Por que não sei pedir ajuda mesmo quando preciso?

Feita por >anna enailú · 14 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Me sinto muito mal na minha própria casa porque odeio depender da minha mãe, odeio muitoo mesmo, me sinto culpada até pela comida que eu como. Eu não sei pedir ajuda e odeio depender das pessoas porque sinto que não posso contar com ninguém, é horrível ter que fazer tudo sozinha. Isso me mata por dentro porque tudo que eu queria era um suporte emocional e sentir ao menos uma vez na vida que eu não preciso fazer tudo sozinha porque tenho com quem contar, essa sensação me mata e me destrói todos os dias.

A melhor resposta 15 FEV 2022

Boa noite Anna
Acredito que está se sentindo muito sozinha, e sem saber como demonstrar isso para outras pessoas.
Tente sentar e conversar com tua mãe..
Nesse momento estas precisando de ser cuidada e pensar sobre os objetivos de vida que tens. Parar, pensar e definir esses objetivos farão um caminho que se seguires essa tristeza e culpa irão desaparecer ao longo da caminhada.
Psicologa Andreia M.D de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

15 FEV 2022

Olá Anna, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pelo que sente Anna. É importante você entrar em contato consigo própria para entender qual a sua parcela de implicação nesse processo que relata, e como você pode se organizar internamente e externamente para sair dessa situação em que se encontra. Entenda que mudar nossa condição de vida é um processo que leva um certo tempo, e deve surgir a partir de um planejamento. É um processo que requer resiliência também. Como posso fazer para sair desta situação? Quais as ferramentas que possuo atualmente que podem me conduzir para onde desejo? Eu já sei exatamente onde quero chegar? O que estou fazendo atualmente para sair desse lugar de desconforto? Um profissional de Psicologia pode te auxiliar nesse processo de autoconhecimento necessário para responder essas perguntas, e é indicado para você neste momento. Por isso, sugiro que procure um profissional que seja adequado as suas necessidades, e comece a iniciar seu processo de mudança de forma mais planejada. Acredito que desta forma, e com o tempo adequado, você poderá chegar uma situação que seja melhor para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 FEV 2022

Oi Anna,
Muito legal o que está sentindo e acontecendo...
Voce sofre porque fica presa na dor e não percebe o que realmente precisa fazer...
Voce precisa é ser dona da sua vida... de fato, voce veio através da sua mãe e pai, mas não é deles... precisa realizar a tua vida, concretizar os teus sonhos, construir a tua realidade.
Para isso, precisar curar a tua dependência emocional, precisa se tornar autônoma financeiramente e emocionalmente; precisa ser pai de ti mesma, mãe de ti mesma, não sei que idade voce tem e se pode já assumir a ti mesma, mas o caminho é esse.
Eles podem ser bons amigos, mas já cumpriram com o dever deles... agora, é contigo mesma.
Seja mais grata à vida... não tem nada de errado com outras pessoas, nem com a tua mãe... só precisa ser concretamente a Anna em todos os momentos da vida.
Não são as outras pessoas que te liberam para isso... é conquista tua.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesta sublime tarefa de descobrir a si mesma!
Abraços

5817 respostas

15 FEV 2022

Oi, anna
Acho que seu relato tem um ponto que não combina: me sinto sem suporte, mas não permito que alguém o de.
Pelo menos me pareceu isso.
Nessa situação, precisamos avaliar qual a parte que nos cabe diante disso. O que favo para me manter sem suporte e porque é tão difícil aceita-lo?
Considere investigar isso junto a um profissional, pode te ser muito vantajoso.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

15 FEV 2022

Anna ninguém é totalmente auto suficiente. O ser humano precisa viver em sociedade. Ter pessoas com quem contar (rede de apoio). Vc precisa fazer terapia. Melhorar esses bloqueios.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

15 FEV 2022

Relatar aqui algo que é tão íntimo para você, e tão difícil de admitir já é um sinal de ajuda e que você quer ser escutada, para buscar uma compreensão melhor de si mesma, seu modo de funcionar. Podemos trabalhar essas questões durante um processo de análise/psicoterapia.

Thainá Costa Diniz Psicóloga Psicólogo em Sete Lagoas