Como superar um término de namoro de forma saúdavel?

Feita por >Carlos · 27 set 2021 Separação

Olá, meu nome é. Carlos tenho 23 anos e estou passando por uma situação onde eu não tenho forças para aguentar. Faz 2 meses que terminamos, um relacionamento de 5 anos onde eu passei minha juventude ao lado dela. No ultimo ano de namoro eu mudei muito, eu parei de demonstrar carinho, parei de sentir vontade de ve la e parei de me cuidar Ela sentiu tudo mais que eu, ela começou a sair mais e parar de esperar por mim e eu só senti ciumes desde entao foi por agua abaixo o relacionamento. Até o ponto que ela nao aguentou mais e pediu pra terminar, eu nao quis e ela propos o tempo. Porém eu nao soube lidar com o tempo, comecei a ficar melancolico e o amor virou odio eu passei a machuca la culpando por tudo e dps pedia perdão. Hoje eu vejo que fui muito imaturo, eu nunca acreditei em alma gemea ou naquele amor que dura a vida inteira, até hoje. Hoje eu sinto saudade de como ela me tratava, de coisas simples e do sorriso dela, a sensação é de que uma parte minha se foi como se eu fosse ser infeliz para sempre como se tudo fosse cinza. Porem eu fico feliz de saber que ela vai ficar melhor sem mim, ela está com tantos projetos e está aparentemente bem. Eu me arrependo todos os dias de ter vacilado por momentos, me arrependo de ter tirado a paz dela e de ter me afundado quando o que me fazia me sentir completo estava ao meu lado. Hoje eu durmo pensando nela e acordo pensando nela, porém nunca mais vou ter a coragem de dizer que a amo e nunca mais quero me aproximar dela. Queria saber se um término de namoro é assim, queria saber se eu tenho algum problema pois eu vejo meus amigos namorando depois de um mes de termino e eu nao consigo sequer ter interesse em outra mulher além dela. Hoje eu ingressei na faculdade tenho um emprego bom, estou me cuidando porém é como se eu olhasse para o futuro e não conseguisse encontrar nada que vai me fazer ficar vivo como ela me fez. É melancólico mas parece uma certeza. Eu desejo que ela me supere e que seja feliz e eu tbm quero que esses sentimentos fiquem para tras mas eu não consigo

A melhor resposta 28 SET 2021

Carlos,
Supera este, de forma saudável, não assumindo o papel de vítima, responsabilizar-se por si mesmo, aprender a lição e fazer-se uma pessoa, um homem que valha a pena; não que dá pena!
Nada acontece por acaso, todas as experiências que temos, o objetivo é a aprendizagem.
Portanto, para corrigir-se, curar-se te convido a desafiar-se fazendo Psicoterapia.
É uma escolha e uma decisão! Voce constroi a tua realidade.
Que realidade estás criando?

5822 respostas

28 SET 2021

Olá Carlos! Grato por escrever. Quem dorme pensando na outra pessoa, quem acorda pensando na outra pessoa, não tem tempo para construir a si. Namoro dos dezoito aos vinte e três, nos tempos atuais, não facilita construir patrimônio social, preparar-se para a vida, para a profissão, desfrutar a juventude com turma de conhecidos, colegas e amigos.
É preciso que você possa namorar a si mesmo, integrar a si a rotina de vida que contemple diversas frentes de vida.
Dois meses após término de namoro de cinco anos, na etapa de vida na qual você está, ainda é tempo para elaboração de perda. Pode ser importante esse sofrimento para você delimitar bem o entendimento das áreas que deve modificar.
Também é bom você estar compreendendo sua parte no erro da condução da vinculação, bem como o desejo de que ela tenha futuro bom.
Você apresenta bons recursos internos, para reorganizar a vida. Tenha calma: viva tua juventude com ética, com integração social e cultural, busca a harmonia interna nas trocas sociais.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Conselho Federal de Psicologia, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.