Estou perdida, me odeio cada dia mais e não vejo saída

Feita por >Júlia · 19 jan 2021 Depressão

Eu tenho 21 anos e desde os 18 estou diagnosticada com depressão. A cada ano que passa me sinto mais no fundo do poço (poço que provavelmente está sendo cavado por eu mesma). Eu nunca tive amigos verdadeiros, ja tive pessoas que gostaram de mim mas ninguém próximo o suficiente pra eu conseguir me abrir e me sentir amparada. Sinto também que todas as oportunidades que tive de fazer um laço mais profundo eu estraguei e me sabotei como em tudo na minha vida. Eu faço faculdade, mas me sinto inútil em tudo e sinto que toda capacidade que eu tinha, todo o potencial foi desperdiçado por anos de vício em maconha (literalmente fumando quase todo dia desde os 16 anos). Eu me sentia tão criativa e inteligente e hoje me sinto incapaz de fazer um simples desenho, quem dera de achar um emprego e de realmente me firmar como adulta, isso me causa muita ansiedade pois termino a faculdade logo e tenho certeza que ninguém contratará uma menina que não tem um pingo de autoestima, que não consegue se ver como adulta e que não consegue produzir nada ha anos. Eu estou em um relacionamento de 3 anos que está inteiro desgastado e quase acabando por minha culpa e eu sinto que depositei tanto meu emocional nele que quando ele terminar (e eu sei que ele vai) eu vou ficar totalmente desamparada, sem chão e sem amigos ou família pra me dar apoio. Esse é meu maior medo no momento. Outra coisa importante é que de um ano pra cá eu tenho me odiado cada dia mais, me bato constantemente e tenho atitudes de pura auto sabotagem e me sinto simplesmente um completo lixo de ser humano que nem deveria ter nascido e que não merece amor nem continuar vivendo. Eu já não sei mais o que fazer, me sinto completamente estagnada desde que me lembro, sem nenhum crescimento ou melhora. Eu quero tanto me matar e ao mesmo tempo tenho tanto medo de morrer, esse paradoxo ta me deixando maluca e não sei que atitude tomar. Eu sinto que nunca vou me amar e nunca vou sair desse poço que a cada mês fica mais e mais fundo. Eu estou desesperada, completamente perdida e não sei o que fazer. A angústia ta enorme e eu não consigo parar de chorar e tomar qualquer atitude que seja. Eu sei que sou muito jovem e que provavelmente meu problema é ridiculo, mas a dor é tão real, dói a alma, dói o fundo do meu peito e aperta meu ser inteiro! Me desculpem por esse enorme desabafo, escrever aqui foi um ato de desespero de alguém que já não sabe o que fazer e está a um fio de acabar com tudo.

A melhor resposta 23 JAN 2021

Oi Júlia,
Não se deixe influenciar pelo diagnóstico, retome o foco em ti mesma.
Eras inteligente e criativa, mas se deixou levar pela influência dos outros e buscou as soluções para a tua vida na maconha, buscou a solução num lugar errado e o resultado é o que voce está experimentando...
Então, em nome da inteligencia que tens assuma o controle de ti mesma não permitindo que nada e ninguém tire de ti a liderança sobre voce mesma. Voce deve se comandar e não a droga. Voce pode ser dona e administradora de ti mesma.
Se sente assim porque se afastou de ti mesma e estás vivendo uma vida que não é a tua, agora está dependente do namorado, quando deveria ser dona de ti mesma.
Precisa se conhecer para iniciar um novo percurso, se aproximar de ti mesma. Faça Psicoterapia para resolver estes problemas e deixar a droga e desenvolver o teu verdadeiro potencial.

