Não tenho saída, vou me matar.

Feita por >Maria Eduarda · 10 mai 2022 Depressão

Eu tenho 34 anos, e desde 2020 comecei a mudar de vida. Com a pandemia entrei em depressão, procurei ajuda psicológica, e hoje faço terapia uma vez por semana, visito o psiquiatra de 2 em 2 meses, e tomo antidepressivos.
Minha vida mudou muito. Saí de um emprego que estava me matando, comecei uma faculdade e abri uma loja. Estava indo tudo muito bem, até eu me empolgar com o sucesso da loja e gastar mais do que podia. Em janeiro deste ano não vendi nada e desde então acumulo dívidas que não tenho como pagar. Estou devendo agiotas e bancos. E o pior de tudo, tenho que desistir da minha loja, que era o meu sonho, porque não tenho dinheiro para comprar estoque. Minhas dívidas mensais são mais de 3 mil reais e eu não recebo nem 1 mil. Já fiz um bazar para tentar mais dinheiro, comecei a vender doces, mas não tive retorno, esqueci dos meus valores e comecei até a me prostituir (isso eu não tive coragem de contar pra ninguém, nem pra minha psicóloga), mas desisti por medo de ser descoberta.
Na terapia eu decidi voltar para a CLT, mas ainda assim meu salário não pagará as minhas contas. E eu tenho muita urgência. Tenho 6 dias para conseguir 2 mil reais para pagar os agiotas, porque não sei do que eles são capazes.
Não consigo ajuda dos bancos porque já estou com o nome negativado, devendo cartões de crédito, cheque especial e empréstimos. Não conheço mais ninguém que pode me ajudar, porque já estou devendo todas as minhas amigas. Não tenho mais com quem conversar porque todos dizem para eu negociar as dívidas (o que eu não consigo fazer) e voltar para a CLT.
Diante desta situação eu cheguei a conclusão que a melhor opção é acabar com a minha vida. Não tenho mais valores e princípios e só o dinheiro me importa. Não tenho mais ânimo para nada, só penso nessas dívidas 24h por dia, e nunca estive tão infeliz. Me sinto uma fracassada que nunca conseguiu nada na vida. Não vejo mais motivos para continuar aqui e continuar fracassando. Acho que a morte será a minha fuga.
Enfim, cheguei no fundo do poço e não vejo nenhuma saída. Não tenho mais o que fazer.

A melhor resposta 12 MAI 2022

Olá Maria Eduarda... que bom que chegou no fundo do poço... agora só precisa iniciar a subida.
Não se estresse com as cobranças que tem, nem dos agiotas, nem dos bancos e nem dos cartões... eles não querem a tua morte, eles querem o teu dinheiro; eles não se importam com o seu sentimento, com o seu bem-estar, eles só querem o seu dinheiro. Por isso, precisa se tranquilizar e dizer para eles que querem receber, eles precisam colaborar contigo; caso contrário, não recebem nada mesmo. Todos estes são instrumentos do sistema e com este precisa adquirir um modo se funcionar, muita diplomacia e flexibilidade, sem se perder, sem deixar de ser você mesma.
Precisa encontrar a causa, você está bloqueada e se autopune, se acha desmerecedora da felicidade, de ter dinheiro e usufruir da vida.
Precisa achar a causa deste bloqueio... faça psicoterapia, certifique-se.
Tem saída, tudo tem saída, só precisa encontrar o caminho.
Abraços

5817 respostas

19 MAI 2022

Ola Maria , acredito que você precisa de um acompanhamento terapeutico onde você realize seu teste de orientacao vocacional e estudar uma nova estratégia, muitas pessoas se levantam depois de uma grande crise e criam negócios espetaculares.
Estou a disposicão

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

17 MAI 2022

Maria. Procure ajuda profissional urgente.
Depressao tem cura.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 MAI 2022

Olá Maria Eduarda.
Você está generalizando um único momento da sua vida para toda a sua vida passada e futura e baseada nessas idéias irracionais que lhe causam esses pensamentos negativos de fugir baseada nessa sensação de fracasso que sente neste momento da sua vida. Fale sobre isso sinceramente com a sua psicóloga. Se 2 alternativas que tentou não deram certo tente mais 1 vez, 2 vezes, 3 vezes, 70 vezes.... a maioria das pessoas vencedoras contam que fracassaram em média 4 vezes antes de alcançarem o sucesso mas persistiram, mudaram o ramo, estudaram e começaram novamente. Não se envergonhe por estar viva e sofrer as interpéries que estamos sujeitos aqui na terra. Os erros passados servem apenas para que não os repitamos mais. Foque-se apenas nas atividades que pode fazer e faça. Procure fazer atividades extras fora do horário de trabalho que lhe forneçam renda extra... tipo faxina na casa de amigos, passear com os cachorros, companhia para idosos , para isso mande mensagem para os amigos e conhecidos pedindo para lhe indicarem, mas evite o vitimismo... e lamentações pois nem todos estão preparados para ouvir lamentações naquele momento, diga apenas que está precisando trabalhar e que tem algumas horas livres para trabalhar e que precisa da indicação deles. Pergunte também se eles tem algo que você possa fazer e que eles possam pagar para isso. Para sentir-se mais animada beba muita água e comece por caminhar 30 minutos por dia de preferência no sol e vá aumentando o tempo todos os dias. Você precisa agir mesmo que sem vontade. Com o passar dos dias você começa a sentir-se melhor e a pensar de forma mais positiva. Espero tê-la ajudado.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga Clínica

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

11 MAI 2022

Olá! Sinto muito por tudo que tem passado. Mas sempre há algo a se fazer, mesmo quando você não está vendo possibilidades. Te recomendo entrar em contato com o psiquiatra e falar sobre esses pensamentos e como está se sentindo. A psicóloga que está te acompanhando também fale com ela, ela não está ali para te avaliar ou para te julgar, o trabalho dela é te ajudar a aliviar nesse sofrimento, assim juntas talvez consiga ver a realidade com uma nova perspectiva.
Fique bem.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

11 MAI 2022

Oi Maria Eduarda.
Que bom que nos escreveu, isso já é de longe, um ato que nos indica que você não quer esse fim.
Eu só posso imaginar o que você sente por estar passando por tudo isso, e te incentivo a continuar! Não pare, continue sua jornada. Não desista do seu tratamento, busque alguém para você poder abraçar, se sentir confortável.

Continue ao menos escrevendo, isso a fará enxergar novas formas sobre si mesma.

Att.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

11 MAI 2022

Olá Maria Eduarda! Que bom que você escreveu. Somente o ato de escrever indica que você quer construir solução. Outros aspectos: - pelo relatado a questão que está te incomodando é dinheiro - matéria. Somos seres essenciais muito antes de sermos matéria. É como se você colocasse acima da respiração, do sono, da fome, da saúde, o dinheiro. O dinheiro é símbolo cultural. Na verdade você experimentou dificuldades para integrar processos financeiros envolvendo passado, presente e futuro. Isso se resolverá: tenha certeza. Experiências como essa que você está vivendo, conduzidas com sabedoria, tolerância e discernimento, propiciam muito aprendizado.
A vida vale infinitamente mais do que dinheiro. A rigor, a maior parte das pessoas vivem com dificuldades financeiras e, com o tempo, aprendem a colocar o ser humano, a vida como essenciais, não o dinheiro.
Procure pessoas éticas, sensatas, confiáveis, amadurecidas para conversar.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão ativas: a maioria dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos líderes religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento). Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde.
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto, evite aglomerações de pessoas e águas paradas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.