Devemos insistir para o pai biológico ser presente na vida do filho?

Feita por >Coruja · 4 fev 2023 Abordagem psicológica

Minha esposa tem um filho do relacionamento anterior, e essa criança tem 2 anos. Ele me chama de pai e temos um amor mútuo.
O pai biológico não quer saber do filho desde quando nasceu, nunca viu e nunca mandou uma mensagem perguntando da criança, porém pesa em minha consciência se devemos continuar correndo atrás do pai biológico ou se deixamos ele de lado.
Quando a criança for maior e já tiver um entendimento da situação toda, queremos conversar com a criança para que ele venha saber dos fatos.

A melhor resposta 6 FEV 2023

Sim... o que importa é que a mãe esteja com ele; a mãe é essencial para o filho. E que ótimo que voce está sendo pai para ele. O verdadeiro pai é o que cuida.
Depois, haverá a ocasião de ele saber a verdade sobre a história dele, qual a verdadeira origem dele.

5817 respostas

5 FEV 2023

Outros colegas responderam de forma relevante, então irei complementar, ok?

Me parece que é mais uma preocução sua em ser realmente um bom pai para ele.
O pai que ele precisa é alguem que o ame, que seja presente, não ideal, mas sim - real (verdadeiro), com qualidades e defeitos. Alguém que busca por crescimento pessoal, a aprender a melhorar em todas as areas da vida;
sabendo ser carinhoso e também dando limites necessários para esse menino.

Se você cuidar de si mesmo; amar, cuidar e respeitar a mãe dele; dar carinho e limites para ele - com certeza tratá pra ele segurança e saúde.

O pai biologico teve um papel importante, no gerar esse menino, isso precisa ser respeitado por todos vocês.
Mas se esse genitor não tem interesse nesse filho, não tem pq vocês forçarem essa aproximação.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

5 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2023

Olá Coruja! Obrigado por escrever. Certamente é bom a criança saber, respeitando seu estágio de entendimento e abrangências das implicações, dos fatos. O que conta mesmo é o amor. Quase que certamente, quando tiver maior entendimento das coisas, aproximadamente dos oito anos em diante, a criança entenderá certos aspectos e quererá saber da origem biológica. Não se preocupe. Além de ser um direito dela, é um dever de vocês propiciarem que ela possa completar o entendimento da história dela. Relações conduzidas com amor, afeto, compreensão, educação, empatia, sempre prevalecem sobre descobertas, nesse aspecto. Você é pai cuidador, de afeto, de companheirismo. Há outro pai. Esse outro pai, não convive não interage, mas é a origem da criança. A criança, no tempo dela, sem direcionamentos ou forçamentos, sentirá a necessidade de ir atrás para conhecer. Lide com isso com serenidade, mas no tempo da criança. Apenas, na atualidade, conte que você a e a mãe dela a amam, cuidam incondicionalmente. Poderá ser esclarecedor você trocar suas dúvidas com um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8602 respostas

5 FEV 2023

Sugiro terapia para a mãe em tratamento inicial, depois com a criança.
Obrigada!!

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

5 FEV 2023

Olá, boa noite!
Obrigada por escrever!
A melhor forma pra contar as pequenas verdades para uma criança, é saber a capacidade que ela tem de compreender.
Pelo relato parece mais necessidade de vcs do que da própria criança, essa busca por um pai biológico, idealizado talvez, mas que pode nunca chegar.
As crianças são mais capazes de compreender uma verdade, do que uma mentira que pode cair por terra a QQ momento e isso afetaria tanto a criança como todos ao redor

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba