Sou casado e me apaixonei por uma colega do trabalho

Feita por >Victor · 27 mar 2023 Abordagem psicológica

Tenho 29 anos, sou casado a pouco mais de 2 anos. No último ano, comecei a trabalhar em uma empresa pequena de um único escritório, e foi onde conheci uma colega. De cara eu a achei muito bonita, mas somente isso. Com o passar dos meses, em especial na hora do almoço, eu e ela começamos a conversar e percebemos que nossos gostos eram muito parecidos. Até aí tudo bem, entretanto eu já não sei quem de nós começou, mas houve uma troca de olhares entre nós. Algo diferente começou a acontecer. Quando eu menos esperava, eu a via me olhando. E as vezes eu fazia a mesma coisa, deviando o olha também quando eu percebia que ela estava me olhando. Sem perceber comecei a pensar nela. Mas fazia muito esforço para afastar esse pensamento, para não atrapalha meu trabalho, que já exige muito de minha atenção, e também porquê eu estava começando em uma nova área, e sabia que precisava me dedicar ao máximo como sempre fiz em tudo o que sou designado.

Com o tempo, vi que fomos ficando mais próximos. Ela contava coisas de sua vida para mim que não a havia conversar com outros caras, nada de mais, mas sentia nela uma confiança em mim de falar sobre sua vida. Ela também me perguntava muito sobre minha, sempre achando graça e realçando nossas semelhanças nessas conversas.

Alguns toques gentis começaram a acontecer, como encontar os braço no dela, alguns toques no meu ombro de forma bem carinhosa e até algumas passagens leves um na mão do outro.

Cheguei a vela conversando com um amigo do trabalho e a vi de lado para ele, algo bem comum, mas percebi que comigo, ela ia falar, projetada em minha direção, me olhando de frente.

Ao longos meses, fui trabalhar em outra sala na mesma empresa e achamos nos afastando um pouco, embora ela tivesse vindo em algumas ocasiões entrar em contato comigo para conversarmos sobre assuntos. Mesmo distante, minha mente começou a me atormentar com a idéia de estar com ela. Como um desejo que eu sei que não posso ter, pois sou casado, ela namora e trabalhamos na mesma empresa - algo que poderia prejudicar ela.

Eu e minha esposa temos uma responsabilidade um com o outro, e eu jamais faria algo assim com ela. Ela por sua vez também namora, como já comentei, e acredito que ela também não faria algo assim, de trair. Mas sinto desejo por ela, gostaria de estar com ela, de apresentar minha vida e conhecer muito mais da dela.

Também me sinto mal por não saber se isso é algo recíproco ou somente meu. Como um sentimento que projetei nela de forma a justificar como fomos nos dando tão bem na empresa. Acho que me sinto assim por não ter tido muito relacionamentos. Mesmo mais velho, sinto como se estivesse sendo um adolescente carente por não entender bem e superar isso.

Atualmente, voltei a trabalhar com ela na mesma sala. Temos nós dado bem e conversamos bastante, mas meus sentimentos voltaram a se intensificar. Os toques voltaram e até mesmo algumas trocas de olhas e sorrisos voltaram. Mas acho que em geral ela não tem mais aqueles olhares para mim, e mesmo logicamente achar isso bom, me sinto rejeitado por ela - algo que me deixa confuso e entristecido.

Gostaria de ter uma boa relação de colega de trabalho com ela e esquecer isso de vez, parando de vela dessa forma. Me sinto muito mal por ter esses sentimentos, para mim é como se já tivesse traído minha esposa.

A melhor resposta 28 MAR 2023

Olá Victor! Obrigado por escrever. Amadurecer é preciso. Tua mente caminha para onde você a alimenta. Sua análise apresenta elementos promissores. Misturar trabalho com relacionamento é melhor que se evite; estar casado a tão pouco tempo envolve firmeza e propósito com o casamento. Relacionamentos potenciais são, na maior parte das vezes, analisados por emoções positivas sem a prova da convivência. Cuidado. A paixão é cega, momentânea. Ela precisa ser transformada em amor estável, razoável. Acontece que alguns tempos atrás você diria o mesmo da vinculação com sua esposa. Retome a direção mental para o aprimoramento de seu casamento.
Caso deseje, estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

28 MAR 2023

Boa tarde!
Precisa de ajuda ? Me coloco a disposição para te ajudar a lidar com esses pensamentos .

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém