Contar ou não para meu filho que o seu verdadeiro pai é outra pessoa?

Feita por >Karen · 3 set 2017 Psicologia infantil

Boa tarde tenho um filho de 6 anos e meu atual marido não é seu verdadeiro pai apesar de cuidar muito bem educar e sempre está presente no dia dia do meu filho .Meu ex marido era uma pessoa agressiva e me batia vivíamos morando de favor pois ele é usuário de drogas e não conseguia manter um aluguel ,resolvi me separar dele quando meu bebê tinha 2 anos e logo me ajustei com meu atual desde então ele não quis saber de arcar com suas responsabilidades e sumiu agora quer ver meu filho o que faço ,por mim não deixo ele ver pois nunca quis saber e pq agora quer saber o que devo fazer

A melhor resposta 5 SET 2017

Boa noite Karen,

Minha recomendação é que busque um terapeuta familiar para que, da melhor forma possível, possam trabalhar este assunto tão delicado. Apesar de você não querer contar, ele é pai e tem o direito de acompanhar o crescimento do filho; e seu filho também tem o direito de conhecer seu pai e sua história. O terapeuta familiar poderá ajudar a mediar este assunto utilizando recursos lúdicos para melhor interação com seu filho.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

18 JUL 2022

Oi Karen,
Primeiro, precisa conversar com o seu marido atual, estar em sintonia com ele.
Segundo, precisa conversar com teu ex, que para vê-lo precisa regylarizar a sua paternidade, assumir o seu compromisso de pai, assumir que deve ajudar na criação dele... ele sumiu mas a responsabilidade ele tem. Se necessário for, apele para a lei.
Para ter filhos não basta fazê-los. precisa se responsabilizar juridicamente, afetivamente e emocionalmente.
enso que vai recisar de ajuda psicoterapêutica para poder suportar a possível discussão e sofrimento que vais ter.
Mas, precisa resolver isso, teu filho precisa sim saber quem é o verdadeiro pai e o motivo do rompimento.
Abraços

5817 respostas

5 SET 2017

Olá Karen!!!

O assunto realmente é delicado e deve ser tratado com um carinho especial.

A verdade deve ser esclarecida sim, mas com assertividade correspondendo com a cognição da idade do seu filho e ao contexto da sua realidade.

Sugiro que procure um(a) psicólogo(a) para ter um acompanhamento e apoio para encontrar a melhor forma de tratar e trabalhar esta situação, uma avaliação criteriosa faz-se necessária a fim de que se estabeleça a qualidade desejável para esta assertividade.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba