Sou casada há 16 anos e nunca fui feliz. Como acabar?

Feita por >Ana · 23 ago 2017 Separação

Namorei o meu esposo por quase 2 anos, até então estava tudo indo aparentemente bem, mas depois que nos casamos ele se transformou, demonstrou ser uma pessoa grosseira,estúpida comigo e posteriormente quando vieram os filhos, o mesmo aconteceu à eles. Com o passar do tempo, fui me afastando da família e amigos, deixando os sonhos de lado por que parecia que já não podia viver a minha vida, os meus sonhos. Ele é ciumento, possessivo e dominador e joga com o emocional. Tentei me separar algumas vezes e voltei por pena, pq não queria vê-lo sofrer, embora eu já não sentisse mais nada por ele. Esses longos anos, foram de angústias, receios, dores,temores...Eu não sei por que me sinto tão insegura para separar, sendo que sou independente financeiramente, tenho o apoio da família e principalmente dos" filhos", pois estes tmb já não aguentam viver assim tmb e inclusive pedem para eu separar. Posso garantir que não

o amo, só tenho respeito. Sinto dores emocionais e físicas em relação a isso. Às vezes tenho medo de adoecer de tanta infelicidade, insegurança e falta de autonomia de vida. Ele manipulou a minha vida muito bem, por que sinto muita dificuldade de separar, medo do desconhecido. Ele fala que vai pedir guarda compartilhada, mas creio que isso é muito ruim para os filhos...Fala que se separar não vai pagar pensão, que não vai nem querer ser colega. Eu só queria terminar em paz, como adultos bem resolvidos, sem pressões, ameaças e desdéns. Não sei o que acontece, eu preciso de um impulso para perder o medo de me separar, me ajudem por favor! Obrigada!

A melhor resposta 25 AGO 2017

Olá Ana, recomendo que você inicie um acompanhamento psicológico.
A psicoterapia a ajudará a se fortalecer, a elevar sua auto estima e melhorar sua segurança. Não é fácil abrir mão de um relacionamento tão longo, apesar das adversidades que vem enfrentando. Com a psicoterapia você poderá se entender melhor dentro deste processo e clarear sua visão sobre tomar ou não esta decisão.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

17 AGO 2022

Olá Ana,
Acaba com esta situação te resolvendo e não é necessariamente se separando...
Voce precisa recuperar a si mesma... olha o que voce está fazendo consigo mesma, está se colocando submissa, está na dependencia emocional, está no medo, deixou que ele dominasse voce, foi se afantando da sua familia, dos amigos, dos seus sonhos, não viveu a sua vida para se adequar a ele... por que aceita isso?
Cada um é o resultado das suas escolhas e decisões... não existe um Deus que castiga, que pune; também não existe nenhum Deus salvador, que gratifica... só existe consequência/resultado das suas escolhas e decisões...
Voce se colocou como vítima, voce diz que o respeita... DESRESPEITANDO A VOCE MESMA!
Se é assim que voce quer, tudo bem, ninguem se importará com isso, afinal, a vida é sua, pode fazer dela o que quiser.
Pode vivê-la com protagonismo ou pode se colocar como está fazendo agora.
Se quiser, pode iniciar a sua realização agora, pode assumir a responsabilidade pela sua realização, pode mudar toda a sua realidade e tão logo aconteça isso, pode ser que o seu marido reconheça e comece a ver a pessoa que voce é.
Por enquanto, através das suas ações, mesmo que de forma inconsciente, ele está te desafiando para que tenha atitude diante de si mesma e diante da vida.
Precisa aprender a se amar, precisa recuperar a sua inteligência - voce a substituiu pelos ensinamentos dos outros, pela intelectualidade, admitiu que os outros te comandasse.
Faça Psicoterapia de Autenticação e viverá em paz e realizada.
Abraços

5817 respostas

30 OUT 2017

Ana, todo término de relação é difícil, envolve muitas coisas, eu entendo, mas para que tome a melhor medida, busque seu autoconhecimento, toda Psicoterapia será bem-vinda é você terá mais segurança para resolver sua própria vida.
Espero tenha lhe ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

30 OUT 2017

Olá, imagino seu sofrimento, realmente não é fácil sair de um relacionamento, mas é preciso que voce entre em contato com voce internamente, especialmente para compreender o porque continuar em um relacionamento que não te faz bem, temos algumas amarras que nos prendem ha coisas em que não queremos, mas alguns padrões de comportamentos inconscientes acabam nos prendendo e se não entrarmos em contato para elaborar acabamos em um ciclo vicioso de escolhas. A Psicoterapia pode te auxiliar a compreender tais padrões inconsciente e te firtalecer emocionalmente para voce poder fazer suas verdadeiras escolhas.
Se precisar estou a disposição.

Rodrigo Romão Antonio Psicólogo Psicólogo em Bauru

12 respostas

24 AGO 2017

Olá Ana, para que você consiga se fortalecer emocionalmente e possa se libertar desta situação escolhendo o melhor caminho para restabelecer o seu equilibrio psicológico entendo que seja necessário uma ajuda Psicógica porque nebuma medança é fácil muito menos abrir mão de tudo que se construiu no matrimônio.
Espero ter ajudado à Psicóloga ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 AGO 2017

Olá Ana
Seria bom vc procurar ajuda profissional pra fortalecer sua autoestima e ajudar sua tomada de decisão.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

23 AGO 2017

Boa tarde Ana,

A decisão de uma separação é sempre complicada e envolve diversos fatores. Te indicaria terapia individual para rever alguns aspectos da sua vida, refletir sua escolha e seu futuro e ainda se fortalecer psicologicamente.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis