Por quê será que eu me sinto inferior ao meu marido?

Feita por >Sueli · 10 mar 2023 Terapia de casal

Estou casada estou vivendo altos e baixos no meu casamento tudo o que eu Faso parace que sempre está errado quando eu vou falar para meu marido o que eu realmente sinto eu acabo me sentindo inferior a ele estou grávida estou passando por momentos muito difícil eu sempre falo para ele q ele não é atencioso comigo parece que ele não se importa com o que eu falo nosso relacionamento antes era bem diferente agora mudou tudo eu sentia amada por ele hoje eu não sinto isso mais toda vez que vou tentar conversar com ele nós discutimos ele nunca tem paciência ele é uma pessoa grossa eu sou completamente diferente sou educada e complesiva ele reclama que eu não sou carinhosa com ele realmente eu não sou mesmo porque nós relacionamentos pasado eu não ganhava carinho e nem dava meus relacionamentos passados foi bem complicados eu e meu esposos temos tudo para dar certo eu e ele precisamos mudar algumas atitudes e nós eu ultimamente não sei se é por causa da gravidez estou tendo muita crise de ansiedade eu não durmo direito eu me sinto triste sozinha eu não gosto de me olhar no espelho eu não saio de casa para nada só no dia dá minha consulta me sinto um lixo me sinto uma mulher inútil sinto que eu não estou sendo boa esposa sinto que eu estou sempre deixando o meu marido a desejar em tudo eu não estou bem comigo mesma sinto que tudo o q eu estou fazendo está errado e nunca é o suficiente para ninguém minha vida é só chorar eu queria mudar o meu geito de pensar e agir más infelizmente não sei o que fazer me ajuda por favor

A melhor resposta 13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 MAR 2023

Oi, Sueli. Todo problema em relacionamentos a dois, é parcela meio a meio para ambos os lados. Você tenta expressar o que sente mas disse que ele não não se importa e depois disse que também não é carinhosa devido a sofrimentos passados. Percebe como tem a participação dos dois aí nesses conflitos? Você não deve se conhecer direito e nem ele, aí cada um faz o que quer e os atritos só aumentam, você fica se sentindo mal, se sentindo inferior. Será que esse sentimento não é desde sempre? Você é uma pessoa que tem dificuldades de expressar e manifestar emoção, carinho, ou é alguém que sempre está só exigindo e não enxerga as deficiências do outro? Por que não se sente boa o bastante? Talvez venha lá de trás, questões mal resolvidas, traumas inconscientes , coisas que você não se dá conta mesmo. E por que mudar teu jeito, teu agir e pensar para poder caber no outro? Relacionamentos saudáveis é feito por somatório, e não um lado se anular para agradar ao outro. Eu posso te ajudar a enxergar aí as dinâmicas ocultas que estão atrapalhando vocês, e além disso, a desenvolver estratégias e ações eficazes para mudar essa situação e viver de fato um relacionamento sadio. Entre em contato comigo, que te ajudo nessas questões. Imagino o quanto deve estar se sentindo sozinha, um erro, com culpas desnecessárias. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

12 MAR 2023

Oi Sueli
Precisa fazer Psicoterapia para ser auxiliada, principalmente nesse momento que estás grávida.
Precisa curar seu emocional, sanear e resolver tuas carências, tuas dependências e não é o marido que vai preencher este vazio que sente... Voce se perdeu de si mesma, precisa se recuperar.
O resultado do casamento está sendo este porque voce precisa se encontrar e os fatos vão se repetir até voce aprender.
Possivelmente, antes do casamento voce já não se sentia bem consigo mesma; alimentou a ilusão que o casamento iria solucionar, só que aumentou. Os conflitos surgem para serem solucionados e não é fazendo as pazes, passando panos quentes; é compreender o significado e achar as soluções concretas, estar consciente das liçoes que precisa aprender.
Comece a se responsabilizar por si mesma; voce não é vítima das circunstâncias; voce precisa encontrar um meio de viver que te seja alegre, te dê prazer em viver e trabalhar.
Depois de voce fazer terapia, pode incluir o marido e fazerem de casal... ambos precisam.
Abraços

5817 respostas

11 MAR 2023

Oi Sueli! Foi muito bom que você escreveu. Essa situação de gravidez modifica muitas coisas na mulher algumas vezes no homem também. É certo que não há pessoas inferiores, há pessoas únicas, diferentes, ímpares. Acontece que você está se sentido inferior. Precisa conversar sobre isso. Da mesma forma precisa de companhia para ponderar esse momento do processo de maternidade. Certamente com apoio você verá que poderá lidar com maior tranquilidade com esse momento tão rico, mas tão desafiador.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.