Meus pais são super protetores e tenho 26 anos

Feita por >Aya · 13 mar 2023 Terapia familiar

Bom, eu tenho 26 anos e sempre fui uma boa filha, nunca saí de casa pra sair com os amigos, nunca dei preocupação pra nada pra eles, nunca usei droga, nunca tive relação sexual com nenhum rapaz ou beijo. Eu tenho muitos sonhos e vontades mas todas as vezes que falei sobre algum rapaz interessado por mim, minha mãe não aprovava e falava pra eu estudar e não ficar perdendo tempo com isso. Compreendo que é proteção, eu já sou formada e tirei CNH porém todas as vezes que eu dirijo com eles, pra eu conseguir dirigir sozinha eles me tratam muito mal quando tô dirigindo e eu comecei a sentir que na real eles não querem que eu faça as coisas e tudo que faço tá errado no olhar deles, fez com que eu tivesse uma perda de interesse muito grande nas coisas e hoje eu não tenho mais vontade de nada de trabalhar de estudar de fazer meus hobbies, de me relacionar e só dá vontade de trabalhar num ponto de dar todo o dinheiro pra eles, uma vez eu ouvi meu pai falando que filho tem que dar dinheiro pra ele. Eu sei que pode ser uma brincadeira, mas eu não consigo entender nada. Eles me cobram coisas que no fundo não posso fazer de verdade. Meu pai mesmo se me ver de cabelo pintado de outra cor ele já deixou bem claro que não é pra eu pintar, mas é só uma tinta sabe? Eu entendo esse lado deles, mas parece que eu tenho que compreender tudo agora se acontece alguma coisa de errado com eles não posso falar nada. Eu respeito esse lado deles, mas eu realmente quero saber como ter uma saída disso, me machuco demais, mutilando, arrancando pelos, falta muito pouco pra eu cometer suicídio. Eu só acho que só vou conseguir minhas coisas de maneira muito sigilosa, eu já faço as coisas meio escondido e paranóica, vendo se alguém conhecido me viu é tudo muito desgastante e triste não sei mais que fazer.

A melhor resposta 14 MAR 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Bom, sempre será importante demonstrar para o outro nossos limites, comunicar os desconfortos para que assim o outro, saiba o que de ruim provoca em nós, mesmo se for nossos pais.
Buscar autonomia, é sempre importante, até mesmo para o desenvolvimento de nossas vidas!
Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | (Oliveirapsic)

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

15 MAR 2023

Oi Aya,
OK... voce já tem 26 anos... desde os 18 já devia ter iniciado o corte do cordão umbilical psicológico com seus pais, para possibilitar o nascimento de voce mesma.
Enquanto voce se mantiver dependente deles, não vai viver a sua vida, voce sempre será desprezada, desvalorizada, humilhada por eles.
E não pensa que eles vão facilitar este desmame... voce precisa conquistar esta condição. Então imponha-se, brigue por ti mesma, conquiste a tua liberdade, não saia com eles, saia sozinha... até quando vai ficar escutando eles?
Se não deixar pai e mãe por amor a si mesma, não é digna de si mesma.
Voce precisa ser pai e mae de si mesma; se responsabilizar por tuas escolhas e decisões.
Para auxiliar nesse processo, faça uso da psicoterapia para compreender todo este processo e receber auxilio nesse primeiro momento.
Abraços

5817 respostas

15 MAR 2023

Oi, Aya. Você vive em uma família tóxica. Não existe isso de você dar nada para seus pais não, mas infelizmente, talvez eles não saibam, e esse modo aí seja da criação deles. Isso precisa parar, você precisa entrar em contato com o que é saudável, afinal, vivendo dessa forma, tendo que agradar seus pais, ser a sombra deles, que prazer você vai ter em viver? É preciso cortar esse cordão umbilical,parar de se sentir errada, humilhada, culpada, é uma grande simbiose, uma dependência emocional pesada que eles geraram em você. Claro, que não querem que dirija nada, nem sua própria vida, acham que você deve a eles, por isso, querem seu dinheiro e sua vida como um todo. Mas , minha querida, isso não é verdade, isso é tóxico, entre em contato comigo que eu sou especialista em relacionamentos em família e modos de instalar o que é saudável. Não faça nenhuma besteira com sua vida não, eles não sabem o mal que tem feito a você, a sua mentalidade, ao seu funcionamento. Busca ajuda para mudar isso, eu posso te ajudar, te fazer entender as dinâmicas inconscientes advindas dessas relações e trabalharmos para a busca do seu eu saudável. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

14 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 MAR 2023

Oi Aya, tudo bem?
É claro que um breve relato, é pouco para se chegar a uma conclusão, contudo, pelo relato que você trouxe, me parece que você convive com uma família tóxica e disfuncional. Faz parte da dinâmica de uma família tóxica infantilizar os filhos e fazê-los acreditar que não são capazes, dessa forma eles continuam tendo espaço para agir como agem. Não se culpe pela falta de autonomia. Faz parte da responsabilidade dos pais dar carinho e proteção, mas também ensinar os filhos a serem autônomos, independentes e confiantes na medida que vão amadurecendo.
Sei que não é fácil ouvir isso, mas muitas das vezes devemos parar de romantizar a família e acreditar sempre que fazem ou querem o melhor para nós. Muitas vezes não é isso que acontece, e devido essa romantização da família que ainda é cultural, muitos filhos continuam se submetendo à pais tóxicos e narcisistas, acreditando serem merecedores e ainda causadores de tudo que ouvem e vivenciam.
Acredito que o melhor para você, seja buscar sua independência, tanto financeira, quanto emocional, para que a opinião dos seus pais sejam apenas opiniões, e não os norteadores da sua vida.
Busque ter a sua casa, sua própria vida e imponha limites, mesmo que isso seja difícil no começo. À medida que você conquista seu espaço e aprende a colocar limites nas relações, a outra pessoa não terá mais espaço para invadir a sua subjetividade.
Faça terapia se possível. Se precisar de ajuda, estou à disposição. Um grande abraço e sucesso na jornada.

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

14 MAR 2023

Oi Aya! Que bom que você escreveu. Pelo seu texto, podemos entender que você já estudou com consistência, já aprendeu valores de convivência cultural. Falta exercitá-los, praticá-los, de maneira condizente com um mulher de vinte e seis anos. Nessa idade, é preciso uma luta inteligente, sensata, amorosa, sábia, mais firme na construção de tua autonomia. As coisas não podem continuar assim. Seus pais agem assim, de certa forma, em concordância com tua forma de agir.
Aos vinte e seis anos, é preciso ter posição sensata, mais firme, persistente. Será importante, muito importante que você conte com pessoas sensatas, empáticas, maduras, de profunda e garantida confiança, para viver essa passagem da dependência para a maturidade. Muita precaução será necessária.
O recomendável será que você possa ponderar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.