A minha namorada precisa de ajuda psicológica mas não sei como lhe dizer

Feita por >Bruno · 24 mai 2021 Psicoterapias

Boa noite, namoro com a minha namorada faz 1 ano e meio mas estamos juntos á perto de 2 anos. A minha namorada sempre teve bastantes problemas pessoais e problemas relacionados com ansiedade ect ela já fez psicoterapia contra a sua própria vontade e n resultou muito bem, agora ela n acredita no trabalho de um psicólogo e pensa que só consegue resolver os problemas sozinha. Ela só se sente literalmente á vontade para desabafar comigo e mais ninguém e isso gerou uma grande dependência emocional nela sobre mim. Já tentei dizer lhe para ir a um psicólogo mas ela sentiu se ofendida quando eu disse isso. Preciso mesmo de ajuda e ela também. Obrigado

A melhor resposta 25 MAI 2021

Boa noite,
A psicoterapia só traz resultados quando a pessoa quer fazer, ir contra a vontade ocasiona em resistência e o processo não acontece. Nós psicólogos, conseguimos ajudar quem deseja ser ajudado! Existem profissionais competentes e éticos, não pode generalizar que psicólogo não ajuda. Explique para ela que você pode ajuda-la e escuta-la como namorado, mas somente um profissional irá trazer benefícios e mudanças, pois somos aptos para isso. É importante dizer também como se sente sobrecarregado, expresse seus sentimentos.
Para que ela possa voltar a confiar novamente em um psicólogo e não se sentir ofendida ao ser indicada a procurar um, primeiro ela precisa saber o que nós fazemos. Cuidamos da saúde emocional para que a pessoa possa ter uma qualidade de vida mais saudável.

Camila Ferreira dos Santos Psicóloga Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

23 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar se quiser entrar em contato comigo é so chamar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 MAI 2021

Bruno, vcs precisam sim de ajuda, e que bom q está aqui procurando. Se sua namorada não quiser faça você e depois a ajude.
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

25 MAI 2021

Olá Bruno! Grato por colocar a questão. Três fatores são destacados nas suas colocações. Primeiro fator: ela foi ao psicólogo quando não queria. Essa condição de não querer, faz com que a pessoa não se abra, não se permite usufruir por inteiro, das possibilidades da psicoterapia. Segundo fator: com o passar do tempo, a idade, cada pessoa, vai se modificando, sendo modificada pelas experiências vividas, portanto ela é, em certo, sentido, outra pessoa, que poderá ter outras impressões do psicólogo; terceiro fator: ela não precisa ir ao mesmo psicólogo que já foi, pode ser outro.
Espero ter contribuído. Caso seja útil, estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

24 MAI 2021

Olá Bruno!
A única maneira que você pode ajuda-la é incentivando que ela procure apoio profissional e explique que são cuidados comuns com a nossa saúde mental.
Infelizmente o processo demonstra ter melhor eficácia quando o paciente está interessado e motivado.
De qualquer forma, fale sobre como você se sente e continue incentivando.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo