Como deixar de ser egoísta?

Feita por >Ana Carolina Soto · 14 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Tenho 19 anos,baixa autoestima,ansiedade e síndrome de asperger em grau leve
E meu problema é
N consigo fazer nada por ninguém
Minha vida é somente meus pais e irmã,N tenho amigos pq n saiu de casa
E me encontro sempre na situação q eu sempre peço algo a eles e eles fazem porem quando me pedem algo eu raramente faço
E por varios motivos,ou pq estou ocupado,ou pq n quero ou pq estou com preguiça
Mas sem duvidas as 2° ultimas opções são mais frequentes com isso eles se chateiam e me põem a baixo do nivel de filha de verdade e com razão
Mas sempre foi assim pra mim
Ja q n tenho amigos e eles sempre foram meu mundo
N via pq fazer algo por eles
E eu acho q isso se trata de egoismo
E eu n quero ser assim mas ao mesmo tempo n quero me mexer pra mudar
Pq a preguiça n me deixa

N sei pq isso me acontece mas estou com medo
Muito medo de acabar sozinha por causa do meu egoismo..
N quero ser esse tipo de pessoa

A melhor resposta 19 MAI 2022

Oi Ana Carolina,
Você se moldou de acordo com o que encontrou; os pais te facilitaram demais a vida e você não aprendeu buscar por você mesma, não aprendeu a correr atras do que quer, sempre te levaram gratuitamente às mãos.
Não foi para isso que você nasceu! Nasceu para corrigir rotas, buscar a tua realização, se responsabilizar por si mesma; nasceu através dos pais, mas não é deles e nem pode ficar sempre dependendo deles; Precisa construir a tua vida, precisa aprender a ser dona da sua vida; cada um cuida de si mesmo na sua construção. Acontece que, de acordo com a Lei da Vida, se você não se responsabiliza por si mesma, será serva de um outro; por enquanto você tem teus pais, mas os resultados você já está colhendo (os sintomas que está sentindo)
Portanto, precisa aprender a não depender de ninguém; seja autônoma, corra atras do que você quer; já tem 19 anos e de agra em diante, você precisa ser mãe e pai de ti mesma e precisa se responsabilizar pelas suas escolhas e decisões.
Na vida, nada está finalizado, temos tudo para construir... aprenda a ser parte das soluções e não dos problemas; que você não seja mais um problema; seja uma mulher que valha a pena e não que dá pena!
Faça Psicoterapia para acordar para a realidade, precisa cortar o cordão umbilical psicológico, ser autônoma, aprenda uma profissão, verifique seus talentos e transforme-os em ferramentas de trabalho. Você se realiza através do trabalho, aquela atividade que planejou ter nesta vida. Descubra-a através da Psicoterapia.
Abraços.

5817 respostas

15 MAI 2022

Olá Ana Carolina! Obrigado por escrever. Pessoas são sempre muito maiores do que diagnósticos! Ao longo da vida colhemos o que plantamos. Muitas vezes aprendemos a plantar algo que não satisfaz. Assim será preciso aprender a plantar outras. coisas.
Deixar de fazer as coisas por falta de vontade é coisa de criança pré-escolar. Preguiça é deterioração da situação coletiva de cada ser. Precisamos cuidar e sermos maiores do que nossa preguiça!
Você, como todos nós, é uma pessoa única, rica de possibilidades e potencialidades. Por ser assim, vale muito, mas para que seu valor seja legitimada precisa considerar a necessidade de conviver na cultura, realizar trocas recíprocas com a cultura: pratos precisam ser lavados, estudos precisam gerar saberes verdadeiros e úteis, trabalho precisa gerar solução para quem o contrata, contas precisam ser pagas, pessoas precisam de companhias, psicólogos precisam da adesão persistente de seus clientes, regras culturais precisam de cumprimento.
Será muito importante você ver nossos perfis, escolher um de nós, psicólogos, vir para tratamento em psicoterapia, com persistência, muita persistência, disciplina, tolerância e regularidade.
Vamos conversar profundamente com comprometimento para valer?
Abraços virtuais (em tempos de pandemia e dengue verdadeiras, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, pondere o uso de máscaras, assim como, evite aglomerações e criadouros de dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional