Sou virgem aos 26 anos e isso me deixa triste

Feita por >anônimo · 11 jul 2022 Problemas psicológicos

Cresci com o ensinamento de perder a virgindade só depois do casamento mas depois que fui crescendo e amadurecendo esse pensamento mudou. Graças a Deus meus pais sempre me apoiaram mas hoje tendo 26 anos e namorando a quase 4 anos e me sinto triste com isso eu e meu namorado já tentamos fazer mas ele diz que eu acabo travando ele de continuar com o ato( meu namorado é compreensivo e me deixa relaxada) e isso acontece pq eu acho que tenho medo da dor até porque só de tentar doeu bastante e automaticamente eu travo. Eu apenas queria mudar isso, não queria ser assim não queria ter medo só queria fazer naturalmente como outras pessoas fazem. O que eu deveria fazer?

A melhor resposta 13 JUL 2022

Olá Anônimo.
Há pessoas que tem vaginismo, é um processo interno feminino em que a mulher não consegue deixar com que o homem faça a penetração e quanto mais receio ela tem, mais ela se fecha, em determinados caso pode até sangrar. Um dos maiores motivos que algumas mulheres apresentam este problema é quando houve abuso sexual, o que não parece ser o seu caso. Leia sobre este assunto "vaginismo" e perceberá que quanto mais tranquila você se dispor na relação, e quanto mais excitada você estiver, mai,s estará preparada para este momento, converse com seu namorado, explique como poderá se sentir mais disposta, mulheres precisam de preliminares e quanto mais, melhor para sentir desejo sexual.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 JUL 2022

Olá,
Talvez seria interessante fazer uma investigação mais profunda sobre os ensinamentos que você teve, seus medos e as crenças que ainda tem sobre sexo e sexualidade. O medo da gravidez ou de contrair uma IST, por exemplo, pode estar inconscientemente te "travando" para a relação sexual. Além disso, buscar o autoconhecimento sobre o funcionamento do seu próprio corpo e do parceiro pode ajudar a se sentir mais tranquila sobre como funciona o ato e o que esperar.
Espero ter ajudado.
Att,
Psicóloga Rafaela

Rafaela Gomes Geraldo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

13 JUL 2022

Anônima...
Perceba que voce está focada, envolta, mergulhada no medo, no julgamento, funciona com base nos programas e nas informações que te foram transmitidos. Isto é o que o sistema te transformou: uma pessoa adestrada, ajustada ao que o sistema quer.
Voce não é do sistema, apenas está num sistema. Precisa se desprogramar para ser o que você é e aprender a usar o sistema em seu benefício.
A sexualidade não foi dada para ser usufruída no casamento, voce casa se quiser. Desde que a pessoa se descobre até que morre, pode usar a sua sexualidade que é fonte de prazer, alegria e criatividade. A sexualidade é a maior energia que temos, ela nos faz agir e funcionar na alegria de viver.
Portanto, precisa remover as distorções que te foram colocadas ou que voce acreditou e admitiu para a sua vida.
O processo Psicoterapêutico é o mais indicado e mais rápido de resolver.
Abraços.

5817 respostas

13 JUL 2022

Olá anôniomo, espero que esteja tudo bem com você.

A sexualidade é um campo amplo que envolve várias nuances, e que nós devemos nos sentir tranquilos, a vontade e naturais ao tentar exercitar ou experimentar alguma prática pela primeira vez. O nosso corpo e nossa fisiologia, principalmente a feminina, é complexa quando estamos falando sobre sexualidade, e para que possamos aproveitar melhor nossas experiências nesse campo, precisamos nos conhecer bem. É muito interessante que você descubra seu corpo, seus desejos, aquilo que te dá prazer e satisfação, porque esse caminho do autoconhecimento vai te dar segurança para você realizar sua prática naturalmente com seu namorado. Para uma primeira vez, pode ser que você sinta algum desconforto e dor, isso é normal. Mas depois, essa sensação irá sumir. Sabendo sobre os seus desejos, conhecendo seu corpo, é indicado que vocês invistam bastante em práticas que te deixem com mais vontade, antes do sexo propriamente dito, e nesse ponto seu namorado pode te ajudar. Quando você se sentir confortável, e com muito desejo, você pode se sentir mais a vontade para iniciar o ato sexual em si, e isso vai ser mais prazeroso para vocês dois, e mais natural também.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 JUL 2022

O "novo" gera mesmo uma certa insegurança, fique tranquila quanto à isso. Primeiro se pergunte, se investigue a fundo, se perder a virgindade após o casamento realmente deixou de ser importante você, ou se, estar apenas, se sentindo pressionada a ter relação sexual em função da idade. Se conhecer é sempre o caminho mais seguro.
Caso este conceito não seja mesmo mais importante, tente relaxar, não programar. Tenta deixar acontecer naturalmente e não criar muitas expectativas sobre este momento. Seja feliz na sua escolha!!

Sabrina Ribeiro Costa Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

12 JUL 2022

Oi, tudo bem?
Olha essa situação é bem comum. Essa é uma situação pela qual você irá ter de encarar com cuidado e carinho junto com seu namorado. Independente de como seja vocês podem conversar e aprender com vocês mesmos.

Existe questões psicológicas, no quesito de crenças, moral, fantasias...? Existe, mas não necessariamente seja um problema que demanda muito esforço para supera-lo. É possível você reconhecer que suas escolhas foram boas pra ti, e continuam sendo, e com isso, passar por essa experiência de forma a encara-la naturalmente

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

12 JUL 2022

Olá.
Você pode estar com vaginismo.
Sugiro que procure ajuda com profissional especialista em Sexualidade Humana.
Estou à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

12 JUL 2022

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Certamente há uma composição entre os fatores: valores religiosos, por anos, com raízes fortes na tua consciência, o medo do novo em algo tão íntimo e o desconforto (tolerável), que uma parte significativa das pessoas relatam quando vivenciam a primeira experiência. Para essa primeira vivência, o seu tempo interno precisa ser profundamente respeitado, você deve ir relaxando, pesquisando sobre outras experiências, sobre sensações comuns das mulheres na primeira vivência, assim como deve ter uma comunicação verdadeira, confiante e confiável com seu namorado. Para esse primeiro momento não se pode ter pressa, não se pode ter a competição de outras preocupações. O corpo humano é projetado para vivenciar essa experiência de forma razoável. Certamente isso acontecerá com você.
Uma pessoa tensa, nervosa, fica menos relaxada, sente mais dor.
Pode ser útil, você conversar de forma aberta com um psicólogo sobre os temores que você direciona para esse momento. Eles poderão ser esclarecidos e desmontados.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

12 JUL 2022

Olá
Diante desse medo da dor acabe te "travando", como você disse. Por mais relaxada e tranquila que ele te deixe, existe aí uma dinâmica interna tua que não é possível que ele faça algo por ti. Diz sobre medos e fantasias que se criam nas nossas angústias que nos impedem de seguir livremente por um caminho. Como não conheço todo o contexto em que você se insere, nem teu histórico, não me sinto confortável em "sugerir" algo (até porque não acredito muito nessa ideia, prefiro acreditar na tua capacidade de crescer). Acho que a única sugestão que eu lhe daria seria buscar um processo de terapia para que assim você pudesse explorar todos esses sentimentos e assim escolher por si mesma quais caminhos deseja trilhar.
Boa sorte no teu processo
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha