Como contar ao meu filho sobre seu verdadeiro pai?

Feita por >Lah · 13 out 2020 Psicologia infantil

Bom dia
Tenho um filho de 7 anos que foi de um relacionamento curto que tive, e que o pai nunca quis saber e conhecer o seu filho eu também não fiz questao que ele conhecesse meu filho, porém sempre disse que contaria toda a verdade da historia para meu filho quando ele tivesse idade para entender, ele sempre chamou meu pai de pai só que agora ele esta com 7 anos e vive se questionando porque sabe que na verdade meu pai é vó dele eu quero contar mais não sei nem por onde começar

A melhor resposta 16 OUT 2020

Cara Lah, saber a sua origem, quem são seus pais, são questões fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa e por sermos mães queremos evitar o máximo possível que nossos filhos sofram, pelo seu relato, seu filho já anda questionando sobre a paternidade dele, então a melhor saída é o diálogo, conversar sobre o pai e sobre como você o conheceu, um diálogo sem acusações e sem vitimizações, deixar que seu filho direcione a conversa, deixe o livre para perguntar o que quiser e vai dando as respostas de acordo com o que ele for preguntando, sem se aprofundar e respondendo de acordo com a idade dele, às vezes nos surpreendemos com as atitudes das crianças, de como elas reagem e resolvem os próprios conflitos, talvez o que possa ser uma preocupação para você, passará desapercebido pelo seu filho. Se tiver fotos e vídeos ajudam nesta conversa. E em relação ao contato com o pai, se não for possível estabelecer um contato explique ao seu filho que por agora não é possível ter contato com ele, mas que futuramente quando ele estiver mais velho, poderá ir ao encontro dele e ter contato. Caso tenha dificuldades de estabelecer esse diálogo ou não tenha segurança, procure a ajuda de um profissional. Espero ter ajudado.
Att
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

14 OUT 2020

Oi Lah,
Entendo sua preocupação, é uma situação muito delicada. Ele vai querer saber do pai, vai ter vontade de conhecer o pai, mas pelo que escreve, essa história envolve rejeição. É preciso ficar atenta para ver como ele ira reagir emocionalmente.
Ideal seria procurar um psicólogo infantil para acompanhar esse processo e não gerar traumas.
Pense também na possibilidade de você fazer terapia, vai te ajudar com toda essa situação.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

14 OUT 2020

Lan, é uma situação difícil, mas o melhor é sempre a verdade. Vá aos poucos, encontre o caminho caso necessário busque ajuda. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro