Pessoa pode se tornar masoquista por ler sobre o assunto?

Feita por >Jonathan Chinelli de Luna · 19 set 2016 Psicologia clínica

Após ler sobre o que é ser submisso e o que é ser masoquista comecei á ver isso na minha vida. Agora fico pensando sobre essas coisas, fico imaginado cenas de humilhação e não estou conseguindo mais parar de pensar nisso. Toda vez que leio sobre algo desse tipo começo a apresentar as características.

A melhor resposta 29 SET 2016

Eu já disse, Jonathan: vá procurar um psicanalista.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

20 SET 2016

Olá Jonathan. O conteúdo daquilo que lemos, por si só, não é fator decisivo para fomentar um comportamento. O que pode acontecer é identificar-se com o conteúdo da leitura. Podendo evocar lembranças reprimidas, e neste sentido existir um contexto individual envolvido que deve pesar. Sugiro procurar ajuda de um profissional, já que você diz não estar mais contendo os pensamentos sobre a identificação com o caráter masoquista. Pois pode estar havendo uma intenção interna e dissimulada de reexperimentar o sofrimento. Boa sorte.
Márcia Almeida -

Márcia Cristini de Almeida Bezerra Psicólogo em João Pessoa

15 respostas

20 SET 2016

Olá, Jonathan, geralmente quando lemos ou assistimos determinados assuntos relacionados a traços de personalidade, começamos a nos encaixar ou não nos traços apresentados. Até aí é natural. Na medida em que te causa muita apreensão e dúvida, sugiro buscar um terapeuta para identificar que comportamentos seus você encara como de masoquista e como trocá-los por outros que fortaleça sua autoestima. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

20 SET 2016

As pessoas podem ter despertados alguns desejos após saber e ler a respeito deles sim, pode se excitar e isso fazer com que vá experimentar, se isso te incomoda busque ajuda, se isso não traz incomodo aproveite o prazer proporcionado.

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

20 SET 2016

Boa noite, Jonathan. Acredito que não é porque você leu que começou a apresentar as características, provavelmente você se identificou com algumas das características por já as possuir. A melhor forma de tratar essas lembranças, a imaginação de cenas e novas que possam surgir, é procurar ajuda profissional de um psicólogo e trabalhar essas angústias com a ajuda dele. Espero ter ajudado.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo

53 respostas

19 SET 2016

Olá Jonathan,

Tudo o que somos e sentimos é resultado de nosso processo de construção subjetiva desde o momento que fomos concebidos até a data atual. Logo, se entrar em contato com esses relatos, lhe afeta tão significativamente, certamente isso diz muito de você e daquilo que lhe marcou durante sua história de vida.

Já pensou na possibilidade de procurar atendimento psicológico? Através da psicoterapia, conseguirás entender melhor isto que lhe ocorrer e aprender novas formas de lidar com essas questões, obtendo maior bem estar e qualidade de vida.

Att,

Jacson Regiel.

Anônimo-277584 Psicólogo em Itajaí