Eu preciso de ajuda! Eu estou perdido e destruído por dentro... Eu não sei.

Feita por >Rique · 30 mai 2023 Desenvolvimento pessoal

Sou um estudante de TI. Eu sinto que vivo em um mundo repleto de cores, mas vejo tudo em tons de cinza. Minha alma está coberta por uma melancolia profunda, e a incerteza domina meus pensamentos, eu não sei mais o que fazer. Eu sou extremamente introvertido, eu não consigo sorrir, não consigo conversar com minha família sobre meus sentimentos, eu não consigo por em palavras o que eu sinto, eu estou tão calado que minhas habilidades comunicativas por fala estão extremamente superficiais e fracas, as vezes esqueço algumas palavras. Apesar de irônico eu trabalhar no RH eu sinto que meu cérebro só sabe falar de trabalho, minha memória está falha, eu estou com medo... Eu não tenho certeza do que eu quero dá vida, eu não tenho certeza se eu quero fazer algo da vida, eu não sei o que fazer mais, meu deus estou cansado disso tudo, sou julgado por todos os lados, sou pressionado pelo mundo eu preciso de ajuda, eu sinto que estou me destruindo aos poucos, o que me resta agora é apenas uma casca vazia sem sonhos ou esperanças...
Desde cedo, eu me sinto desconectado do mundo. Enquanto meus amigos sonhavam com carreiras, paixões e aventuras, eu estou preso em uma névoa de incerteza. O futuro me parecia um labirinto sem saída, uma imensidão de possibilidades das quais eu não consigo vislumbrar um caminho claro. A escola não ajudava muito. Os professores falavam sobre o futuro com entusiasmo, encorajando os alunos a seguirem seus sonhos e metas. Mas, para eu, essas palavras pareciam vazias. Eu não conseguia enxergar um sonho específico que me trouxesse alegria e satisfação duradouras. Cada caminho parecia incerto e assustador.

As pessoas ao seu redor tentavam me ajudar, oferecendo conselhos e sugestões, mas eu me sentia ainda mais perdido. eu não decepcionar aqueles que se importavam comigo, mas também não queria seguir um caminho que não me trouxesse felicidade verdadeira. Eu me questiono constantemente: "Qual é o meu propósito? O que eu devo fazer da vida?" Eu ainda tento mas sinto que é um esforço em vão, eu não tenho foco, não tenho disciplina eu sou um lixo que não consegue cumprir uma simples rotina, eu não consigo levar uma faculdade até o fim TI já é minha terceira tentativa e eu não me identifiquei com a área e já estou pensando em desistir, só estou fazendo pra ter um pedaço de papel qualquer que diz que posso trabalhar na área, mas eu não quero seguir isso... Eu quero por um fim na minha vida, ou eu ponho um fim eu mesmo ou todos ao meu redor vão acabar comigo.

A melhor resposta 31 MAI 2023

Olá Rique, sinto muito pelo que está sentindo... a psicoterapia pode ajudar a entender qual caminho seguir para não sentir-se perdido num labirinto. Essa imagem do labirinto, pode simbolizar esses sentimentos de angústia que te acompanham, são várias paredes e diversos caminhos/obstáculos que podem aparecer e para que se sinta confiante para trilhar o caminho e chegar na saída, é importante buscar ajuda para se conhecer melhor. Imagina que somos como uma cebola: temos diferentes facetas (ou escamas), no processo terapêutico você vai conhecendo cada faceta e indo cada vez mais a fundo em você mesmo. A psicoterapia pode te ajudar a ter autoconhecimento, se fortalecer e entender seu papel no mundo, você é importante, sua vida é importante.
Estou aqui à disposição caso sinta que precisa agendar uma triagem.
Abraço, att psi Paloma.

Paloma Garcel Cavalcante Psicólogo em Sorocaba

1 resposta

6 JUN 2023

Ola Rique você necessita se auto conhecer, talvez esteja passando por uma crise existencial.
Fico a disposição
Instagram: psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

1 JUN 2023

Boa noite vi seu pedido de socorro e vim acolher Rique.
Para tudo que está fazendo nesse momento, feche os olhos inspira pelas narinas, segura 7 segundos e solta o ar pelas narinas. Boca fechada língua no céu da boca. ATENÇÃO SOMENTE NA RESPIRAÇÃO REPITA por 5MINUTOS. VAMOS acalmar nosso organismo?

Mendes Cardoso Psicólogo em São Paulo I

1 resposta

31 MAI 2023

Olá Rique, bom dia. Sinto muito que esteja passando por tanta angústia

Karen Fialho Psicólogo em São Paulo

7 respostas

31 MAI 2023

RIQUE
Isso se deve a um bloqueio emocional e tudo pode resolver com um processo de Psicoterapia para localizar, sanear, curar o teu emocional.
É compreender como a tua mente registrou determinado fato acontecido e isto está te servindo de referência (errônea) para tuas escolhas e decisões, hoje.
Desde o período de gestação, tua mente aprendeu a se organizar de uma forma, dadas as pressões que sentia no ambiente em que você estava; você foi forçado a abandonar a tua inteligência vital para se adaptar às circunstâncias. Porém, agora, a tua vida se recente desse posicionamento e exige outras atitudes.
Isso que está te acontecendo não é ruim não; é a oportunidade de você resgatar a tua inteligência, compreender o teu propósito de vida e iniciar o teu verdadeiro caminho.
Pode ser necessário fazer teste vocacional, descobrir teus talentos e em base nesses recursos naturais iniciar viver de acordo com as coordenadas da vida.
Quem é você? Você apenas está num sistema, mas não é do sistema.
Enquanto se esforça para compreender e viver a tua vida e a profissão permanecendo baseado onde foi forçado a se adaptar só terá um processo de autodestruição e de perda progressiva.
Faça Psicoterapia e tudo se resolve.
Abraços

5817 respostas

31 MAI 2023

Olá Rique, sinto muito por tanta angustia e dor. Viver, por vezes será um desafio diário.
Avaliando o que me escreveu sugiro que urgentemente busque ajuda psicólogica e psiquiátrica.
A dor e o sofrimento experimentado por você não precisa ser tão intenso e o senso de propósito pode ser descoberto e vivenciado com leveza. Nem sempre Rique, aquilo que pensamos e acreditamos fortemente sobre nós é uma realidade. Geralmente em terapia descobrimos que quando estamos experimentando grande sofrimento diante de pensamentos, é porque em algum nivel nossa mente esta distorcendo informações. Por isso a importancia da terapia! Te ajudaria muito a olhar pra si e para a vida por um outro ângulo.

Atenciosamente,
Brenda Lima.

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

31 MAI 2023

Olá Rique! Obrigado por escrever. Certamente você precisa de ajuda. Há algumas frentes a se pensar:
- teu texto sugere profunda percepção e sensibilidade com as coisas da busca por sentido;
- você coloca a definição da inadequação na história, indicando que acontece essa sensação faz algum tempo;
- a busca e desistência das profissões, implica de um lado falta de convicção e persistência, de outro lado, escolha não consistente;
- pessoas extremamente introvertidas, dada a falta de troca, por esse posicionamento introvertido, vivenciam fantasias sobre a realidade, na medida em que não são alimentadas por dados concretos das convivências.
De fato, você precisa de ajuda, precisa vir persistente, com mente aberta, disciplina, continuidade.
Será recomendável que você se reorganize com a assessoria científica de um psicólogo que trabalhe a questão ocupacional/vocacional.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.