Não lembro de boa parte da minha infância. O que pode ser?

Feita por >Julia · 18 abr 2021 Traumas

São raras as minhas memórias, lembro de sempre perguntar a minha mãe se ela me amava, sempre me senti muito sozinha. Quase não tenho memórias do meu pai e meus irmãos. Meu pai era ríspido, bravo e autoritário. Meu irmão era usuário de drogas, e minha mãe o seguia sempre que ele saia de casa e me levava junto, meu irmão roubava moedas e pertences pra usar droga. Eu tinha a sexualidade aflorada por volta dos 5 anos, lembro de alguns episódios onde eu tentava beijar minha babá, além disso sempre tive dificuldade de memorizar, lembrar, e de prestar atenção. Sou formada em pedagogia, sempre tirei notas razoáveis, mas sempre com dificuldades de aprendizagem. Sofri muito bullying quando era mais nova, me automultilava... Possuo comportamentos autodestrutivos, costumo mentir pra conseguir o que eu quero. Já roubei várias pessoas da minha família como algo involuntário, muitas vezes sem intenção ou não me preocupando com as consequências depois. Nunca procurei ajuda por falta de condições financeiras. Sempre quis me entender e me tratar. Mas até hoje, não consegui. Agora mais velha, estou aos poucos me tornando uma pessoa melhor, mas é muito difícil principalmente pela minha família esperar uma cura milagrosa... Eu sigo com dúvidas da minha infância, do meu passado, do que eu me tornei, de quem eu sou e se algum dia conseguirei ser motivo de orgulho. Sinto que preciso vencer meus demonios todos os dias, e é uma luta diária. Gostaria de saber se possuo algum transtorno, por não lembrar e por tais comportamentos. E como eu poderia melhorar, e me entender, sem ajuda psicológica. Devido não ter condições de pagar.

A melhor resposta 19 ABR 2021

Olá Júlia! Grato por escrever. Certamente há aspectos da vida, que nossa mente acha mais fácil esquecer. De outro lado, também há comportamentos que explicam a busca por valorização, por atenção, por compensação (automutilação, furto e mentira).
Você possui a necessidade de desenvolver amor próprio, autoconfiança. É possível que você diga que não tem condições de pagar por não conceber a importância de cuidar de si mesma, como válido, na medida em que se desvaloriza, precisando viver não verdades de não legitimidades para suas conquistas e histórias (furto e mentira).
Será fundamental você colocar a caminhada científica, acompanhada por um psicólogo, como uma prioridade. Lembre-se: você é uma pessoa única, rica, rara, cheia de possibilidades e potenciais. Esses potenciais poderão ser mais ou menos desenvolvidos em decorrência dos seus focos conscientes e direcionados para os próximos tempos.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios de Araraquara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

25 ABR 2021

Julia, vc pode procurar por tratamento gratuito. Com certeza onde vc mora tem. Clínica da família, CRAS....
Vc precisa da terapia, para entender seus traumas do passado. Seu comportamento auto destrutivo, suas questões com auto mutilação são questões muito importantes para tratar em terapia .
Caso seja de seu interesse sou Mônica psicóloga, posso te ajudar.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro