Terminamos faz quase um mês e ele já fez sexo com outra

Feita por >ana · 18 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 18 anos. meu ex foi meu primeiro namorado. nossa relação sempre foi muito boa e vivemos coisas muito legais, achei que ficaria com ele para sempre pois o admirava em tudo que fazia, ele era de boa família, me respeitava, estudava e me tratava bem acima de tudo. porém no início desse ano ele se mudou para fazer faculdade e muita coisa aconteceu nas nossas vidas, é uma cidade próxima da nossa então no começo a gente se via quase todo final de semana, porém as coisas da faculdade começaram a ficar mais puxadas, aulas no final de semana e ele parou de conseguir vir para cá, ficamos um mês sem se ver pois nem tive como visitá-lo e nós tivemos algumas briguinhas bobas durante esse período que estavam nos incomodando. então quando ele veio decidimos conversar, ele me comunicoy que estava passando por coisas muito difíceis (nós já havíamos tido uma conversa dessas antes mas ele tinha dificuldade de se abrir), disse que tava exausto demais, sentindo muita falta de mim, da família e dos amigos, disse que gostava de lá mas se sentia sozinho e não era feliz como antes e tava sendo muito cobrado com faculdade, casa e se virar sozinho pela primeira vez. então decidimos dar um tempo pois nenhum queria terminar, choramos, nos abraçamos, conversamos por horas e decidimos dar um tempinho para que ele tentasse melhorar ou ver como ficariamos longe um do outro (claro com fidelidade como em um namoro). porem fiquei ansiosa demais depois de duas semanas e voltamos a conversar, ele ficou preocupado e falou que deveríamos falar por video chamada pois sabia que eu nao aguentaria mais duas semanas até nos vermos pessoalmente. pois bem, fizemos por video chamada, ele disse que nao queria resolver sozinho, mas eu disse que era decisão dele, ele falou que não estava mais feliz sem mim, porém por ter uma obrigação a menos (de cuidar de mim), ele se sentia com o psicológico mais leve, por isso terminamos, ele ainda disse que queria conversar pessoalmente quando entrasse em férias.
depois do término cortei 100% do contato, redes sociais e tudo, quase duas semanas depois ele me mandou mensagem me parabenizando por uma conquista que fiz e dizendo que eu era incrível, mas só isso mesmo. então quando ele entrou em férias me avisou que estava na cidade, porém eu nao quis conversar e no dia seguinte fui viajar. daqui dois dias eu volto para lá e não sei se devo ou não chamá-lo, e se eu chamar como devo agir? sendo seca?? mostrando que superei e que estou feliz?? ou ser 100% sincera e mostrar que estou triste?? eu sinceramente havia criado muitas esperanças de uma volta pois eu ainda amo ele e a última coisa que ele me disse quando terminamos foi que ele me amava e iria amar para sempre, me corta o coração deixar alguém que me fez crescer tanto. porém, agora ele parece outra pessoa, aconteceu algo que me desestabilizou:
uma amiga nossa em comum me contou que ele foi em uma festa esse final de semana (pouco menos de um mês após nosso término, um mês e meio após o nosso tempo) e nessa festa ele ficou com duas meninas e ainda transou com uma. eu sei que não posso cobrar mais nada, mas ele não se mostrava assim no nosso relacionamento, isso me deixou super abalada. ele sempre foi muuuito respeitoso na questão sexual, me esperou até por um tempo pois ele foi o primeiro que me envolvi. inclusive uma vez tivemos uma conversa que eu disse que se não estivesse em um relacionamento jamais transaria com alguém que não conheço e ele até concordou disse que também nunca o faria. ele não parece a mesma pessoa, como ele conseguiu me superar tão rápido?? eu ainda sofro muito com o nosso término e ele já fez sexo com outra… não sei mais de nada, não sei se devo chamar para conversar ainda, se devo nutrir esperanças de um dia voltar ou se devo aceitar que ele é um babaca… não sei o que fazer

A melhor resposta 19 JUL 2023

Olá >Ana! Obrigado por escrever. Entendemos seu lado. Sei que você ainda nutre sentimentos especiais por ele. De fato, pelo relatado, vocês viveram história especial. Acontece que o relatado, acontecido com ele, considerando fato o que a sua amiga falou (é preciso ter cuidado com o que as pessoas falam), envolve algo frequente, comum, esperado para a maioria das pessoas, quando terminam relacionamento, quando vivenciam estudos intensos em universidades que cobram maior frequência e restrição de outras trocas sociais.
O que não está bem posto, é a ideia de que se ele vivenciou a história relatada por sua amiga, ele é um babaca. Não, não é. O que está acontecendo é que você está sofrendo. Precisa olhar para dentro de si mesma, valorizar-se, amadurecer o entendimento de que o grande namorado de cada pessoa é ela mesma. Precisa entender que em nossa sociedade complexa, até mais ou menos os vinte cinco anos de idade, as pessoas precisam ter como prioridade as turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam ter como prioridade a prática de esportes coletivos de contato, os estudos comprometidos, o trabalho consistente, os grupos de teatro, estudos, artes, cultura, para que entendam mais profundamente a cultura e a natureza humana. Os namoros devem ser mais para se conhecer melhor, para amadurecer. Antes do namoro deve vir a pesquisa, a observação, a investigação.
Amadureça!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.