Eu não sei que atitude tomar

Feita por >MA · 3 out 2022 Terapia de casal

Olá eu estou passando por uma situação extremamente difícil, meu namorado perdeu o filho de 2 anos, e fez um mês dia 21 de setembro, antes disso tudo acontecer nosso relacionamento era ótimo, saudável, em resumo sobre a morte da criança, ela estava com o então padrasto quando supostamente tomou uma queda, e a mãe trabalhando, resumindo eu estive com meu namorado em todo esse evento difícil, do atendimento de emergência, ao ponto de que a criança foi internada desacordada, e após os exames foi constatado vários coágulos na cabeça, passou-se uns 4 dias e a criança não resistiu e faleceu, eu estive com meu namorado no enterro também, enfim e depois fui pra casa dele e fiquei uns dias cuidando dele, em alguns momentos ele queria ficar sozinho, eu respeitei e vinha pra minha casa, nesse meio tempo a mãe dele pediu pra ele voltar pro Rio de janeiro já que isso tinha acontecido, pra que ela pudesse cuidar dele, e ele falou que jamais me deixaria aqui, eu estava sempre lá, ele começou a ficar frio e distante algumas vezes, vezes tentava ser carinhoso, mas eu vi que nossa relação também estava afetada, eu estava mal também por gostar da criança e por ver alguém que eu amo sofrer de tal maneira, mas acabei fazendo de mais e estando sempre lá, acredito que sufoquei ele, e abdiquei de coisas individuais na minha vida também nesse momento difícil, foi quando ele me falou que estava péssimo e que ficar aqui em Salvador machucava ele por causa do filho, e falou que voltaria pro Rio, eu falei que iria com ele, e ele disse que não queria ser egoísta e me afastar da minha família, eu falei que era adulta, e se fosse o caso iria sim, então ele disse que precisava pensar, e me deu a resposta de que decidiu ficar aqui em Salvador por mim porque sabia que eu o amava e ele também, antes do filho dele falecer nós estávamos planejando morar juntos, e depois que isso aconteceu continuamos com essa idéia, antes de conhecer ele eu já estava construindo, então o plano era terminar e ele vim pra cá, mas teve um momento que ele falou que tinha medo de se frustrar e me frustrar se não conseguisse continuar, resumindo o que aconteceu essa semana, nós nos desentendendo pela primeira vez e discutimos, porque ele estava carinhoso na segunda feira, e na terça totalmente diferente, aí a noite eu questionei se ele ainda se sentia bem ao meu lado, e ele não conseguiu responder, então eu falei como você fala eu te amo mas não consegue responder isso, ele me disse que não estava bem pra ter esse tipo de conversa, que era muita pressão, e que ele já tinha me dito que precisava de tempo pra cuidar dele, e eu inclusive incentivo ele a procurar atendimento psicológico, ele me disse que ele queria que eu me amasse mais, que ele queria que eu me cuidasse e pensasse mais em mim e no meu futuro, que se dedicar demais a alguém e não estar sendo recíproco pode ser constrangedor, então perguntei se ele estava terminando comigo, e ele disse sim, então eu tentei contornar a situação, nesse dia foi a última vez que nos vimos, isso foi na quinta pela manhã, mas ele falou essas coisas pelo whatsapp, então na quinta a noite a gente conversou novamente, e perguntei se era o que ele realmente queria, e ele disse que precisava pensar bem, agora eu não sei se de fato ele está confuso de terminar, ou se só está tentando amenizar, eu falei com ele ontem que ia buscar minha coisas que estão na casa dele, amanhã no domingo 2 de outubro, e ele falou que tudo bem, ele começou hoje em um outro trabalho, pois ele trabalha em uma loja que minha ex supervisora trabalha, e como ele estava desempregado eu ajudei ele, mas lá tinha problemas com atrasos de pagamento, ele pediu demissão e o último dia foi ontem, e hoje ele já começa na loja que chamou ele novamente, aí amanhã eu vou lá pegar minhas coisas, eu estou pensando em conversar com ele sobre essa situação e falar que vou dar o tempo que ele precisa, porém não sei se devo estipular um prazo, eu quero fazer isso porque ainda tenho esperança, afinal a situação vai além do problema na relação, é também o que ele está passando, eu não sei se amanhã devo dizer pra ele o que eu tô pensando, que sei que sufoquei de cuidados, até por não saber lidar com a situação, eu não sei se acabou e ele tá tentando amenizar ou ele realmente está confuso, eu quero dizer pra ele que eu respeito o tempo que ele precisa, acho válido nos resolvermos individualmente e depois nos resolvemos juntos, mas como falei não sei se ele realmente não sabe se quer terminar ou se está tentando amenizar a situação.

A melhor resposta 4 OUT 2022

Olá Ma,
Seu namorado perdeu um filho, está de luto, totalmente sem chão, em saber como lidar com essa perda e você sem perceber, está pressionando ele sobre o relacionamento de vocês, está preocupada se ele mudou com você, se continua te dando a mesma atenção. Ele esta traumatizado com a perda e você insiste em perguntar se ele quer terminar. Se ele quer te perder também. Ele não precisa passar por isso agora, ele precisa de apoio.
Seu namorado precisa de espaço para digerir tudo que aconteceu, ele vai ter altos e baixos e isso não é com você, é que ele perdeu um filho,
Da forma que escreveu, ele deixa claro que você esta sufocando ele. Pede para você se gostar mais, se importar mais contigo mesma, fazer algo por você, se ocupar com alguma coisa que te de prazer. "estipular um prazo" para alguém que acabou de perder um filho, é muito difícil. Pense sobre isso.
Má, busque ajuda psicológica para trabalhar seus conflitos internos e sua dependência emocional.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 OUT 2022

MA deixe ele viver o luto dele, não espere por ele como se ele fosse a última pessoa do mundo. Viva a sua vida, faça terapia .
Se ele decidir te procurar, ficar com vc, ok.
Ele precisa de acolhimento.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 OUT 2022

MA
Não foi o sufocamento seu em cuidar dele...
A morte do filho pode ter mobilizado coisas dentro dele, de responsabilidade, de culpa (hipóteses apenas)... ele precisaria fazer Psicoterapia para processar estes fatos e pacificar seu emocional.
Quanto à voce, melhor voce se dedicar a sua vida, sem esperar por ele. Mesmo ele estando em depressão e sentindo a morte do filho, é responsável pela escolha que fez. Não vai perder o seu tempo esperando por ele. Isto geraria mais responsabilidade dele, na frustração que ele te causaria, se voltasse mais para você.
A vida continua, a fila anda e a responsabilidade pelas escolhas e decisões é com cada um.
Abraços

5817 respostas

4 OUT 2022

Olá,

Veja se você não está tentando entender além daquilo que foi dito. Pelo seu relato, pareceu que ele tomou as decisões dele, contudo, você se demonstra confusa quanto a isso, considerando que "ele pode estar não querendo o que ele está dizendo" e, se você está fazendo isso, sua esperança de preservar a relação pode estar te impedindo de ver os pontos dele, de maneira clara, e não com interpretações que não condizem com o que esta posto. Se você deseja lutar por esse relacionamento, é uma possibilidade, contudo, seria importante você manter o foco sobre suas próprias decisões, e não nas considerações de que "ele está confuso, e por isso está decidindo por isso", pois, aparentemente, ele se posicionou a reorganizar a própria vida, e dizer para você que desejava que você se cuidasse. Há uma série de reflexões necessárias nesse caso, que vão além das citadas, por isso a importância da terapia.

Fico a disposição para oferecer suporte nesse momento.

Uma ótima semana.

Psicólogo Marcio Guimarães Junior
CRP 06/175147

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

4 OUT 2022

Olá MA! Obrigado por escrever. Certamente perder um filho nessa idade, é algo bastante complicado, que exige tempo para reorganização de vida. Cada pessoa vivencia seu tempo interno, seu jeito para lidar com situações difíceis. Essa não é difícil, é muito difícil. É preciso você temperar a interação de forma a representar potencial apoio sem sufocar, representar abertura e disposição para acolher, conversar, ser companhia, sem retirar a sensação de reorganização autônoma dele.
Será enriquecedor, tanto você como ele, poderem resgatar a autonomia, essência individual, sem representar imposição de afastamento, assim como não representar a imposição de proximidade. Vocês precisam de tempo para maturação e reflexão.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Não transforme o Brasil em Afeganistão!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.