Não consigo ser confiante e sempre me sinto errado.

Feita por >Ci · 20 fev 2022 Autoestima

Olá, eu sei que pode parecer meio idiota ou frescura, mas eu quero entender o por que me sinto tão inferior, não consigo aceitar elogios, não consigo começar algo pois sempre acredito que vou fracassar, eu nem sei quais sãos meus próprios gostos porquê tudo que faço ou uso é para receber o mínimo de atenção, eu não consigo aceitar que estou certo, e sempre tão submisso as vezes, muitas vezes acredito que não devia estar no mundo pois todas as pessoas são melhores que eu, e eu não sei por que, eu já tentei não fazer ou pensar nada disso, mas simplesmente não dá.
Eu tento ser confiante, eu quero, eu já recebi tantos elogios por sempre me colocar em primeiro lugar, mas não é verdade, eu não me reconheço mais, estou com medo.

Me desculpem pelo texto.

A melhor resposta 21 FEV 2022

Voce aprendeu a se tratar desta forma, se desprezando, se colocando não merecedor de elogios, de verdades, ... Foi na época de formação da sua personalidade, foi a maneira que a tua mente achou para sobreviver às experiências que enfrentou. Só que cada fase carrega consigo dores e recursos e voce está na condição de dor e isso não te ajuda em nada. Precisa conhecer os teus resursos naturais e usá-los no teu dia a dia.
Precisa se conhecer, precisa saber que é voce, qual a sua identidade, como a sua mente funciona, quais os recursos que tem e não usa, por uma série de razões; Faça Terapia.
Abraços

5822 respostas

22 FEV 2022

Olá Ci
Um processo fundamental para a interação social é a percepção sobre as pessoas. Esta habilidade social é sofisticada e precisa ser aprendida, desenvolvida, constantemente. Precisamos decifrar, interpretar o que as pessoas são, parecem ser, falam que são ou mostram que são... mas diferenciar as sutilezas nas mensagens é realmente difícil e necessário para nos relacionarmos de modo adequado. Se a pessoa "faz de tudo para receber o mínimo de atenção" pode indicar que está entregando muito para receber pouco e o jogo da interação social fica assim desfavorável. Perceber-se e perceber o outro é a chave neste jogo - porque talvez as pessoas não sejam assim tão superiores, perfeitas, melhores, confiantes e destemidas como parecem ser. Um ponto de partida para sua análise seria esta frase: "não consigo aceitar elogios - não os reconheço" - o que está em jogo nesta atitude? Psicologo online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

21 FEV 2022

Ola Ci
Autoestima, autoconfiança baixas e medo não são frescuras.
A terapia pode te ajudar.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

21 FEV 2022

Olá Ci! Grato por escrever. Fiante é fiador, avalista. Confiante envolve dois avalistas para uma troca. Eu eu você, por exemplo, conversarmos respeitosamente com segurança e seriedade mútua. Isso exige que eu me leve a sério e você também se leve a sério, de forma que após a seriedade interna, poder lidar com seriedade com o outro.
A expressão: "Me desculpem pelo texto." não esclarece qual parte do texto envolve culpa. Em outras palavras, é o partir do princípio de tudo o que parte de você é insuficiente, inadequado. É a questão da incompletude humana, da imperfeição humana, falibilidade. Ocorre que isso está presente e vivo em todos nós. Na medida razoável, nos faz mover em busca de aprimoramentos.
Há algo de inconcluso em todos nós, mas há também muitas evoluções.
Não antecipe tua condenação, não transforme em verdade críticas humanas, de outros. Viva a vida, observe as trocas, melhore-se.
Se possível, para essas melhoras, conte com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8654 respostas

21 FEV 2022

Olá
Não há necessidade em se desculpar pelo texto, nossa função como profissional aqui é justamente acolher esses relatos. Inclusive percebo certos sentimentos bem válidos, não acredito que seja "frescura".
Mas vamos pensar juntos: o ser humano possui necessidades básicas, dentre elas, atenção. Muitas vezes não sabemos bem como solicitar isso do mundo e optamos por fazer isso de formas dificultosas.
Reconhecer aquilo que gostamos ou o que queremos faz parte de um processo de autoconhecimento, que é muito propiciado num processo de terapia. Na verdade, tudo o que abordamos aqui pode facilmente ser debatido com um profissional que te acompanhe.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha