Como entender? Ele me trocou mas não sinto que é o fim.

Feita por >Namorada · 26 mai 2021 Dependência emocional

Namorei por 12 anos, sempre me senti bem com ele, achava que seria para sempre. Tivemos uma filha, hoje com 7 anos. Em fevereiro ele começou tratamento para depressão. No início de abril peguei covid e ficamos 15 dias longe, só se falando por msg, vídeo ou a distância. Ele já estava um pouco estranho, distante, sempre foi fechado. Então descobri que ele estava gostando de uma colega de trabalho, 9 anos mais nova que ele. Ele mesmo que me contou, mas disse que já tinha falado com ela, que queria mesmo é ficar comigo, que foi um momento de fragilidade.
Mas quando voltei pra casa ele estava todo feliz e eu triste, pois sabia que ele tinha dado carona pra ela algumas vezes, tinham almoçado juntos algumas vezes... é ele sempre me contou, mas dizia que era uma amiga.
Ele me fez milhões de declarações, disse que foi na inocência, achando mesmo que era amizade, mas quando percebeu já tinha sentimento.
E isso levou a muitas e muitas conversas.... somente agora ele conseguiu se abrir e contou que no início do nosso relacionamento ele estava apaixonado por outra garota, uma da escola que já tinha até saído e ele bem via mais... mas continuava com esperança de ficar com ela.
Por isso ele acha que não conseguiu ter aquela paixão forte por mim no começo, mas gostava muito de mim e fomos levando nosso namoro. Mas de vez em quando vinha um sentimento dentro dele que dizia "termina com ela antes que fique sério. Termina pra poder ir atrás daquela paixão."
Com o tempo ele desistiu daquela primeira garota, até encontrou ela na faculdade outra vez, mas ela estava namorando e ele seguiu comigo. (Tudo isso eu só soube agora).
Perto dos 5 anos de namoro, nos estávamos muito bem, ele mesmo disse que era um dos melhores momentos, mas veio de novo esse negócio ruim que pedia pra terminar. E novamente ele relevou isso, esperou passou e foi seguindo, achando que isso não ia voltar.
Mas quando teve esse sentimento por essa menina é como se fosse aquela primeira paixão lá do início que voltou. E de novo veio o negócio ruim de terminar.
Dessa vez ele seguiu o coração e terminou. Mas tudo muito carinhoso, durante as duas semanas de conversa para finalmente entender tudo isso que escrevi nos ficávamos de mãos dadas, abraçados, chorando.... eu nunca tinha visto ele chorar.
Ele disse que precisa se encontrar, que está perdido. Ok... eu sai de casa pra deixar ele sozinho e poder pensar.
Nos encontramos algumas vezes, principalmente por conta da nossa filha. Nesses momentos nos abraçamos com muito carinho, aquela dor compartilhada. Prometemos nos ajudar, ser amigos e passar por isso juntos (se é que é possivel), considerando que temos uma filha e sempre nos veremos.
Mas há dois dias eu estava muito angustiada, conversei com ele, perguntei sobre os planos que ele tinha para se encontrar (meio que sabendo a resposta, mas precisando ouvir dele). Então ele disse que pretendia seguir o coração, ir atrás dela, viver o que a vida trouxer pra entender tudo.
E eu, até aquele momento, achava que poderíamos ter um futuro, que ele ia ficar um tempo sozinho, que a depressão causava toda aquela confusão, mas que ele ia entender o valor do nosso amor e voltaríamos para casa.
Mas não consigo pensar que ele está buscando amor em outra pessoa, que ele vai sair com outra pessoa, trocar olhares, beijos.... não consigo dividir, não quero ninguém pela metade, não mereço isso!
Acontece que alguns dias depois ele me contou que ficou com essa garota. Eu que perguntei, sou curiosa e prefiro saber das coisas. Ele contou que no primeiro dia foi só beijo. No segundo teve preliminares no carro e no terceiro teve sexo.
Ela é evangélica, tímida, fico até um pouco confusa com essa atitude.
Mas estou perdida.... queria orientações, ideias... queria ler muito para me ajudar a passar por isso.

A melhor resposta 28 MAI 2021

oi Namorada! Me parece que você estar bastante mal com essa situação. Posso lhe ajudar nisso

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 MAI 2021

Olá Namorada! Grato por perguntar. Realizando leitura atenta a seu texto, observa-se que nesses doze anos de namoro, sempre ocorreu o movimento de você relevar, ponderar, acolher. Você quer ideias, quer leituras. Na verdade as ideias, as leituras, os pensamentos, precisam ser transformados em sentimentos, em ações. As ações, precisa conectar com uma mudança de referência, quanto a si mesma.
O grande namorado, para valer, para sempre, em todas as condições, de cada pessoa é e precisa ser, ela mesma. Você precisa se valorizar.
Na profundidade nossos certezas são provisórias, são frágeis, mas precisamos fazê-las acontecer com certo grau de certeza e estabilidade. Seu namorado (pai em comum) pelo relato, não conseguia isso.
A orientação mais profunda e consistente será você trabalhar sua identidade, sua autoestima através de uma caminhada científica com um psicólogo, de tal forma que passe a praticar mais o amor próprio.
Abraços virtuais: em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o maior do mundo - façamos fechamento total, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia. Usemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.