Sou gay e nunca tive a oportunidade de ser amado. Me sinto triste

Feita por >Pedro · 19 jun 2016 Orientação sexual

Eu sou gay assumido para poucos e eu estou passando por uma dificuldade muito grande. Sou um rapaz pela faixa de 19 a 25 anos e a cada dia fico mais triste porque sempre foi meu sonho namorar um cara incrível e nuca consegui (nem mesmo beijei algum cara). Conheço vários caras simpáticos, mas todos são héteros. Já me apaixonei algumas vezes, mas sempre me decepciono, pois provavelmente meu sonho nunca se tornará realidade. Faço muitas poesias e fico chorando todos os dias, triste como uma criança. Me sinto um inútil por não ser capaz de conquistar o coração de um cara. Vejo meus amigos namorando, postando coisas lindas e aí eu fico me imaginando saindo e fazendo coisas incrível com "meu" namorado. Quando acordo, vejo que a realidade é outra e fico ainda mais triste. Me sinto feio, um inútil que nunca soube o que é ser amado. O que eu faço? Eu prefiro morrer do que viver mais um dia assim...

A melhor resposta 20 JUN 2016

Oi Pedro: percebo em sua carta um sentimento de tristeza por não ter vivido uma história de amor. Há dentro de você um desejo de encontrar um parceiro e ser feliz, mas isso não deve ser impedimento para continuar acreditando nos seus desejos. Faz parte da vida lidar com frustrações e amores não correspondidos. Mas isso não quer dizer que você não vai ser feliz por não ter encontrado um companheiro que goste você e te aceite como você é. Use seu potencial criativo e sua sensibilidade nos estudos e nas relações afetivas.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu

50 respostas

21 JAN 2018

Oi Pedro, tudo bem com você? Algumas vezes somos bombardeados de fatores de vida que com o tempo, passamos a ver como essenciais. O relacionamento é um deles. Não que seja defeito ser romântico, mas essa idealização que tendemos a fazer de uma pessoa ideal faz com que achamos que podemos encontrar um príncipe encantado, sem nos darmos conta que assim como nós, os outros são seres humanos passíveis de erros e defeitos.
Seu desejo de ter um parceiro não é algo ruim, mas pode passar a ser se você ver que a presença de alguém passa a ser algo vital para você, sendo que na verdade é a satisfação de uma necessidade, ou seja um complemento.
Sua busca há de terminar, acredite. Mas também pense no seguinte: eu também posso ser feliz sozinho, até alguém vir completar minha vida.
Abraços, boa sorte e conte comigo.

Isaac Bruno de Melo Silva Psicólogo em Fortaleza

20 respostas

22 JUN 2016

No seu relato fica claro que há uma idealização muito intensa do seu desejo e que você vivencia mais uma fantasia do que a realidade. O choque entre o real e a sua fantasia ideal pode ser realmente doloroso e frustrante, desencadeando sentimentos de baixa estima e melancolia. No seu caso seria interessante que fizesse acompanhamento psicológico para trabalhar melhor essas questões. Quanto mais expectativa você põe em encontrar um relacionamento "perfeito", mais sujeito a frustração você fica.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 JUN 2016

Olá Pedro!
Parece que você idealizou um romance e ao não vivenciá-lo tão rápido como gostaria está experienciando um desejo profundo de tristeza e frustração.
Será muito importante que você busque a ajuda de um Psicólogo para dividir essa carga emocional que está sentindo, recuperar sua auto estima que parece muito prejudicada e aprender a lidar com esta ansiedade que tem em viver este grande amor.
O processo favorecerá em sua saúde mental, oque possivelmente irá refletir positivamente em sua vida afetiva.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 JUN 2016

Olá Pedro. Imagino como seja difícil sentir-se assim, mas há sempre algo a ser feito para tornar a vida mais satisfatória. Sugiro que você busque um profissional, para que a terapia possa te ajudar a se conhecer e compreender melhor, a entender porque você se sente tão desvalorizado, não merecedor do melhor. Além disso, poderá aprender formas de lidar com seus sentimentos para que não te tragam tanto sofrimento. Espero tê-lo ajudado. Atenciosamente, Marilia G. S. Siqueira

Marilia Siqueira Psicologia Psicólogo em Diadema