Como parar de ser uma pessoa displicente?

Feita por >Letícia Menezes · 20 jun 2023 Abordagem psicológica

Eu sou muito desatenta nas coisas principalmente quando me pedem alguma coisa, eu quero me tornar uma pessoa que presta atenção nas coisas

A melhor resposta 23 JUN 2023

Olá, Letícia!
Para desenvolver uma maior atenção e comprometimento, é importante praticar o que chamamos de autopercepção e a autorreflexão. Tente identificar os momentos em que você tende a ser displicente e explore as possíveis causas desse comportamento.
Além disso, tente estabelecer rotinas, definir metas claras e criar estratégias para manter o foco. A prática da atenção plena, por meio de técnicas de meditação ou exercícios de concentração também podem ajudar bastante.
Mas acredito que o principal seja buscar apoio de um psicólogo. Isso pode te ajudar a explorar mais a fundo as origens desse comportamento, além de elaborar estratégias personalizadas para que você se torne mais atenta às situações do dia a dia.
Lembre-se de que toda mudança de hábitos requer tempo, esforço e paciência. Mas com dedicação e com ajuda adequada, você pode desenvolver as qualidades que deseja.

Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

22 JUN 2023

Olá, tudo bem.

Primeiramente, é importante reconhecer que todos nós temos diferentes níveis de atenção e que a distração ocasional é uma parte natural da experiência humana. No entanto, se você sente que sua falta de atenção está impactando negativamente sua vida e suas relações, há algumas estratégias que podemos explorar juntos.
Em primeiro lugar, podemos examinar as possíveis causas subjacentes da falta de atenção. Às vezes, a distração pode ser resultado de ansiedade, estresse, preocupações ou sobrecarga cognitiva. Nesses casos, o foco inicial da terapia poderia ser identificar e abordar esses fatores emocionais ou situacionais que podem estar influenciando sua capacidade de prestar atenção.
Além disso, a prática da mindfulness pode ser útil para melhorar a atenção plena no momento presente. Através de exercícios de mindfulness, você pode aprender a desenvolver uma consciência mais clara de suas sensações, pensamentos e emoções, o que pode aumentar sua capacidade de permanecer presente e atenta.
Além disso, a terapia gestalt pode ajudá-la a explorar como você se relaciona com seu ambiente e com as pessoas ao seu redor. Às vezes, a falta de atenção pode estar ligada a dificuldades de conexão interpessoal, problemas de autoestima ou questões não resolvidas do passado. Trabalhar nesses aspectos pode promover um maior engajamento com o presente e, consequentemente, uma melhoria na atenção.
Lembre-se de que cada indivíduo é único, e o processo terapêutico será adaptado às suas necessidades específicas. Um terapeuta gestalt pode ajudá-la a desenvolver estratégias personalizadas para aumentar sua atenção e explorar os aspectos emocionais, cognitivos e relacionais envolvidos em sua experiência. O autoconhecimento, a prática da atenção plena e a resolução de questões emocionais subjacentes podem ser caminhos valiosos para você se tornar uma pessoa mais atenta às coisas ao seu redor.

Antônio Francisco Soares Araújo Psicólogo em Ipu

2 respostas

21 JUN 2023

Olá Letícia Menezes
Precisa fazer Psicoterapia para expandir a sua consciência e perceber mais e melhor as coisas que te acessam.
Abraços

5822 respostas

21 JUN 2023

Oi Letícia! Obrigado por perguntar. Para se tornar atenta será preciso treino, muito treino, com persistência, técnica, estratégia, motivação, posicionamento correto. Provavelmente você está vivendo ansiedade para a qual não está dando a devida atenção.
Estarei a disposição para orientações.
Não é tão difícil assim, treinar foco, disciplina, persistência e atenção.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.