 2024 Terapia de casal

Estamos juntos há tantos anos, temos 2 filhos. Meu marido nunca foi uma pessoa de presentear, nem em datas especiais. Mas ele é assim com todo mundo então já acostumei. Mas hoje sinto falta de alguém me agradando como mulher. Queria me sentir cuidada, sinto falta de que ele se preocupasse com o que me deixaria feliz.
Temos uma empresa e trabalhamos juntos. Estamos passando por dificuldades financeiras e sei que não podemos ficar saindo e gastando o que não temos. Mas no final de semana disse que gostaria de ir numa trilha, só nós e as crianças… ele fez uma cara reprovando e disse que já passava o dia todo comigo. Fiquei tão triste, porque é diferente. Trabalhar junto tem o estresse do dia a dia e sou sócia. Meu intuito de sair só com ele, ou com ele e as crianças é para sermos marido e mulher. Olhar um para o outro de forma diferente. Estou muito triste, e não consigo conversar com ele porque quando fui tentar falar algo ele disse que eu quero o que ele não pode me dar, que ele vive sem grana e não pode me dar o que eu quero. Mas pra agradar não precisa disso. Um jantar em casa mesmo preparado especialmente pra mim, sair pra uma trilha, em um parque juntos pra mim é especial.
O engraçado é que quando algum amigo nos convida pra sair, ele dá um jeitinho. Amo meus amigos, mas as vezes queria me sentir especial pra ele como mulher , ser paparicada, ter o olhar para mim.
Estou muito triste.

A melhor resposta 7 JUN 2024

Olá Paty, sinto por estar vivenciando esse sentimento de desamor, fato é que encontramos muitos casais nestas condições, por vezes colocadas por rotinas, pela sistemática familiar, e principalmente pelos diversos papéis que exercemos em nosso cotidiano, entre as atividades diárias, os cuidados com os filhos, a profissão entre outros. Em seu caso, como relata, entra também o papel de sócia, que se entrelaça nesta relação de parceiro, esposo, companheiro pessoal e de trabalho. No entanto, é essencial ter o olhar primeiramente às suas próprias expectativas, e quanto você propriamente às atende, ou seja, o quanto você também tem se amado? se priorizado? feito algo por você mesma? este é o primeiro passo;-), por muitas vezes criamos expectativas em receber do outro, isso em qualquer tipo de relação, à maneira que costumamos dar, porém, nossas individualidades, histórias de vida, e construção nos fazem únicos, inclusive nos comportamentos, na maneira de interagir com o outro, e também na forma de amar, embora criemos as expectativas e oras também as frustrações, não significa que não somos amados, mas apenas que não recebemos o amor da maneira que esperamos. Como você comenta, seu marido nunca teve o hábito de ser uma pessoa atenta em datas comemorativas, em presentear etc, mas ainda assim, ele deve ter a sua própria maneira de amar, a exemplo, há pessoas que nos relatam uma forma de amar como ter o cuidado em prover as necessidades da familia, em garantir um conforto, o bem estar, enquanto outros enxergam o amor como atos de atenção, como conversas ou passeios, contudo o fato é que este alinhamento e compreensão entre o casal ocorre a partir de comunicações assertivas, e que vão se aperfeiçoando a medida que passamos a nos compreender melhor, portanto, comece em primeiro lugar "se amando", trilha é algo que te agrada, faça, você, com seus filhos, ou amigos, o fato de seu esposo não se interessar pode ser apenas gostos diferentes e está tudo bem, viva sua individualidade também, se atenda, se respeite, se priorize. Quanto à relação e ao passar a sentir-se amada, perceberá que se amando passará a ser mais fácil esse entendimento e percepção dos outros, seja companheiro, filhos, familiares, mas à maneira deles ;-)

Tenha conversas sinceras e transparentes com seu marido, verbalize que sente falta de sentir-se amada, explique o que pra você é sentir amada e se possivel, busque um atendimento profissional, individual para seu autoconhecimento e se possível, proponha uma terapia de casais, se assim desejarem.

Cuide-se e priorize-se
Até logo

Aline Camara Psicólogo em Taboão da Serra

4 respostas

7 JUN 2024

Bom dia, Paty! Obrigado por se colocar. Será que seu marido, de alguma forma conta com a clareza do que você quer, segundo essa mensagem aqui escrita? Talvez a melhora do diálogo, a criança de formas diferentes de comunicação, possa ajudar vocês a reciclarem a troca de afetos.. Pelo relatado, seu marido trás esse modelo de comunicação desde que se conheceram. Pode ser que ele também se sinta sem encontrar o jeito, o saber da melhor comunicação dos afetos.
De outro lado, ser esposa, sócia e trabalhadora junto, é algo que envolve grande sobrecarga de convivência, difícil para separar as coisas e administrar a sobrecarga de estímulos no sentido de alinhamento de comunicação e posicionamento.
Comece a refletir a sensação de ser especial a partir da autoavaliação, a partir do resgate de metas e sonhos, que possam ser atuais e passáveis de realização. Isso te melhorará a energia interna, que poderá implicar na necessidade dele, em interação com você, atualizar as energias dele.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

7 JUN 2024

Paty
Quem é você? Qual a tua identidade?
O que estás fazendo com a tua liberdade?
Não dá pra você governar a si mesma e as crianças se não sabe quem é e se não reconquista a tua liberdade.
Precisa resolver, curar teu emocional para se dar conta da manipulação que estás te impondo através do medo.
Faça Psicoterapia, mas aí já vai dizer que não tem dinheiro e é justamente isso que te mantem na impotência de mudar a situação em que se encontra.
Abraços

6374 respostas

7 JUN 2024

Oi, tudo bem?
A primeiro vida que tenho que te perguntar é se você se ama ou se você se valoriza. Não tem como você está em uma relação sem autoestima e com certeza vocês estão se comunicando de forma diferente, lembre-se, comunicar não é só falar, mas está apto a ouvir o que as palavras do outro estão falando.
Outra questão bem importante que vocês foram criados de forma diferente, então cada um tem sua forma de demonstrar amor!
Marque uma sessão, para gente poder conversar mais, tente entender esses seus problemas.
Estou a disposição!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros