Minha esposa não apresenta desejo sexual e não dá abertura para o assunto.

Feita por >Luiz · 17 mai 2023 Terapia de casal

Eu e minha esposa estamos juntos desde os 16 anos, hoje ambos com 30. Sou Engenheiro Civil e ela Arquiteta e Urbanista e possuímos juntos um escritório no ramo.
Estamos casados há quase 4 anos, e temos um filho com 1 ano e 1 mês.
Mesmo antes de conhecê-la, sempre fui muito ativo e cabeça aberta, sexualmente falando. Acredito que por influência da minha criação, onde o sexo nunca foi um assunto tabu, e sim, sempre pude esclarecer as minhas dúvidas e anseios com relação ao assunto.
No final do ano de 2022 fui diagnosticado por uma neurologista e uma neuro psicóloga com TDAH, desde então estou sendo medicado. Vejo que minha impulsividade por sexo após o início do tratamento diminuiu bastante.
Enfim, após resumir como trato do assunto sexo, vem a situação que me encontro.
Desde o início do namoro, o sexo sempre foi algo frio, raro e monótono, onde exige muito esforço e insistência da minha parte para que aconteça. Ela raramente toca meu pênis com as mãos. O sexo oral em mim, é muito mais raro.
Consegui, a muito custo, incluir brinquedos sexuais na relação.
As promessas de melhora são frequentes, porém, antes do casamento a promessa de melhora, seria o próprio casamento, o que não veio acontecer.
Para ter como exemplo, em nossa lua de mel, ficamos 12 dias na Europa e transamos apenas uma vez, em Amsterdam, após assistirmos um show de sexo explícito na famosa red light street.
Sempre tive muitos fetiches. Na verdade, eu acredito que toparia a grande maioria das coisas, no quesito sexo.
O fato de transarmos após assistir esse show, acendeu uma luz de atenção, "será que o estímulo visual era o que faltava?".
A resposta é não.
Ela nega assistir filmes pornográficos.
Então, em uma outra situação, estávamos assistindo a série Elite, onde em um determinado episódio, o parceiro incentiva a namorada a flertar com um rapaz, e em seguida transar, sobre a vista dele, sem ser notado. Ela ficou extremamente excitada com a cena e transamos muito, inclusive, por muitas vezes ela pedia para colocar no episódio em questão para apimentar as coisas antes do sexo.
Aí surge um fetiche que até então não era conhecido por mim, o cuckold voyeur. Desde então, imagino minha esposa sendo tomada por outros homens, o que me deixa cada dia mais louco.
As poucas vezes que transamos, não é nada demais, inclusive se tornou uma rotina, um literal passo a passo. Alguns beijos, passo para o sexo oral nela, por algumas vezes ela permite que eu a penetre com o vibrador (algo que está se tornando cada vez menos frequente), e então iniciamos com papai e mamãe e em seguida ela vem por cima. Basicamente isto.
Eu, como citei anteriormente, por muitas vezes, compro acessórios, como vibradores, géis, lingeries, etc., afim de apimentar a relação. Por último, comprei um vibrador com muitas funções, como vai e vem e aquecimento, porém, por ter uma aparência muito real, ela negou utilizá-lo.
Depois de muito insistir, busquei por terapeutas tântricas, recomendei a ela, paguei por 3 sessões e ela foi em duas apenas, depois de implorar muito para que ela fosse. A terceira, pelo jeito nunca acontecerá.
Tento muito deixá-la a vontade, peço para falar sobre os seus desejos e sobre o que a deixa confortável e excitada, quais são os seus fetiches, porém, a única coisa que ela disse que teria vontade de fazer, é transar vendo o por do sol, ao ar livre. Fiquei muito feliz por essa abertura, porém, não possui abertura para poder realizar o fetiche dela. Outra coisa que ela já me perguntou, é se eu aceitaria que ela me penetrasse, eu de prontidão disse que sim, e que inclusive, por várias vezes insinuei e instiguei para que acontecesse, inclusive comprando uma cinta. Ela diz que nunca notou os sinais. A inversão até hoje não aconteceu.
Minhas fantasias e fetiches em nenhum momento excluem a participação dela, muito pelo contrário, o que me deixa mais excitado e me dá prazer, é ver ela sentir prazer.
Sou um marido extremamente colaborativo em casa, inclusive, costumo fazer as coisas para permitir que ela possa descansar. Incentivo-a a ir a salão de beleza, manter-se sempre linda e bem cuidada. Com nosso filho não é diferente, faço tudo o que uma mãe também faz.
Amo minha família, porém, estar me doando tanto e tendo que praticamente me humilhar para conseguir poder transar com minha esposa está me deixando triste e desmotivado a continuar na relação. Mas hoje com um filho, o peso de ter um núcleo familiar estável e feliz é enorme, visto que é algo que eu nunca tive.
Muitas vezes me culpo desejá-la tanto.

A melhor resposta 24 DEZ 2023

Olá Luiz, talvez exista algum problema de comunicação efetiva ou ela não está sendo clara, podemos tentar a terapia da realização, e realizar essa vontade que ela demonstrou através da cena da série e que você fantasiou, podemos usar isto de gatilho para melhorar a relação de vocês.

Entre em contato comigo para ajudar de uma maneira pratica e eficiente, se é que me entende.

Hélix Matarazzo Psicólogo em São Paulo

1 resposta

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2023

Luiz,
Resta apenas voces dialogarem e combinarem como querem prosseguir juntos, ela sendo quem é e voce sendo o que é.
É voce expressar teus sentimentos a respeito da vivência sexual.
O que falta voce fazer e que não faz?
Como ela imagina que seria uma vivência integral com ela?
Como ela percebe a sexualidade dela? E como percebe a tua?
Pode ser que esta seja a forma dela viver a sexualidade dela e se isso for uma característica dela, não há nada a voce fazer.
Mas também tem direito de viver uma sexualidade mais empolgante.
Tudo é possível, desde que voces combinem e aceitem.
Podem também propor fazerem Psicoterapia para conhecimento de si mesmos e ver possíveis traumas, bloqueios emocionais.

Abraços

5817 respostas

18 MAI 2023

Olá Luiz,
O que você traz como apelo mais forte em sua pergunta , "Minha esposa não apresenta desejo sexual e não dá abertura para o assunto", traduz a complexidade de toda sua relação conjugal, especialmente ao que se refere à pulsão sexual, também compreendida como pulsão de vida, a partir de notáveis estudiosos. Após descrever todas as tentativas para a elaboração do ato sexual, você denota um elevado grau de frustração. Com certeza esse questionamento tem lhe causado sofrimento. E isto torna-se fundamental para a imediata busca de apoio psicoterapêutico. A Psicologia oferece recursos eficazes para atenuar o nível de sofrimento em função de alto grau de expectativa para com sua cônjuge, no que tange à esfera sexual.
Você afirma que ama sua família, porém o fato de estar se doando tanto, beirando ao sentimento de humilhação para conseguir poder transar com sua esposa, está lhe deixando triste e desmotivado a continuar na relação. Por outro lado, você também reconhece que tendo um filho, há o desejo enorme de ter um núcleo familiar estável e feliz, haja visto que é algo que você nunca teve.
Temos aí fatores suficientes para você iniciar sua jornada psicoterapêutica o mais breve possível.
Estou inteira a seu dispor para contribuir psicoterapeuticamente contigo. Agende um horário comigo. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

18 MAI 2023

Olá Luiz! Obrigado por escrever. Parabéns pelo esforço e pelo detalhamento. É sempre prudente refletir com a maior profundidade possível respeitando a essência das pessoas envolvidas. Cuidado para não vivenciar abertura demais, a ponto de não perceber os potenciais desdobramentos que no futuro poderão ser difíceis de administrar. Algumas vezes há coisas que acontecem a pessoas de trinta anos ou idade próxima, na área sexual, que eles precisam se situar, se reorganizar para que possam lidar com as providências necessárias. Pode ser que isso esteja ocorrendo com sua esposa. Empatia, sensibilidade, diálogo, tolerância, modificações de estratégias são recomendáveis.
Será prudente você contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.