Como parar de desconfiar do marido?

Feita por >Bianca A. · 16 mar 2015 Terapia de casal

Meu marido fica fazendo brincadeirinhas com todas as mulheres que conhece. No começo não me incomodava, mas agora parece que já está passando dos limites. Não sei quando se trata só de uma brincadeira ou se é verdade. Não gosto dessa postura dele, o que faço?

A melhor resposta 17 MAR 2015

Bom dia Bianca.

Veja só, vamos por partes, você disse que isso é um costume, então ele pode pensar que isso não te incomoda. No entanto você disse que ele está passando dos limites, ou seja, algo mudou não é mesmo? Então aí cabe de fato uma conversa. Uma coisa que os casais não sabem mas que deveriam saber é que homens e mulheres pensam, sentem e agem de forma diferente. Por isso tanta confusão nas relações. Aprenda a se comunicar com ele, uma boa forma de fazer isso é assim: querido, quando você tira essas brincadeiras me sinto bastante desconfortável, sinto que não sou valorizada. Assim você estará comunicando como você se sente e não o acusando de nada, entendeu a diferença? Acusar põe o outro numa postura defensiva. Então querida, converse, exponha seu ponto de vista, diga o que acha ruim de forma clara e tranquila. Afinal conversar é o caminho para o entendimento de qualquer situação. Torcendo por você.

Abraço,

Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

23 MAR 2015

Bom Dia Bianca!
Relacionamentos de maneira geral são complicados, sejam eles amorosos ou não. Uma forma de "descomplica-los" é o diálogo.
Você já colocou para seu marido que não gosta dessa postura dele? Que se sente incomodada? Talvez esse seria um bom primeiro passo.
Avalie também se é somente esta questão que está lhe incomodando, como está a relação de vocês de um modo geral?
Talvez vale a pena investir em psicoterapia para você poder analisar todas estas questões de forma mais ampla e sensata, buscando seu bem estar e a saúde do seu relacionamento!!

Abraços
Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

23 MAR 2015

Olá Bianca, em um relacionamento amoroso é necessário haver confiança entre o casal. Quando a confiança fica abalada pode afetar a autoestima da parte que se sente prejudicada. Neste caso, é importante conversar com seu esposo e esclarecer suas queixas em relação à postura dele como marido. A pessoa só deve desculpar o que ela for capaz de perdoar verdadeiramente, caso contrário a mágoa pode corroer o amor. O diálogo é fundamental.
Abraços.

18 MAR 2015

Bom dia. Se é uma brincadeira que vem de muito tempo e que você não gosta, talvez tenha que se perguntar porque não colocou o seu incômodo para ele? É necessário que coloquemos o nosso limite, sempre, em qualquer relação. Abs Newton Ortman.

17 MAR 2015

Bom dia, Bianca. Relacionamentos não são fáceis. As comunicações entre os parceiros nem sempre se completam de forma clara. Muitas vezes, fazemos leituras errôneas de situações, nos aborrecemos e sofremos sem necessidade. O importante é conseguir aprender a forma pela qual você lê as situações. Dica: aprenda a conhecer o porquê do seu aborrecimento.
Abraços,
Claudia B. L. Cunha

Claudia Brandão Lobato Cunha Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

17 MAR 2015

Bom dia! A primeira coisa que você precisa pensar é que limite e o respeito para o outro é você que estabelece.

16 MAR 2015

Olá Bianca, o ponto principal nisso tudo é o diálogo honesto. Se ele sempre fez isso e você nunca disse nada, é possível que ele ache que isso não a incomoda. Então em primeiro lugar é importante que você seja sincera com ele e diga como se sente quando ele age dessa forma. Mas o que também é importante é você avaliar o grau de confiança no relacionamento de vocês. Porque se as brincadeiras estão incomodando talvez tenha outras coisas que ele faça que também estão te desagradando. E a confiança na relação esteja abalada. Pense, pondere e dialogue. Boa sorte.

Vanessa Silveira Castro Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

16 MAR 2015

Olá Bianca, o diálogo é sempre o melhor caminho ! Converse com o seu marido de maneira sincera e respeitosa, deixando bem claro que essas "brincadeiras "devem ser controladas, para não abalar a confiança do relacionamento.Mas só as brincadeiras , não significa que ele está realmente realizando . É sempre bom avaliar até onde também trazemos crenças construídas em relacionamentos anteriores. Espero ter ajudado e sucesso para você !!!

Psicóloga Monica Androli Psicólogo em Rio de Janeiro