Não consigo me sentir bonita e confiante

Feita por >Lara · 15 jun 2018 Autoestima

Eu tenho problemas de autoestima e isso está prejudicando meu namoro. Eu namoro há 1 ano e alguns meses, mesmo tudo estando tudo bem entre a gente, não consigo ficar em paz.

Sempre que vejo matérias, programas ou comentários de pessoas sobre traição e os clichés de que "homem não consegue ficar com uma mulher só", "todo homem sonha em transar com duas mulheres ao mesmo tempo", "homem gosta de variedade, mesmo que ele ame sua companheira", eu fico muito triste e preocupada. Eu tenho medo de que isso seja verdade.

Eu sempre procuro ser uma pessoa vaidosa, cuidar bem da higiene, usar coisas que me valorizam, mas eu nunca estou satisfeita com a minha aparência. Muitas vezes eu me olho no espelho e choro, porque eu não gosto do que vejo, sempre vejo qualquer mulher e acho mais bonita do que eu em alguma coisa. Então bate aquele medo de que meu namorado deseje outras mulheres, por elas serem melhores do que eu.

Não é que eu não confie nele, ele tem boa conduta, nunca foi mulherengo (eu sou a única mulher que ele já ficou na vida), me trata como uma rainha, não me esconde das pessoas, é extremamente carinhoso e sempre me faz muitas surpresas e declarações. Mas aí, eu começo a achar que ele pode ter curiosidade de ver como é estar com outra pessoa que não seja eu.

Nós somos muito amigos e abertos um com o outro, então a gente conversa sobre minhas inseguranças. Ele diz que eu tenho que tentar me amar, me aceitar, ser gentil comigo mesma, mas é muito difícil pra mim.

Eu tento me amar, usar coisas que acho que ficam bem no meu corpo, aceitar quem eu sou, mas é muito difícil, porque carrego essa insegurança há anos. Eu sofri muito bullying quando era pré adolescente, porque eu não tinha vaidade nenhuma, não tinha amigos e era nerd, então muitas pessoas me humilhavam e machucavam com palavras e fisicamente. Além de dois relacionamentos tóxicos que eu tive, um com um cara controlador, possessivo e agressivo, outro com um cara que me desprezava, desrespeitava e não me dava atenção.

Por muito tempo eu achei que merecia essas coisas que passei, porque eu realmente me acho uma pessoa feia, não vejo porque um homem iria querer ficar comigo pra sempre, como ele sempre diz que quer ficar. Eu o amo, mas tenho medo da minha insegurança afastar ele de mim. E eu realmente queria me sentir em paz quando olho pro espelho ou pra mulheres bonitas.

Eu não o acuso, não brigo por ciúmes, não tento controlá-lo, mas muitas vezes esses sentimentos ruins vão me destruindo por dentro.

A melhor resposta 16 JUN 2018

Boa noite, Lara a percepção que você tem de si mesma, do seu corpo e dos seus sentimentos está nesse momento produzindo ideias que causam sofrimento e dor, sugiro a você que procure uma terapia, mas se já estiver em terapia exponha todos os seus sentimentos, pensamentos, todas as questões, como vivencia sua relação com seu namorado, isso vai ajudá-la a se estruturar para se fortalecer para se conhecer melhor, amar mais você mesma. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

18 JUN 2018

olá Lara, você relata ter problemas com sua autoestima há muito tempo. Possivelmente essa insegurança também influenciou na escolha e manutenção em relacionamentos tóxicos e abusivos. Essas relações costumam deixar marcas por minarem ainda mais a autoconfiança e o amor próprio.
Nossa sociedade ainda valida o comportamento dos homens a partir de sentenças generalizantes e que não estão próximas de serem verdadeiras. Mas não é isso que está em jogo aqui.
Você pode construir essa segurança a partir de dentro, compreender e curar feridas e reconstruir todas as teorias que criou para si depois das situações que vivenciou. A autoconfiança e a autoestima não partem do pressuposto de que o homem que você tem ao lado é bom e te ama, A partir da psicoterapia você pode compreender que esse amor parte de você e apenas se atualiza e reforça nas relações com os outros.
Não deixe de buscar ajuda por você, para você.
Att

Psicóloga Bárbara Almeida Psicólogo em Rio das Ostras

24 respostas

17 JUN 2018

Olá, Lara!
Olhe, perceba o quanto é bom ter ao seu lado alguém que te aprecia, respeita e valoriza. Certamente qualidades sobre todos os aspectos não te faltam. Você teve experiências desagradáveis em outros momentos de sua vida, mas elas passaram. Existem coisas que nos colocam, porém não nos pertencem. São crenças limitantes como "todos os homens não prestam", só servem para impedir relacionamentos saudáveis. Você mesma narrou sua experiência com pessoas completamente diferentes. Hoje vive um relacionamento saudável. Busque uma psicoterapia para trabalhar sua autoestima e limpar crenças que vem atrapalhando seu relacionamento.

Lela Pinto Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

16 JUN 2018

Oi Lara, tudo bem. Lendo sua pergunta eu fiquei pensando o quanto modelos externos estão te impedindo de curtir o relacionamento que tem hoje. Você se compara com algum referencial de beleza e não se acha bonita. Você associa seu namorado com os homens que tem por aí que traem e não sente confiança. São referências externas, não são vocês. Você já pensou o que faz com que ele, hoje, queira ser seu namorado?
A forma como nos avaliamos é construida durante nosso desenvolvimento, mas pode ser revista.
Já pensou em fazer psicoterapia? Pode ser interessante para você se descobrir.
Um grande abraço .

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto