Como conto para minha filha de 6 anos que ela tem um outro pai?

Feita por >Pryscylla · 28 mai 2019 Psicologia infantil

Quando comecei a namorar meu marido descobri que ja estava gravida, nao nos separamos, ele cuidou ecuida de nos ate hoje. Ele morre por ela e ela morre por ele... O pai biologico so a registrou e nunca quis contato e ainda nao quer. Ela esta apredendo a ler, e eu nao faço ideia de como começo a contar isso pra ela... Sei que esta na hora!

A melhor resposta 29 MAI 2019

Olá Pryscylla.

Obrigada por compartilhar sua dúvida. Realmente ela tem direito de saber da sua história e é importante para a formação da personalidade. Percebo que o pai biológico precisa se envolver nessa descoberta e afirmação. Converse com ele antes. Com a criança existe várias maneiras de abordar o assunto. Inicie por meio de metáforas como; histórias, personagens de desenhos e filmes que ela goste. Fale o quanto ela é especial e na vida de crianças especiais acontecem coisas extraordinárias... Como não conheço o nível de maturidade da criança fica delicado sugerir outras propostas. Espero ter ajudado. Você está no caminho. Abraço!

Psicóloga Kaliny Oliveira!

Psicóloga Kaliny Oliveira Psicólogo em Fortaleza

32 respostas

4 JUN 2019

Depende da maturidade emocional da sua filha. O processo teraupeutico pode te ajudar a tomar a melhor decisão e melhor forma de contar. Estou a disposição caso queria conversar mais sobre o assunto.

Psicóloga Luciana Marolla Garcia Psicólogo em Jaú

19 respostas

29 MAI 2019

Bom dia, Pryscylla,

Este é, e sempre será, um assunto dos mais delicados.
O que eu recomendo é, primeiramente, preparar vocês, os pais, para esta conversa.
Talvez ainda esteja cedo, pois pelo seu relato, ela ainda é muito jovem. Então eu começaria por vocês, a se preparar. Pois o assunto pode ser intenso e delicado pra vocês, mas talvez ela ainda não tenha a maturidade para entender o que significa isso de "ter outro pai".
Às vezes, só acaba gerando mais expectativa e insegurança na criança, senão a curiosidade de querer saber mais, de conhecer, algo que, como você apontou, não é o desejo do pai.
É sim um desejo direito da sua filha saber a verdade.
Quanto à hora certa, eu te digo que nunca há um momento ideal.

Se quiser conversar melhor sobre o assunto, estou à disposição. Já atendi vários casos parecidos pela Vara da Infância de minha cidade.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos