Terminamos e ele ficou com outra no período da separação, como superar?

Feita por >Emmy · 28 jan 2023 Abordagem psicológica

Tinha um relacionamento de quase 3 anos, por diversos fatores resolvi terminar pois não via solução e nem mudança em muitos problemas. Durante o término conversávamos esporadicamente e sempre frisamos que em um futuro poderíamos nos reencontrar, quando estivéssemos melhor e mais “evoluídos”, passamos 3 meses separados, ambos sofremos muitos, decidimos conversar e resolvemos voltar, quando voltamos perguntamos o que tinha acontecido no período da separação, porque ambos sempre dissemos que se um dia nos separássemos e um dos dois ficasse com alguém não iríamos querer voltar, na volta frisei bastante isso de que não voltaria se ele tivesse ficado com alguém. Passamos 2 meses ótimos, tudo parecia melhor, como se o tempo separado tivesse aberto nossos olhos, eu estava genuinamente feliz, porém descobri que um dia antes de voltarmos, ele foi para uma festa ficou bebado e durante a dança ficou, diz ele que apenas foi um beijo, com uma menina. A princípio ele negou até a morte e cheguei a perguntar pra menina se era de fato verdade, mas antes mesmo de ter qualquer resposta dela, ele me admitiu e falou que não tinha falado por saber que não voltaríamos. Apesar de sofrer muito resolvi continuar, mas hoje sofro muito com toda essa situação, já se passaram 6 meses de tudo, e mesmo assim não esqueço, não fique com ninguém no período de separação, conversei esporadicamente mas não me envolvi de forma carnal, com ele foi o contrário, não conversou nem flertou com ninguém apenas esse “beijo” durante a festa. Mas isso me abala muito, pois além de “quebrar” algo que já tínhamos conversado, ele mentiu até o último segundo, tenho muitas crises sobre isso e ele vem sendo paciente e sempre se mostra muito arrependido, mas infelizmente não consigo superar, e sei que se continuar dessa forma vamos acabar terminando para sempre, pois ele não vai conseguir continuar sendo julgado e eu não vou conseguir seguir enfrente com essa sensação de traição, e humilhação por ter exposto meu relacionamento. Recentemente ele mentiu por algo bobo e despertou mais uma vez todas essas inseguranças e me faz pensar se ele não mentiu sobre tudo, estou tão confusa. Preciso de ajuda, não aguento mais sofrer por isso, amo muito ele, ele me trata muito bem e faz tudo por mim, mas essa situação parece uma âncora.

A melhor resposta 29 JAN 2023

Olá Emmy! Obrigado por escrever. Pelo escrito, vocês não estão decidindo de forma responsável e fundamentada, por isso não estão respeitando as próprias decisões. Decidir começar a viver com alguém deve ser antecedido de pesquisa, observação, paquera, namoro, talvez noivado.
Depois que vem casamento, vem sociedade segunda a lei, vem convivência mais intensa, filhos, bens, interação entre famílias. Tendo vivido tudo isso, é preciso que se chega profundamente, ao convencimento de que se deve separar para nunca mais voltar.
Três anos para cada decisão profunda, é tempo minimamente necessário. Mesmo assim é preciso contar, cada qual, com estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação séria para o trabalho, ter turma autônoma e independente de colegas e conhecidos, praticar esportes coletivos de contato, ter familiaridade com a cultura e com as artes, viagens, que devem ser entendidas e desfrutadas com ética, na juventude.
Veja que amadurecer, e muito, é preciso.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.