7 anos namorando e virgem involuntariamente. O que fazer?

Feita por >Mike · 2 mar 2021 Terapia de casal

Oi, gente!

Quero fazer um desabafo, ter opiniões e poder tomar a melhor decisão. Namoro a 7 anos e nunca tive relação sexual com minha namorada. Durante esse tempo acreditei que era porque ela queria casar primeiro e tudo mais, mas descobri que é porque ainda não construí uma casa e nem tenho condições de casar hj. Sempre a respeitei, mas inúmeras vezes tentei conversar sobre isso com ela pq é algo que me desestabiliza muito, emocionalmente, mas ela sempre fica nervosa e foge do assunto. Fato é que essa abstinência, que nem sei se posso considerar abstinência, pois nunca tive sexo, é involuntária, e isso mexe tanto comigo que não consigo nem assistir um filme romântico, por exemplo, que tenha algum conteúdo, mesmo que não explícito, que choro, mas é um choro de angústia, sabe. Enfim, isso tem me feito deixar ela de lado, focar mais em minha vida e não me importar muito com esse namoro. Tento lutar contra isso todos os dias para fazer a relação dar certo, e sobre isso sempre fui honesto, mas não sei se devo insistir nisso mais, não é exagero o sentimento de mágoa que tenho por conta disso e, infelizmente, é algo que não tenho intimidade de desabafar com minha família. Qual seria a solução?

A melhor resposta 3 MAR 2021

Olá Mike, tudo que nos causa angústia, sofrimento merece ser tratado. Você tem dois caminhos. O primeiro seria buscar ajuda de um profissional psicólogo, para que você possa além de poder falar sobre isso tudo, compreender o caminho que você escolheu para ter chegado até aqui. Em dado momento, da sua terapia, você pode incluir sua namorada como convidada na sessão e com a mediação da psicóloga, poder verdadeiramente falar para ela como você se sente. Um outro caminho, seria vocês dois juntos, buscarem terapia de casal , para tratar está questão que permeia vocês e parece ser uma dificuldade para os dois. A segunda opção, precisa que ela também esteja disposta a mexer em algumas feridas ou dificuldades, o que as vezes assusta. Caso ela não esteja pronta, busque terapia você, você irá se beneficiar muito.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

4 MAR 2021

Olá Mike tudo bem?
Pelo relato, dá para perceber o quanto que essa situação lhe faz sofrer. A solução que você busca talvez esteja justamente em falar sobre isso, visto que uma vez que você não entra em contato com todas essas questões que lhe causam angústia, não há como você saber o que fazer. Você fica evitando situações que te façam lembrar disso que você diz ser um problema, mas a sexualidade faz parte da vida humana e por conta disso, não há como não se deparar com este assunto. Um relacionamento sem diálogo claro e coeso não tem muitas possibilidades de seguir em frente, visto que quando não há um diálogo há possibilidade de nos afastarmos do outro. Então é preciso que você fale sobre isso, tanto com ela quanto com um profissional de saúde mental que lhe auxilie neste processo de compreensão daquilo que traz angustia.
Obrigado pela pergunta, qualquer dúvida ou questão estarei à disposição.
Psicólogo e psicanalista Túlio Bueno Rocha Martins.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo