Como contar para minha filha de 7 anos que meu esposo não é pai biológico dela ?

Feita por >Preta · 13 mai 2021 Psicologia infantil

Engravidei da minha filha de um breve relacionamento,conheci o meu atual esposo quando estava com meses de gestação,ele assumiu e registrou ela e a ama como sua filha,quem os conhece ver a ligação que ambos têm e o amor q os ligam.
Nós dois sabemos que um dia teremos que contar essa história porém nossa dívida é como e quando é o melhor momento.
O pai biológico dela quando eu entrelinhas disse da minha desconfiança q estaria grávida me das redes sociais e do telefone...quando ela estava com 1 ano e meio descobrir que ele veio a falecer devido a uma cirurgia que foi realizar.
Preciso saber como faço para contar a real história dela sem causar um grande impacto pois até meu esposo fica receoso pela reação dela.
Me ajudem! Desde já agradeço a resposta.

A melhor resposta 14 MAI 2021

Oi Preta, tudo bem?
Acho que o primeiro passo é você explicar a ela que a definição de pai não necessariamente é apenas a questão biológica, mas quem cria, ama, cuida, e faz tudo que o seu marido faz por ela. Mas, caso seja do desejo de vocês contá-la, a explicação vai depender bastante da idade em que ela estiver.
Caso você conte agora, eu sugeriria abordar este tema de forma a deixá-la animada com o fato de ter dois pais. Explicar que, quando ela "estava na barriga da mamãe, quem ajudou a colocar ela ali foi outro papai, mas que ele agora está no céu e virou uma estrelinha, e que ela ganhou um segundo papai pra cuidar dela."
Esta não precisa ser uma situação estressante! Lembre-se que a reação dela pode depender bastante da maneira como você conta.
Espero ter ajudado! E fico à disposição para conversarmos!

Flávia Castelan Bastian Psicólogo em Florianópolis