Sobre filhos, não desejamos o fim da relação por conta da divergência de opinião

Feita por >M.A · 24 jan 2023 Terapia de casal

Olá!
Meu namorado e eu estávamos um dia desses planejando sobre nosso futuro pois pensamos em nos casar em breve e em um desses papos surgiu o assunto sobre filhos.
O problema é que, ele diz sonhar em ter uma filha mas eu não tenho nenhuma vontade em ser mãe, só de pensar nessa possibilidade já me dá um pavor.
Depois de conversamos sobre isso me senti insegura porque é algo muito complexo e que irá afetar nosso relacionamento, nós nos amamos muito e não desejamos o fim da relação por conta da divergência de opinião. Precisamos de um conselho.

A melhor resposta 26 JAN 2023

M A
A escolha de ter filhos ou não é sempre da mulher! Voce é que decide e escolhe se quer filhos ou não. Esta prerrogativa é da mulher, por mais que o marido queira... Não é ele que fica 9 meses gestindo o filho e depois mais 2 ou 3 anos impatando a sua vida particular para se dedicar ao filho... Tenha esta consciência: um filho significa a estagnação de de no mínimo 2 anos para a mulher; precisa estar preparada para esta função, para não culpar o filho pela tua frustração.
Claro que pode verificar, em Psicoterapia, se o pavor que sente não é um conflito que precisa superar, mas isso voce sentiria vontade de ser mãe, mas se sentiria apavorada com a ideia.
Dialogue com o namorado e deixe claro isso.
Com o tempo e a convivência entre voces, o seu medo pode desaparecer, mas não conte com isso por enquanto.
Há muitos casais muito felizes onde a mulher não quer filhos... e está tudo bem!

Abraços

5817 respostas

25 JAN 2023

Olá M.A,
Você destacou um ponto interessante: vocês não desejam o fim da relação por divergências. Isso demonstra que ambos tem desejo de cuidar como casal, juntos das divergências. A colaboração, a disponibilidade e a escuta são pontos de partida para entender as necessidades de cada um. É importante que vocês possam juntos entender o sonho dele de ter uma filha, o que isso significa na vida dele, e como ele se sentiria se isso não fosse possível. Da mesma forma, é importante que vocês possam juntos entender a origem e os significados do seu pavor de ser mãe.

Partindo desses pontos, vocês vão se aproximando de respostas mais verdadeiras sobre os sonhos, desejos de cada um e também dos sonhos e desejos que podem ser construidos como casal.
Em questões complexas e decisivas para vida de casal pode ser importante ter um profissional especializado que possa apoiar essas descobertas e mediar conversas entre os dois, para que aproximem vocês e reforcem a parceria e o desejo de estarem juntos.

Estou à disposição caso desejem aprofundar essas questões.

Daniele Guedes Fonseca Psicólogo em Passa Quatro

1 resposta

25 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 JAN 2023

Olá M. A. Obrigado por escrever. Essa dúvida será esclarecida, com a avaliação profunda dos fundamentos que cada um de vocês lança mão para concluir essa certeza.
Não se pode esquecer que certezas que temos hoje, poderemos não ter amanhã; não se pode esquecer que cada um de nós, muitas vezes somos surpreendidos com descobertas de que avaliávamos, em teoria, de forma muito diferente, o que experimentamos na prática.
É preciso abertura mental, análise fudamentada.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.