Será que eu não tenho mais saída?

Feita por >PATRICIA · 7 ago 2020 Motivação

eu tenho 24 anos, e a 3 anos eu troquei de faculdade e comecei a ter dificuldades de pagar as mensalidades, então comecei a vender comida e acabei fazendo muito sucesso e vendendo muito bem, me animei e gastei demais. Depois as vendas despencaram, a faculdade ficou no meu pé também , pq não podia vender por lá, e chegou o final do mês e eu tinha contas pra pagar no nome de outras pessoas, cartão de crédito, essas coisas. Tive que emprestar dinheiro a juros e desde então não consigo me livrar pois é uma bola de neve e a cada mês que passa a minha divida aumenta mais, pois nunca consigo pagar tudo. hoje eu devo 20 mil, o valor que eu tenho que pagar mensal é de 4 mil reais, e eu recebo só 1 mil. Isso sem conseguir abater nada, apenas o juros. Eu já tentei trabalhar com tanta coisa, mandei meu curriculo pra todo lugar possivel, pois eu tenho apenas um estágio que vai acabar em Setembro. Eu fiz uma lista com as vantagens e desvantagens de morrer, e as vantagens ganharam desparado. Pq essa é a única solução que eu vejo. É isso, eu provavelmente vou me matar. e o pior de tudo, por dinheiro, algo tão simples pra alguns e que custa a vida de outros. Eu tinha tudo pra dar certo. MAS DEUS ME ABANDONOU

A melhor resposta 8 AGO 2020

Olá, Patrícia.
Obrigada pela sua participação e pela transparência de seu texto.
Fico imaginando o tamanho da sua angústia. Claro que um problema financeiro pode trazer grande impacto para saúde de uma forma geral, entendo o que você está passando. Mas, ao mesmo tempo, apenas neste seu breve relato já foi possível identificar pontos de resiliência, você cita que não só perseguiu seu objetivo de manter a faculdade como também encontrou outros recursos para financia-la.
Podemos entender a dinâmica do suicídio como uma forma de tentar extinguir a angústia, e te falo que sua angústia pode ser dividida e acolhida. Um processo de psicoterapia pode te dar a chance de ser auxiliada. Dê a oportunidade para profissionais de saúde poderem cuidar de ti. Você pode procurar atendimento no serviço público de saúde, faça contato com cvv, acione uma pessoa de confiança e também compartilhe seu pensamento.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

8 AGO 2020

Olá Patrícia! Grato por participar! Muita calma. Lidei com centenas de casos parecidos. No momento estou lidando com casos muito assemelhados. Deus não faz conexão com dinheiro, dinheiro é coisa cultural. Dinheiro é importante, mas precisa ser lidado com sabedoria, calma e razoabilidade. Ainda que sofrida, use essa experiência como aprendizagem. Converse com o banco, negocie forma de lidar com a questão. Você jovem, há muitas saídas que você construirá, e, com o tempo, perceberá que são muito mais numerosas e fáceis de acionar. Respondendo categoricamente: você tem saída, alias, muitas saídas! Confie. Seja sincera, procure conselhos financeiros com servidores do Banco do Brasil ou Caixa Econômica, vistos em sua cidade, como pessoas corretas. Eles te ajudarão a pensar, mesmo que envolve bancos privados. Esses servidores terão maior tranquilidade para te ajudar a ponderar. O banco privado pressiona irracionalmente seus colaboradores. Outra frente é você trabalhar. Sei que você já trabalha, mas com abertura mental, abra-se para outras possibilidades, por mais simples que sejam para buscar centavo por centavo. Você vencerá!
Caso lhe seja interessante, podemos aprofundar um pouco mais as explicações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência, com vida, saúde, e troca social ética!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.