Por que eu sou tão inferior?

Feita por >Xxxxxx...xxx · 24 nov 2021 Autoestima

Oi... Ah, bem, eu só queria saber o porquê de eu ser tão inferior? Eu faço de tudo pra agradar as pessoas ao meu redor, eu estudo, limpo a sujeira que todos da minha casa fazem, Faço tudo que me pedem e mais porém nunca sou o suficiente, sempre me sinto inútil e descartável. Raramente saio de casa pq falar com pessoas me deixa eufórico, nunca sei iniciar uma conversa e até já faltei uma semana de aula pq tinha que fazer um trabalho em grupo mas não conseguia ficar perto de outros alunos, eu tirei 0 pq não participei e agora me sinto mal por não ser igual os outros, eles sorriem o tempo todo com amigos do lado mas eu não consigo, Tenho 16 anos, sei que deve ser a fase mas alguns meses atrás eu tentei suicídio e me multilava, eu consegui parar mas com o tempo sinto vontade de voltar a me machucar! Eu não sei o que fazer, pq eu sou tão estranho?? Desculpe se estou incomodando mas precisava falar disso, se não tiver resposta tudo bem.

A melhor resposta 1 DEZ 2021

Olá X, me parece que você sente uma culpa pelo simples fato de existir, como se estivesse sempre em dívida com os outros, precisa sempre estar pagando pelo preço de sua existência: agradando os outros, fazendo o que eles te pedem, limpando a sujeira deles. Entretanto, parece uma dívida impagável, sempre falta um restinho a pagar, o que te faz se sentir inútil e descartável. É curioso até o seu pedido de des(culpas) por vir aqui perguntar. Acredito que o te beneficiaria seria entender que lugar é esse que você vem ocupando, de onde vem toda essa culpa, a quem serve esse desprezo todo que você atribui a si mesmo? Para tentar explorar estas questões, é preciso primeiramente passar pelo discurso dos seus pais em relação a você, isto é, é preciso entender como foi sua criação, como foi sua infância, como foi sua adolescência, de que forma sua mãe tratava você e de que forma o seu pai te tratava, como foi a dinâmica da família e que lugar você foi ocupando nesta estrutura. Aí está a chave para compreendermos o porquê deste sintoma. Te convido a uma psicanálise para que te ajude a poder interpretar a configuração da sua família e qual o papel que você vem realizando aí, pagando o preço com o seu sofrimento. Um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

30 NOV 2021

Olá Jovem (permita-me tratá-lo(a) assim). Vejo que está passando por um processo de muito sofrimento. Compreendo que em momentos assim, possamos nos sentir inferiores, desprezados, inúteis, sentimentos que nos tiram a autoestima. Para começar quero lhe dizer que em meu modo de entender há seres humanos diferentes sim, contudo, não há nenhum ser humano inferior ao outro. Com certeza você possui seu valor. Porém, faz-se necessário que acredite nisso. A partir daí outras atitudes suas devem estar de acordo com suas convicções e não com as dos outros, independentes de quem sejam. Há momentos em que devemos escolher dizer sim ou não. Você diz que faz tudo que lhe pedem, é possível que por mais de uma vez, não se encontrava em condições de agir assim, porém não teve condição de dizer não. Permita-se dizer não, quando não puder dizer sim. As pessoas de suas relações saberão entender isso. Muito provavelmente irá necessitar de um acompanhamento especializado. Minha sugestão é que procure um profissional de psicologia para lhe acompanhar. Certamente lhe fará bem.
Ficarei torcendo por você.
Benjamim Amorim, Psicólogo e Psicopedagogo.

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha

20 respostas

30 NOV 2021

Olá! Você não incomoda, estamos aqui para te poder te dá uma orientação. Você tem crenças muito negativas a respeito de si mesmo. Essas crenças foram sendo construídas ao longo da sua vida, mas são visões muitas vezes distorcidas da realidade.
Você diz que estuda, que limpa a sujeira, agora me diz, uma pessoa inútil faz isso? Uma pessoa inútil não faz nada, não tem nenhuma utilidade e pelo que percebo isso não acontece com você.
Lembre-se que a pessoa que tem que ser agradada é você mesmo, não fique na busca de agradar aos outros porque com isso vai acabar se desagradando. E Conversar é algo que você pode aprender.
Faça terapia para aprender a lidar com todas essas questões.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

30 NOV 2021

Olá! É importante estares externalizando como andas te sentindo nesse momento de angústia. Uma investigação maior poderia te ajudar a encontrar saídas pra esse sofrimento e ter uma maior compreensão sobre tua relação consigo e com o mundo.

Anônimo-392796 Psicólogo em Belém

3 respostas

26 NOV 2021

Voce está no caminho errado...
Voce não nasceu para agradar os outros, não nasceu para satisfazer os outros.
Nasceu para realizar a si mesmo, construir a sua realidade.
Precisa fazer o básico que é amar e agradar a si mesmo, antes de aos outros.
Enquanto continuar fazendo e se colocando assim diante de voce e dos outros, vai sofrer cada vez mais.

5817 respostas

25 NOV 2021

Olá Xxxxxx...xxx! Grato por escrever. Você não é inferior, não é estranho. Sente-se estranho, inferior. Isso é outra coisa. Certamente o resgate da tua história de vida mostrará que os passos que foi sendo levado a dar, te conduziram a esse resultado. É muito importante, necessário e urgente modificar. Converse com seus familiares, viabilize o trabalho com a ajuda de um psicólogo para que possa, gradativamente aprender a viver e sentir-se de outra forma. Cabe alertar que esse trabalho demora tempo, exige muita persistência, abertura mental e coragem.
Você, apesar do dezesseis anos, não exercitou a construção de patrimônio de colegas e conhecidos, de forma a sentir-se confortável. Há tempo e não é tão difícil assim. Com dezesseis anos é preciso que os adultos responsáveis por você participem da autorização. De outro lado, certamente todos precisaremos assegurar o respeito e o sigilo sobre o que você vier a nos comunicar.
Estaremos á disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), vacinemo-nos. Sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

25 NOV 2021

Olá!
Que bom que você escreveu aqui e conseguiu se expressar num meio científico que é este site.
O primeiro passo você já deu, mas precisa investir também o seu tempo em seu desenvolvimento pessoal, amizades saudáveis, lazer, estudos e também para aperfeiçoamento nas áreas profissionais, inglês, espiritual, meditações, caminhadas, entre outros da sua escolha. Organize o seu tempo de forma que consiga encaixar outras atividades além das que já faz. Há tempo para tudo desde que todos colaborem e se organizem em casa. Procure fazer metas nessas áreas que citei mas que sejam possíveis de serem realizadas todos os dias. Assegure-se com afinco que sejam cumpridas. Indico que faça psicoterapia para desenvolver a auto estima e assertividade que é a comunicação positiva, aquela que lhe dá melhores resultados na vida em sociedade. Fico à disposição para auxiliá-lo nesse processo de autoconhecimento.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

25 NOV 2021

Olá!
Antes de tudo, talvez a pergunta não seja "por que eu sou inferior" (porque você nao é), mas "por que me sinto assim".
Você não tem que se desculpar por nada, não está incomodando, você fez uma pergunta a profissionais que se dispõe a vir responder, não há incomodo nisso.
Ao que me parece, essa fase mais complicada diminuiu um pouco, o que quer dizer que há uma evolução ai que precisa ser reconhecida!
Fazer tarefa para os outros não nos da o sentimento de aceitação, isso vem com o sentimento de afeto, acolhimento e apoio, o que você provavelmente já tem, mas falta certo reconhecimento.
Entender toda essa dinâmica só sera possível num contexto seguro como a terapia, por isso, não deixe de buscar ajuda, assim podemos juntos compreender toda essa dinâmica que tanto lhe machuca. Você não merece sentir essa exclusão, se permita a mudança.
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

25 NOV 2021

Boa noite!
Para responder sua pergunta é preciso um bate-papo para saber a razão de vc se sentir assim. Mas uma coisa podemos afirmar com toda certeza: vc não é inferior a ninguém neste mundo. Se vc sabe que é uma fase, isso mostra que vc já esta começando a entender o que vc vive e a razão de estar se sentindo assim. Ótimo começo! Nossa sociedade tem sofrido muitas transformações e com muita velocidade, nesta fase adolescentes deveriam estar nas ruas, saindo, estudando, experimentando a vida, mas a pandemia afastou e isolou as pessoas, isso impacta na adolescência. A ditadura da beleza exige cada vez mais que adolescentes sejam "perfeitxs". O mercado de trabalho faz adolescentes competirem entre si, um pouco tristes. O individualismo faz as pessoas ficarem um pouco egoístas. Assim nos sentimos mal, mas esse sentimento tb ensina sobre a vida.. Fica compreensível que as pessoas altruístas sentam angustiadas. Muitas vezes, para reduzir essa angustia adolescentes causam autolesão pq têm mais dificuldade de entender o que sente e de expressarem com palavras, arte, dança, musica, namoro, etc. Isso passa quando a pessoa faz uma atividade física, uma atividade que gosta, quando tem liberdade e meios para se expressar, quando aprende a nomear os sentimentos. A sociedade tem feito as pessoas se sentirem inferiores. Mas na realidade, vc não é inferior a ninguém. Por isso é importante cuidar de si, ter calma, entender os sentimentos e a sociedade, e tb é importante tentar mudar essa realidade. Na luta pra tentar mudar essa sociedade a gente faz amizades, a gente se aceita, a gente deixa de achar que a culpa é nossa para combater tudo que faz as pessoas se sentirem assim. Espero que seja forte, logo tudo isso vai passar... Continue estudando, tentando fazer o bem, tenha certeza devagar as coisas mudam e tudo vai ficar bem... Ah, ser estranhx nesse mundo é uma coisa boa, chato é ser normal. São as pessoas estranhas que mudaram o mundo... Olha a foto do Albert Einsten com a língua para fora e cabelo sem pentear. Einstein era estranho e criou uma teoria. as pessoas "normais" pegaram a teoria e fizeram uma bomba. Ser estranhx é ser saudável... Tb não existe "estranho" e "normal", o que existe é um grupo dominante que impõe seus valores, e quem não se encaixa se sente estranho, ou inferior. Fortalecer a autoestima, se conhecer dia a dia, desenvolver senso critico e fazer alguma atividade são bons caminhos. Força! Como diz o Emicida: o sentido da vida pra frente!

Thiago Augusto Pereira Malaquias Psicólogo em Betim

1 resposta