5817 respostas

23 JAN 2021

Olá Julia.
Você tem diagnóstico de depressão como disse, isto causa muito sofrimento, por isso, se não faz acompanhamento psicológico é muito importante que o faça.
A vida tem sentido, você só precisa encontrar qual é o seu.
Sua fragilidade não te permite ouvir qualquer palavra de desconforto que te causa mal, também não permite que faça algo errado, como tirar uma nota ruim, mas talvez você se esquece que é humana, e por isso não é perfeita embora alguns possam querer que seja. Uma palavra mal colocada, um desagrado, uma nota baixa, um dia que não está como planejou, não é motivo para se sentir mal. Se ao se levantar pensar que o dia não será perfeito, que aquelas coisas que te acontecem todos os dias, irão continuar acontecendo, já poderá enfrentar melhor seu dia. Se ao se levantar pensar em como poderá lidar com aquela dificuldade diária que costuma ter, e começar a buscar respostas para isso, irá perceber que esta resposta virá, e conseguirá com o tempo enfrentar suas dificuldades. As pessoas estão sempre evoluindo e crescendo, mas quando tem dor, sofrimento e dificuldades, o crescimento é maior, e é claro que cada ser humano tem seu limite, você pode dar um basta se souber qual é este seu limite e pode começar a buscar o que é necessário para você, e dar menos importância a opiniões alheias.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 JAN 2021

Olá Júlia.
Grata por sua pergunta.
Você disse que foi diagnosticada, mas não disse se faz o tratamento e segue as indicações médicas que é o elemento principal para a melhora da depressão no seu caso. Além do controle com medicamentos você precisa fazer tratamento psicológico regular para falar de suas angústias, ansiedades, tristezas, inseguranças, medos e ressignificar fatos e coisas que aconteceram ou acontecem e que causam os pensamentos irracionais acerca de si mesma e de outros. Procure um psicólogo para acompanhaá-la nessa caminhada rumo ao autoconhecimento.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.
.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

20 JAN 2021

Olá Julia,
O seu problema não é ridículo, pelo contrário, é algo real e através do seu relato, dá para perceber o quanto isso tem te machucado, te feito mal.
Te aconselho a procurar ajuda profissional, inicia uma psicoterapia para trabalhar suas emoções, pensamentos e comportamentos. O/a psicoterapeuta, deve te aconselhar a ir a uma consulta psiquiátrica para a prescrição de um remédio para auxiliar no início desse processo.
Na psicoterapia também você vai poder trabalhar e entender o que te faz sabotar as relações.

Espero ter ajudado.
Me coloco a sua disposição.

Com carinho,
Thamires Carvalho - Psicóloga Clínica

Thamires Carvalho Psicólogo em Vila Velha

10 respostas

20 JAN 2021

Olá Júlia! Que bom que você escreveu! Dê o próximo passo: contatar um psicólogo para conversar com os devidos cuidados e aprofundamentos profissionais. Não fique sozinha. Note que por detrás das tuas palavras, há esperança, há pedido de ajuda. Certamente, como acontece com todos os seres humanos, com você também acontece: história de sonhos, planos, ideias, metas, memórias, aprendizagens, saberes.
Cada pessoa é altamente rica de possibilidades e potenciais. Muitas vezes, quando estão tristes, sentindo-se inferiorizadas, não conseguem perceber ou tentar realizar algo. Vamos verificar tuas possibilidades e potenciais.
Além de procurar um psicólogo, será providencial você reorganizar rotina de vida, garantindo sono regular de noite, no escuro, no silêncio, alimentação saudável, atividade física, troca social real, evitar comunicações virtuais.
Pesquise nossos perfis e procure por um de nós, psicólogos. Teremos satisfação em te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

20 JAN 2021

Júlia, você certamente precisa de ajuda profissional, pois é importante que você tenha alguém do seu lado nesse percurso.
Todo o seu relato denota essa angústia que realmente dói. Mas, você apresenta algo muito positivo: você sabe exatamente como se sente. E acredite, você pode mudar isso.

Busque a força que adormeceu dentro de você, converse com a menina criativa que te orgulha, resgate seus sonhos de um emprego legal. Se desafie a lutar por você. Seja sua melhor amiga. Seja seu real amparo.

Todo movimento começa com uma ação e seu desabafo foi a sua ação. Buscar um profissional para trabalhem juntos essas questões, agora é o movimento.

Desejo muito que você se encontre.
Grande abraço

Anônimo-384137 Psicólogo em Belo Horizonte

4 respostas

20 JAN 2021

Julia, vc tem sentimentos verdadeiros pq são seus, emoções verdadeiras, nada é bobagem.
Vc precisa é querer se ajudar e buscar ajuda psicológica. Provavelmente vc tem depressão e ansiedade. Além da baixa auto estima. Mas n desista de vc, tem tratamento.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro