Tenho 18 anos e sinto que fracassei na vida

Feita por >Prii · 30 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Bem sinto q fracassei em todos os sentidos possíveis na vida (relacionamento,amizade,trabalho..) cheguei aos 18 sem ter nd disso, sinto um completo vazio é como se todo mundo estivesse em uma situação melhor q a minha, além disso n tenho apoio familiar pois apesar de n disserem com palavras sei q meus pais tbm estão decepcionados cmg... me sinto desaparada n vejo uma solução pra isso e cada dia q passa sinto mais desânimo, está difícil até achar um motivo para levantar da cama...sinto q n estou vivendo e sim sobrevivendo..

A melhor resposta 1 FEV 2022

Prii,
Voce está apenas iniciando a sua vida... e parabéns por constatar isso em voce. a maioria não se dá conta, morre e não se dá conta.
Voce apenas constatou que tudo o que o sistema (de ensino, religioso, sociedade, crenças e outros) não te ensinou nada a respeito da vida, nem entendem o que é a vida, apenas te treinam, te adaptam a uma função do sistema; Nenhuma instituição ou orientador te perguntou como voce estava, se estava feliz ou não, ninguém te perguntou sobre teus talentos naturais...
Por isso, o teu estado de agora...
Recentemente fez 18 anos... de agora em diante seja voce pai de ti mesma, seja voce mãe de ti mesma, encontre e busque respostas que voce quer e não as que outros querem; faça voce mesma as suas escolhas, tenha o seu ponto de vista sobre tudo e respeite o ponto de vista dos outros.
Cada um é diferente, tem objetivos de vida diferentes, tem talentos diferentes, veio para ser si mesmo e não para ser como os outros... agora é que vai começar a sua vida mesmo. A vida te fez vencedora, te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce mesma se conduzir e fazer as suas escolhas; o que serás, é resultado das suas escolhas e decisões.
Não há nenhum Deus castigador que pune; não há nenhum Deus salvador que gratifica; só tem consequência das tuas escolhas e decisões. Você é dona da sua vida; construa como voce quer e deixe de viver o que os outros querem.
Precisa de ajuda para iniciar? Solicite.
Abraços e bem-vinda à Vida!

5817 respostas

4 FEV 2022

Pri. Vc pode estar passando por um processo depressivo. Sempre há solução qdo se busca ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 FEV 2022

Olá Prii, espero que esteja tudo bem com você!

É natural que de tempos em tempos nos sintamos sem rumo certo ou sem saber ao certo o que fazer para desenvolvermos nossa vida de maneira satisfatória e alinhada com nosso propósito, então, fique tranquila que muitas pessoas passam por isso em diferentes fases de vida. Você ainda é bem jovem, ainda tem bastante caminho pela frente, para construir a trilha rumo aos seus sonhos e seus objetivos. Esse momento em que nos sentimos confusos e achando que fracassamos por que não conseguimos nada ainda, é uma boa oportunidade para você ingressar em um processo psicoterapêutico com um bom psicólogo, onde este deverá favorecer seu processo de autoconhecimento, e você poderá descobrir suas capacidades, potencialidades, poderá traçar seus sonhos e objetivos. Mas isso não virá da noite para o dia. São etapas a serem vencidas em um longo processo, que, pela sua idade, deve começar com a resposta a pergunta do que você gostaria de estudar em uma faculdade, por exemplo. Não se sinta fracassada, pois você ainda nem começou seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Existe muita coisa a ser feita ainda, e é muito importante você saber onde quer chegar com suas escolhas, a partir de agora, e por isso um Psicólogo pode te ajudar nesse processo. Com o desenvolvimento de seus planos pessoais com mais consciência, você vai começar a desenvolver ânimo para suas atividades, pois elas devem estar alinhadas com seus desejos e vontades. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 FEV 2022

Olá, Pri
Pensar que "fracassamos" exige formular um "ideal" e um "erro", mas quando falamos em vida, não existem esses conceitos. Não há um único caminho a ser seguido.
Além disso, aos 18, para a geração atual, é bem mais difícil ter conquistado tanta coisa quanto a geração anterior, por exemplo, uma vez que tivemos um "boom" de faculdades que fazem vários estudiosos pensar que talvez devemos ampliar o período que consideramos adolescência.
Busque um profissional daqui da plataforma que te ajude a entender esse momento presente, que se ressente pelo passado e anseia pelo futuro.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

31 JAN 2022

Olá Prui! Grato por escrever. Aos dezoito anos não é possível pensar fracasso para a vida. É início de vida. Certamente é primordial você construir conhecidos, colegas, cuidar e se esforçar por consolidar amizades. Também é importante você, depois de pesquisar e observar, também construir relacionamentos. É preciso ainda, consolidar devagar, com calma, algumas movimentações, trabalho. Antes do trabalho, precisam vir questões antecedentes: sono saudável, alimentação correta, atividade física, turmas de convivência, estudo sério, resgate de sonhos, metas e objetivos, desde a mais antiga que você se lembrar, para ver se é atual, significativa. Após isso será preciso viver medidas efetivas em busca da realização delas.
Sugiro que veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educafivas, Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!
Vacine-se! Vacine seus filhos! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico