Por que não consigo falar a verdade sempre a minha mãe?

Feita por >Juliana · 20 fev 2017 Terapia familiar

Olá, tenho 19 anos, faço faculdade sempre fui uma boa aluna, nunca dei nenhum problema pra minha família até os 18 anos. Meus pais são separados e convivo com minha mãe, tenho um irmão que conversa mt comigo mas sinto que ele se sente de maãos atadas que de fato creio ser verdade. Eu e minha mãe temos tidos muitos problemas, tudo começou com meu atual relacionamento que está com 1 ano e meio,eu nunca saí , nunca cheguei em casa meia noite sozinha,nunca fui em festas, nunca mesmo,nunca fiz nada que a maioria dos jovens fazem, até ai tudo bem pq eu sou realmente caseira e até então pra mim eu não tinha necessidade disso, porém eu to com uma pessoa que eu gosto mt ,a gente tem vontade de fazer as nossas coisas,poder sair, conversar e se divertir e pra lá isso é inadmissível, tudo que eu faço e quero fazer são coisas para pessoas casadas e eu não posso e não vou morar com outra pessoa porque ela quer , isso vai acontecer quando os dois estiverem prontos e tambem não quero deixar de me divertir com meu namorado por causa dela, e a gente até deixa, é muito raro sairmos ,muito raro coisa de 1 vez no mês e olhe lá, a gente se ver bastante, praticamente todos os dias pq a nos temos necessidade de estar perto um do outro e isso pra ela é um absurdo principalmente se eu for na casa dele. pq ele ta deixando de vir na minha casa pq ele se sente mal, sente que não é bem vindo, e isso é realmente mt chato, desde o ínicio ele se esforçou bastante pra mostrar pra ela q é uma boa pessoa,nos viemos sair pela primeira vez com 7 meses de namoro... e eu só vou na casa dela inventando mentira,pq mds isso causa mt discussão, xingamentos de baixo calão,coisas que me deixam mt mt mal, não sei mais oque fazer e como agir, não se minto ou falo a vdd, mentir me deixa mt mal e falar a vdd causa mt briga e discussão.

A melhor resposta 21 FEV 2017

Juliana, pelo seu relato imagino que esse seja o primeiro namorado que você apresenta para a sua família? Sua mãe deve ter muitos temores de que coisas ruins aconteçam com você, talvez até por conta de experiências ruins dela própria - são apenas suposições, baseadas no que você expôs aqui, ok?
Procure ter uma conversa franca com ela, tentando entender quais os motivos para ela agir desse jeito. Mostre a ela todas as qualidades que você descreveu. Peça o apoio do seu irmão se necessário.
Se você conseguir tranquilizá-la, ela pode se acostumar com a ideia de que você cresceu e pode ter um relacionamento. Se estiver muito difícil, um psicólogo pode ajudá-las.
Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo

109 respostas

21 FEV 2017

Olá Juliana,
Procure ajuda psicológica.As universidades costumam ter serviço de SPA (Serviço de psicologia ), vá lá e marque uma hora com um psicólogo.
Boa sorte
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro