Como conto para filho de 7 anos que meu marido não é pai dele?

Feita por >Jully Anne · 11 nov 2016 Psicologia clínica

Bom, eu tive um namorado com 19 anos, quando estávamos quase um ano juntos eu engravidei, quando eu estava de 3 meses de gestação ele terminou comigo e quando estava com 6 meses de gestação foi a ultima vez que o vi.

Quando o meu filho tinha 9 meses eu conheci o Diego, e começamos a namorar, estamos juntos a quase 7 anos.

Este ano o pai legitimo do Carlos apareceu, e disse querer uma reaproximação (apesar de não ter dado continuidade nessa tentativa).

O que acontece é que o meu marido atual é um tanto quanto imaturo, e tem dificuldades de aceitar o meu filho como filho dele também, apesar de ter acompanhado o desenvolvimento dele desde os 9 meses (estamos morando juntos a um pouco mais de um ano), ele implica com pouca coisa, ele se irrita com facilidade com a criança, ele não da bom dia, não da boa noite (raras vezes ele da sem que eu tenha que incentiva-lo), as brincadeiras deles sempre são de lutinhas e o meu filho sempre acaba chorando.

A questão é que agora eu estou grávida novamente do meu atual esposo, e isso tem me afligido muito, pois tenho receio de que meu marido trate com mais amor esta criança que vai vir do que o meu filho, e das consequências psicológicas que isso pode gerar a ele.

Então não sei se agora seria o momento certo para eu conversar com ele, contar a história do que ocorreu, revelar que meu marido não é pai dele legitimo e sim de coração! Ainda mais neste momento em que está vindo outra criança! Até por que o meu filho sempre considerou meu marido como pai, apesar de o meu marido ter certa resistência para aceita-lo como filho (mas isso é algo que eu cobro dele sempre, a questão de não haver distinção entre um filho e outro, a questão de que o meu filho também precisa se sentir amado por ele, da referência que ele representa na vida dele).

Enfim gostaria de saber se agora seria o momento certo de eu contar?

Como eu devo proceder?

Será que isso não vai afetar o psicologico do meu filho?

Será que eu devo esperar mais um pouco?

O que posso fazer para o meu esposo ser mais aberto para com a aceitação do meu filho?

A melhor resposta 12 NOV 2016

Bom dia. Seu relato traz questões suas com relação a toda essa dinâmica familiar como também apresenta uma demanda da própria estrutura da família. Percebo que o seu questionamento tem muito de o que você pensa, ver e sente, por isso seu medo e enorme desejo em contar para seu filho "esse segredo", que será bastante revelador. Entretanto, a chegada para este momento precisará ser bem trabalhada, ou seja, com maior habilidade a família poderá trabalhar esse momento através do acompanhamento psicológico desenvolvendo em vocês uma melhor comunicação e criação de momentos em família que culminem com essa "revelação". Esse processo poderá levar algum tempo e é de extrema importância o envolvimento do pai presente. Busque ajuda o quanto antes.

Psicóloga Raquel Rodrigues Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

11 NOV 2016

Boa tarde Jully Anne, entendo que esta situação é bastante delicada para você, como acredito que você já tem a resposta para todos estes questionamento sitados por você e só lhe falte coragem e maturidade para poder lhe dar som as consequências das possíveis reações de seu filho ao saber deste fato, seria coerente procurar uma orientação psicológica para poder se fortalecer e se preparar para o momento desta revelação, porque entendo que você precisará de suporte psicológico, pois não sabemos quais as reações de seu filho visto que são duas situações bem complexas "o fato de saber que o seu esposo não é seu pai biológico e a vinda de uma criança que querendo ou não dividirá sua atenção, carinho e tempo", que antes era só dele.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

11 NOV 2016

Olá, tudo bem?
É uma situação realmente delicada, seria importante que desse início ao processo de análise para que pudesse lidar da melhor maneira possível, principalmente para sentir-se mais segura quanto a questão do momento de contar ao seu filho, como vai fazer para esclarecer, se este é ou não o momento mais apropriado.
Não se pode afirmar nada com relação a reação de seu filho (cada pessoa age de uma maneira), mas é algo que de certa forma faz parte da história dele e que desconhece.
Acredito que não deve estar sendo fácil para você lidar com esta situação, neste momento já que está a caminho um bebê. Procure um profissional em sua região para que você possa falar mais sobre isso.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina