Não entendo por que sempre me sinto rejeitada

Feita por >SimbeDanda · 11 jun 2021 Autoestima

Eu não era assim na infância, na verdade eu me socializava muito bem e não tinha esse sentimento (da rejeição).

De uns tempos pra cá, sempre que começo uma amizade sinto que a pessoa não gosta de mim, que ela não quer falar comigo, ou que me acha desinteressante/chata.

Um exemplo é o que estou passando agora. Entrei em uma nova escola esse ano, porque não podia mais estudar na que eu estava antes e fui para o segmento dela. Enfim, uns amigos foram comigo, mas não eram tão próximos e a gente quase nunca se falou (pela internet, a gente se falava um pouco na escola).

Nessa nova escola, eu também não falava com ninguém, só algumas coisas pelo grupo da sala, mas na maioria das vezes era pra pedir informação. Teve um dia que a gente teve que fazer um trabalho em grupo, e uma menina lá da sala me chamou no privado pra fazer com ela. Nós ainda estamos fazendo ele, por sinal.

Então... a gente tem conversado todos os dias, mas as vezes eu acho que ela tá de saco cheio de mim, que, sei lá, ela não me acha interessante o suficiente pra ser amiga dela.

Eu fico triste por me sentir assim, porque isso é uma coisa recente e não sei pq nem quando comecei a pensar essas coisas.

A melhor resposta 13 JUN 2021

Olá Simbe Damda.
Grata por participar.
As mudanças importantes causam estranheza e desconforto na maioria das vezes. Ainda mais contanto época de pandemia e relacionamentos virtuais com pessoas que não conhecia. Normalmente com o tempo tudo tende a se acomodar e as coisas voltam ao normal. A adolescência também traz essas incertezas e inseguranças relativas a aceitação o que pode também aumentar a preocupação quanto ao que os outros pensam de você. Procure ler sobre essas fases em que está passando e conversar com as amigas sobre como está se sentindo. Se a sua dificuldade persistir procure ajuda psicológica para aumentar a auto estima e assertividade.
Fico à disposição,
Maria Nair
Psicóloga Clínica, cognitivo comportamental
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 JUN 2021

SimbeDanda,
Voce precisa desbloquear, curar, sanear, corrigir informações que estão gravadas no teu Emocional e que agora, diante de situações, como as colocadas, a informação gravada aciona e faz voce recuar, por medo de sofrer novamente rejeições.
Precisa resignificar fatos, acontecimentos, apagar imagens gravadas que só te fazem sofrer.
Consegue fazer isso através da Psicoterapia. Invista nisso.

5840 respostas

12 JUN 2021

Olá SimbeDanda! Grato por escrever. Provavelmente você está em estágio de adolescência que ainda não consolidou a formação corporal, também se sente insegura nas trocas sociais. Por se sentir chata e desinteressante, você acabe agindo em clima de insegurança, não sendo espontânea, ao mesmo tempo, vendo chatice e desinteresse em si, antes de receber esse dado dos outros.
É muito comum pessoas jovens, com a insegurança natural da idade, mas a mudança de ambiente (escola no caso), sentirem-se estranhas.
Cabe observar que isso é muiito frequente e, certamente não está acontecendo em sua escola, somente com você. Caso você sinta confiança e segurança com algum colega que suspeita viver algo parecido, comente com ele. Muito provavelmente o colega também dirá o mesmo e vocês serão mutuamente confortantes.
Outra frente importante poderá ser você passar por uma caminhada científica com psicólogo, desde que venha com mente aberta e persistência.
Cabe sempre lembrar que todos os seres humanos são altamente ricos, interessantes, atraentes socialmente, quanto estão espontâneos orginais.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresente o pior do mundo - evitemos mais mortes. Façamos fechamento total para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

12 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser marcar uma consulta é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém