O que devo fazer para parar de desconfiar das pessoas?

Feita por >Jackson · 1 abr 2015 Habilidades sociais

Sempre penso que uma aproximação é sinônimo de interesse. Não consigo manter uma relação, seja ela de amizade ou amorosa porque sempre fico com um pé atrás esperando uma reação negativa da outra pessoa. Até então pensava que isso era bom, para não ser pego de surpresa, mas venho recebendo muitas críticas. Como mudar?

A melhor resposta 2 ABR 2015

Ola Jackson.
Antes de mais nada, sua posição não é de todo sem fundamento, uma vez que qualquer aproximação se inicia com um interesse. A grande questão é perceber quais destes interesses também interessam você, quais não e quais são possíveis de "negociar".
Este é um dilema difícil, especialmente por não dar para saber porque você já inicia com "um pé atras" a avaliar essa questão, o que pode ter muitas causas, desde não saber como "fazer essa negociação", não saber o que você quer ou mesmo alguma experiência anterior desagradável que deixou sua marca.
Fica para você a tarefa de descobrir, podendo contar com ajuda psicológica para tanto, caso deseje.
Uma boa sorte!

Cultivar Grupo de Psicologia Psicólogo em Curitiba

9 respostas

9 ABR 2015

Jackson, boa tarde!

Em primeiro lugar é necessário que você mesmo entenda o porque de seu comportamento e crenças. O que te leva a acreditar que ninguém é confiável? Em que momento da sua vida essas crenças foram desenvolvidas? Como chegou a essas constatações? Ou seja, parece que você se utiliza inconscientemente desse mecanismo de defesa, como escudo de proteção. Afastando as pessoas, não permitindo que ninguém se aproxime.
Se você busca uma mudança real e verdadeira, é preciso mergulhar na sua história de vida, quais foram os fatores que influenciaram o seu jeito de ser e estar no mundo? Quais foram as experiências vividas? Quais os seus aprendizados na infância? Suas relações parentais, como foram? Quando e, em que momento, as pessoas se tornaram tão inconfiáveis?
Enfim, para que haja uma mudança real e verdadeira, é necessário primeiro que você queira, aprendendo a se conhecer melhor. Entendendo os motivos subjacentes a esse seu modo de ver a vida e as pessoas. Boa sorte

Leila Esteves Psicóloga Clínica Psicólogo em Mogi das Cruzes

2 respostas

2 ABR 2015

Se não se envolver intensamente com outras pessoas garante que não sairemos magoados ou decepcionados da relação, no entanto impede também que possamos aproveitar a parte boa de uma relação (tanto de amizade como namoro).
Indico que você procure um psicólogo e inicie uma terapia. Imagino que para você será muito interessante se conseguir diferenciar as pessoas e tratá-las individualmente, por exemplo: nem todas as pessoas terão reações negativas e para que elas reajam bem precisarão também que você dê este espaço a elas.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

2 ABR 2015

Jackson, um certo grau de desconfiança é normal, principalmente no início das relações, pois as pessoas estão se conhecendo. No entanto, é preciso que você seja autêntico para que possa atrair relações com afinidades. Quando você fala em "interesse", imagino algo negativo, como a pessoa lhe usando para atingir algum objetivo e depois lhe descartando. É isso mesmo? Nas relações de trabalho isso pode acontecer com uma frequência alta. O mundo globalizado criou o "networking" ou uma rede de contatos profissionais. Jackson, talvez você não faça nenhum amigo (no sentido amplo) numa rede dessas e, sim, as pessoas estão se usando mutuamente exatamente porque são meios de atingir objetivos profissionais. Portanto, os amigos que vêm do ambiente de trabalho aparecem espontaneamente e isso o tempo vai lhe dizer ao observar as atitudes dessas pessoas. Nas relações amorosas para que o vínculo seja duradouro é preciso, dentre tantas coisas, a confiança mútua. Recomendo que você procure um psicólogo, pois desconfiar demais pode estar associado ao medo de perder e sofrer com isso. Abraço e pergunte mais se precisar.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador

25 respostas

2 ABR 2015

Jackson, primeiramente é interessante tentar descobrir o porquê de tanta desconfiança, porém este pode ser um processo demorado e doloroso, pois nem sempre ficamos satisfeitos com o que descobrimos sobre nós, mas acredito que um bom psicólogo poderá ajudar tanto na descoberta como na resolução de suas dúvidas.

2 ABR 2015

Boa noite Jackson!
Imagino que esteja sofrendo mais com a sua postura do que com as críticas. Realmente viver sempre alerta cansa, desgasta muito e ainda o faz deixar de viver momentos bons e relaxantes.
A psicoterapia seria muito interessante para você entender melhor este comportamento e dar mais leveza a sua vida.
Tente fazer diferente, escreva numa folha dez qualidades suas e procure encontrá-las nas pessoas mais próximas. Assim você vai começar a perceber que todos temos boas reações.
abs

Soraya Alves Almeida Psicólogo em São Paulo