Sou negra, 39 anos, feia e nunca namorei. Os homens têm nojo de mim

Feita por >Angela · 14 out 2018 Autoestima

Sou negra,tenho 39 anos e nunca vivi um relacionamento amoroso na vida.Nunca namorei,nunca paquerei,nunca tive contato físico com ninguém.Tenho vergonha de mim mesma.Minha vida amorosa se limita a rejeições.Além de minha extrema timidez,que carrego desde a infância e só vem piorando com o passar dos anos,não sou bonita,o que tornou minhas chances de ser alvo do interesse de alguém praticamente impossíveis.Não importa o quanto já tenha tentado melhorar minha aparência,não importa se trato as pessoas com educação e simpatia,nunca nenhum homem olha pra mim com interesse,nunca sou alvo de elogios,ou flerte,como as outras mulheres são. Quando não me tratam como se fosse invisível,me tratam de uma forma que denota asco,nojo... Não tenho os traços finos como as mulheres negras que são sempre apontadas como belas,sejam elas famosas ou não.Me olho no espelho o mínimo possível,por que até eu me sinto mal ao ver minha imagem,sinto vergonha de mim e do que sou.Sinto vergonha de estar ficando velha e nunca ter sido amada por ninguém,ver as pessoas em pares e eu sempre sozinha,vergonha de ouvir as outras mulheres contando histórias de namoros,paqueras,... e eu não tenho nada pra contar,vergonha de ser virgem,de nunca ter dado ou recebido um beijo.Me sinto inferior a todos a minha volta,me sinto um lixo,por que é assim que sou tratada,me sinto desanimada com minha própria vida.Não tenho condições financeiras e nem coragem de apelar pra cirurgia plástica,e me sinto triste de saber que teria que mudar pra ser aceita,por que ninguém é capaz de gostar de mim como sou. Nem homens negros querem mulheres negras.As únicas experiências de vida que tenho são as de ser inferiorizada,repelida e rejeitada.Não sei o que estou fazendo nesse mundo,e a cada dia que passa sinto vontade de colocar fim a todo esse sofrimento colocando um ponto final na minha vida.A dor da solidão e falta de afeto é pesada demais.

A melhor resposta 15 OUT 2018

Olá Angela!
É importante que você trabalhe sobre todas essas questões que você pontua, que você fale sobre cada aspecto da sua vida, sobre como é, como não é, sobre como você se sente sobre cada coisa, enfim, é importante você falar sobre você mesma! Assim será possível realizar um trabalho de resgate, da sua imagem, dos seus desejos... Entender da onde vem esses sentimentos e essa imagem fragilizada que você tem de si mesma, nos possibilitam trabalhar isso, e resgatar aspectos seus, que você nem sabe que possui, que precisam ser apresentados a você, pois talvez nunca o tenham sido!
É assim que um trabalho de psicoterapia pode lhe ajudar.
Mesmo que pareça tão difícil encarar essas questões todas que você pontua, é possível realizar um trabalho em conjunto. Procure um profissional com quem você se sinta confortável e segura, e poderá se beneficiar muito de uma ajuda psicológica!
Você não precisa passar por esse sofrimento todo sozinha!

Espero ter lhe ajudado!
Um abraço

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

29 SET 2020

Prezada Angela, pelo seu relato estou vendo que está com a autoestima muito baixa e que você tem uma péssima visão da sua imagem corporal, um acompanhamento psicológico, muda isto. Com a ajuda de um profissional você conseguirá elevar a sua autoestima, mudar completamente a visão que você tem de si mesma, uma vez que você internalizou todas as coisas ruins que falaram de você na sua infância. Você se diz tímida, a psicoterapia, vai te trazer mais segurança e confiança, você será capaz de conhecer novas pessoas, de tomar a iniciativa se alguém lhe interessar, tudo depende de você, de você se amar mais, de se valorizar. Você não precisa mudar fisicamente, mas mentalmente. E a beleza está em nós mesmo e os outros só conseguirão ver essa beleza se nós mostrarmos à elas. Espero ter ajudado. Abraços afetuosos
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

23 JUL 2019

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia junguiana tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

19 OUT 2018

Boa noite, Angela pelo seu relato sugiro que procure ajuda de uma psicóloga para conversar e expor essas questões resignificando a visão e a opinião que tem de si mesma, a timidez, a vergonha e como você ver seu corpo, a beleza, pois você começará a se conhecer melhor criando confiança em si mesma para viver melhor, amar a si mesma primeiro, gostar de você como é, a beleza está em ser única, ter qualidade de vida, desse modo você irá perceber o mundo ao seu redor completamente diferente.
As mudanças tem começar a partir de você, assim o amor, a beleza, a alegria e a confiança que estão adormecidas ganhará força para libertar você desse processo angustiante que vive nesse momento. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

16 OUT 2018

Boa noite, Angela!
Pelo seu relato percebo uma grande angústia e uma falta de aceitação de si própria. Quando nos rejeitamos, todas as pessoas ao nosso redor parecem nos rejeitar também...através da ajuda de um psicólogo você terá condições de se auto conhecer, percebendo quantas possibilidades existem para você se reinventar.

16 OUT 2018

Boa tarde Angela, se você for do Recife posso ti ajudar é só procurar entrar em contato.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 OUT 2018

Olá Angela, entendo que esteja sofrendo, mas infelizmente a forma como você se vê é se trata, passa ao outro como ele deverá ver, agir ou se interessar. Você se vê de forma negativa, creia amar-se é o primeiro passo, aceitar-se, colocar respeito e limite, fará toda a diferença.
A primeira pessoa a buscar a valorização em você é você.
Dê um basta ao coitadismo, siga em frente, você é capaz, suas qualidades ninguém vê, por que vc as esconde.
Busque ajuda Psicológica, ninguém precisa sofrer para sempre.
Espero que lhe tenha ajudado, estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

15 OUT 2018

Bom dia, Angela,
Vejo que você tem uma série de questões pré-concebidas sobre você mesma, questões que te limitam e fazem aflorar os sentimentos mais negativos dentro de você.
Que tal garimpar e aprender a valorizar cada pequena qualidade que encontra em você? Tenho certeza que você tem muitas, e muita história pra contar.
A negatividade é só uma das muitas lentes que dá pra usar na vida, e você deve aprender a usar outras, que vão melhorar e muito sua auto-estima e até a forma de lidar com a sua timidez.
Lembre-se que é VOCÊ que escolhe como os outros vão te ver, mas não o que eles vão PENSAR de você. Então concentre-se no que depende de você, e deixe o que não depende para o acaso.
Tenho certeza que há boas pessoas ao seu redor esperando uma oportunidade de chegar até você.
Se eu puder ajudar em algo, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos