Minha filha tem 7 anos e a vejo diferente das demais crianças da mesma idade

Feita por >Mariana · 3 mar 2018 Dificuldades de aprendizagem

Ela tem 7 anos. Dos 5 anos ate os 6 e meio fez fono pois falava muito errado. Ganhou alta da fono. Mas percebo que ela ainda faz muitas trocas como d por t,g por c, z por s. Ela fala com um sotaque meio interior e tambem tem dificuldade para contar uma coisa que aconteceu, muitas vezes prefere nem contar para nao ter q explicar. Na escola percebo q ela mesma se isola das outras meninas... em casa e muito falante,adora brincar,interage.. mas la fica tímida e retraida. (Mudamos ela d escola esse ano) No ano passado a professora disse q teríamos q ficar alerta no primeiro bimestre pois ela era mto distraída.. mas no segundo bimestre disse q ela melhorou mto,pegou o ritmo dos colegas... mas no ano passado ela se queixava mto das colegas, q as meninas nao eram amigas dela. Sempre se queixava de dor de cabeca.. nessa escola nova nao se queixou de nada ate o.momento. ela faz kumon 2 x na semana tem.ajudado bastante na leitura. Mas o q me preocupa realmente e o jeito q ela fala e a dificuldade para se expressar.

A melhor resposta 6 MAR 2018

Mariana, a primeira coisa é buscar uma avaliação médica para ver se está tudo bem com a saúde física dela. Estando tudo ok, nos voltamos agora para as questões comportamentais. Algumas escolas tem psicólogos outras não. Se a que a sua filha estuda tiver, procure conversar com esse profissional. Se não for o caso, converse com a equipe pedagógica sobre suas angústias, para que eles te deem um feedback de como está o comportamento e a socialização da sua filha e para que eles também possam intervir. E por último, se possível, buscar um psicólogo que atenda crianças para que ele possa te dar orientações mais precisas do que deve ser feito. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

9 OUT 2018

Olá Mariana!!
De forma geral as avaliações são multidisciplinares para avaliar audição, fala (talvez fazer nova avaliação), um neurologista e se for considerado necessário uma avaliação neuropsicológica.. As questões de relacionamento e interação social , costumam ser tratados com acompanhamento psicológico. Os diagnósticos as vezes levam algum tempo para serem confirmados. Mas o mais importante é sua filha sentir-se segura, amada e capaz de superar qualquer dificuldade. Avaliar se ela tem alguma dificuldade real ( neurológica, psicológica, cognitiva, etc..) vai ajudar ela evoluir e alcançar a sensação de segurança. Busque profissionais que possam ajudar, baixe sua ansiedade em resolver tudo de uma vez. Espero ter ajudado um pouquinho no esclarecimento.

Abraços!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

5 MAR 2018

Mariana, entendo sua preocupação, sugiro que faça em primeiro lugar uma investigação otorrinolaringologista, para verificar se ela houve bem e se não é esse o motivo do isolamento, assim também busque um oftalmologista para verificar se ela enxerga bem.
Após a investigação médica. Descartando qualquer dificuldade física, busque um Psicologo Infantil.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo