Meu marido está desconfiado de mim, e eu não sei o que fazer

Feita por >Tainara_ver · 10 nov 2022 Terapia de casal

Eu e meu marido estamos juntos a 4 anos. No início do nosso relacionamento era tudo tranquilo, mas ele sempre teve desconfiança em eu ter colegas homens, até aí tudo bem eu entendo,depois que começamos a nós relacionar eu fui diminuindo esses colegas até pq eu não queria ter atrito em nosso relacionamento, ele foi o homem que escolhi e amava e continuo amando muito.
Porém em torno de 1 ano e meio eu terminei com ele (essa época ainda namorávamos e morávamos em cidades diferentes), pois ele estava estranho, tinhamos um combinado de sempre avisar se fossemos sair, mas como ele tinha entrado em um emprego novo ele parou de fazer isso, ele saia a voltava de madrugada bêbado com esse novos amigos dele, o meu limite foi quando ele saiu sem avisar e voltou de madrugada bêbado e eu só fui saber por um acaso.
Depois que terminamos ele tentou se relacionar com outras pessoas e eu também tentei, porém eu o amo e ele também me ama, e então voltamos e começamos a morar juntos, já faz 1 ano.
O problema que as vezes esse período da separação volta a ele, e ele age como se eu tivesse separado dele para ir ficar com outros homens, coisa que não é verdade, pois só separei por que ele estava se mostrando como outro homem e não aquele homem responsável e sério por quem me apaixonei.
Agora ele está desconfiado de um colega do meu trabalho, o relacionamento que tenho com ele é estritamente profissional, temos conversas paralelas mas nada estranho ou com segundas intenções, mas eu fiz algo que sei que foi errado, e não sei o que fazer, eu apaguei as mensagens para meu marido não ter o que ficar falando, porém ele descobriu e agora acredita que realmente tinha algo comprometedor e por isso eu apaguei.
Eu não tenho com quem conversar e não sei o que fazer... Eu já pedi desculpas, e nada adianta, eu não quero perder ele por causa de uma coisa dessa, esse colega de trabalho é apenas um colega de trabalho nada além disso. O que vocês acham que eu posso fazer?

A melhor resposta 11 NOV 2022

Oi Tainara
Antes de tudo, compreender por que isto está acontecendo contigo.
1º... quem é voce, de onde voce veio, qual o seu objetivo de vida.
2º... Não é por acaso que estás aqui... estás aqui ou para corrigir percursos, ou para aprender, ou para usufruir, se realizar.
3º ... Percebe que os fatos estão se repetindo, e vão se repetir até aprender, se conscientizar e resolver dentro de você.
4º ... A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, mas voce, como se coloca? Impedida de realizar?
Namoro, casamento existe para facilitar e não para impedir, restringir, proibir...
Existem coisas que são da vida e coisas do sistema... como voce se enxerga?
Precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício sem nunca trair a si mesma e muito menos se adestar.
Qualifique-se, autentique-se de acordo com as coordenadas da vida, através da Psicoterapia, pois enquanto se esforça para viver a própria vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

11 NOV 2022

Olá Tainara! Obrigado por escrever. Há várias frentes: uma frente importantíssima é a de que jamais as pessoas devem diminuir ou se privar de amizades saudáveis e éticas, por causa de ciúmes. O que precisa direcionar as pessoas é sua verdade ética pessoal. As amizades e coleguismos verdadeiros, são de extrema importância; Outra frente é a de que ciúmes sem causa direta, entre você e ele, implica que falta a ele autoconfiança. Isso acontece antes de você;
Outro aspecto importante é a ideia de amor certeiro e definitivo. Isso não acontece assim. Na verdade é uma mistura de construção e acomodação ao conhecido. Amor precisa ser cuidado, cultivado.
Mais um dado relevante: voltar bêbado de madrugada, com exceção é compreensível, por uma situação pontual, mas não como repetição.
Também há outro elemento importante: morar em cidades diferentes e interagir, não qualifica estar juntos, em sua plenitude.
A questão central de vocês, parece ser ele confiar nele mesmo e você confiar e si mesma. A princípio, salvo outros dados não falados, vocês estão em relação que pote quebrou, as cicatrizes, fragilizaram a confiança mútua; fragilizaram porque cada um de vocês ainda não amadureceu autoconfiança.
Amadureçam!
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.