Como parar de ser uma Boa pessoa e se tornar egoísta?

Feita por >Flor · 12 jan 2023 Abordagem psicológica

Olá, Hoje meu Marido me falou que sou uma pessoa muito Boa e que é por isso que nós meus ex relacionamentos as pessoas fizeram o que quiseram comigo. Isso me magoou, porque venho tentando mudar meu jeito de ser ou pensar a anos, mas isso é do meu Eu, sou uma pessoa que não faço tudo para agradar as outras pessoas mas sou gentil e sempre me coloco no lugar das outras pessoas, não sou estressada nem egoísta ao ponto de não me importar, não sei si seria saudável mentalmente Eu tentar ser alguém que não consiga ser, tenho 32 anos e lembro que sou assim desde criança.

A melhor resposta 13 JAN 2023

Olá, Flor, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

A resposta a seu questionamento está em: Meu modo de ser me prejudica? E só você tem a resposta final sobre esta questão, Flor, é compreensível que quem nos cerca e divide a vida conosco se preocupe e tente nos ajudar, mas como bem você sublinhou, se seu modo não é "forçado", "artificial", para atender a demanda alheia, você está no caminho certo; agora, se sua personalidade gentil e empática vem te prejudicando ao longo da vida, aí sim, a psicoterapia é o espaço para analisarmos e trabalharmos para a transformação. Fico à disposição para eventual aprofundamento, Flor.

Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

13 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então pode a gendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 JAN 2023

Olá Flor!
Obrigada por escrever.
Me parece que você já respondeu a sua pergunta no trecho "não sei se seria saudável mentalmente eu tentar ser alguém que não consiga ser"
Pode-se aprender novos hábitos, pode-se experimentar novas possibilidades, pode-se aprender a dizer mais não do que sim, mas a sua estrutura da personalidade não vai mudar.
No processo psicoterapêutico vc pode conhecer melhor e nomear seus sentimentos e emoções, pode-se conhecer pra saber mais sobre vc mesmo, e então a partir das suas necessidades e decisões com ajuda de um profissional, fazer escolhas mais saudáveis.
Sugiro que procure ajuda psicológica, pois sozinha fica tudo muito confuso mesmo.
Me coloco à disposição.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba