Sinto que estou no fundo do poço, não vejo saída e quero morrer

Feita por >Felipe Silva · 24 jun 2019 Depressão

Tenho quase 26 anos e sinto que já cheguei no fundo do poço. A ideia de fracasso ecoa fortemente em minha mente e a vontade de morrer é enorme.

Desde os 11 anos de idade acredito que já tinha desajustes emocionais e psicológicos. Recordo-me da aula de português quando morria de medo de "não dar conta" de conseguir finalizar a temida redação que a professora de português requisitava. Desse ponto em diante comecei a ter medo da vida e dos desafios que ela nos traz.

Socialmente sempre fui uma lástima. Basicamente passei minha vida toda trancado dentro de casa. Embora não tenham faltado oportunidades, nunca consegui ficar com uma garota e sou virgem até hoje (BV e sem sexo). Minha autoestima foi a zero e continua a zero. Considero-me normal porém definitivamente não consegui desenvolver habilidades sociais. Aceitava os convites para jogar futebol, por meio do qual conseguia fazer os poucos "amigos" que tive mas logo que surgia um convite para ir nas festinhas recusava por medo.

Fechei-me em minha bolha, o mundo passou lá fora e fiquei para traz. Sou isolado socialmente. Meus pais nunca souberam me ajudar e tampouco interviram de maneira a me levar no psicólogo desde cedo. Acho que eles erraram em relação isso.

Praticamente nunca trabalhei em minha vida e me sinto um lixo por isso, pois sempre me sentia despreparado e incapaz de assumir responsabilidades.

Percebam que tenho forte tendência a fugir da vida (FUGA!)

Nos estudos sempre me destaquei. Porém não consegui reverter isso em meu benefício. Cometi a autossabotagem de fazer um curso que odeio (Eng. Elétrica) apenas porque tinha bolsa de 100% (Prouni), me formei, porém me sinto completamente incompetente para trabalhar com isso pois não consegui me desenvolver no curso devido a minha aversão a ele e desleixo nas atividades práticas, embora na teoria tivesse ótimo desempenho. Sinto que joguei 5 anos de minha vida no lixo e me sinto um fracasso total. Desperdicei a oportunidade da minha vida (fazer faculdade sem pagar) no lixo e fico remoendo isso.

Minha vida não muda e se resume a uma estagnação total, sem evolução, sem mudanças, sem crescimento.

O mais importante: sou extremamente inseguro e ansioso. Sempre fujo de tudo e já joguei oportunidades fora!

E para atingir o fundo do poço de vez, em 2015, perdi minha saúde física. Pois devido ao vício da masturbação, acabei desenvolvendo dor crônica no testículo esquerdo. Acredito que esse problema seja decorrente dos meus pensamentos excessivamente negativos, pois foi isso que aprendi lendo o livro O Poder do Subconsciente (Joseph Murphy).

Enfim, agora, aos 26 anos, me comparo a outras pessoas da minha idade que se desenvolveram e vejo o quanto fiquei para tras. Dói no fundo da alma saber que eu tinha tudo para dar certo na vida e acabei me tornando um moleque inexperiente, doente e fracassado.

Como consequência, os pensamentos de suicídio são recorrentes. Me sinto morto interiormente e não vejo mais saída para minha vida. Estou imobilizado diante da vida! Não vejo saída! Não vejo perspectiva de melhora!

Por favor me ajudem. Mil desculpas pelo texto longo. Muito obrigado por quem puder me ajudar!!!

A melhor resposta 25 JUN 2019

Olá Felipe Silva 2! Obrigado por participar. Textos longos ajudam a nós, profissionais, a entender melhor os quadros. Ao escrevê-lo você vai dando indicativos de que você sabe as partes que precisa melhorar. Vinte e seis anos, é idade ótima para recomeçar. Uma boa aprendizagem escolar, nunca é perdida. Certamente seu curso de engenharia elétrica lhe será muito útil para as outras jornadas da vida. A princípio, será muito útil você trabalhar. Não fuja, não fuja. De perto, você encontrará formas de superar as dificuldades, se continuar fugindo, estará mantendo, sem verificar, a ideia de que as coisas são muito difíceis. Arranje um trabalho, por mais simples que seja, desde que te propicie interação social. Será altamente enriquecedor você passar por trabalho junto com psicólogo, para reorganizar sua identidade, redefinir suas metas, organizar caminhos, considerando o tempo de cada coisa com razoabilidade. A maioria das pessoas - pode investigar - após os vinte e seis anos, alteram radicalmente o rumo da vida delas. Permita-se, com consciência e com consequência, redirecionar a sua vida. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.