Sempre parece que o que falo não tem sentido

Feita por >laura · 19 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

nunca consigo dizer oque sinto, com as palavras que quero, sempre quando falo não acho palavras e fica um vazio na mente e sempre me perco ou esqueço, as vezes fico quieta demais por conta disso vejo que sou muito calada por não achar palavras que quero usar
vejo gente que se comunica bem na maior facilidade e tenho uma vontade imensa de ser assim, odeio quando ajo na espontaneidade pq falo coisas mal colocadas que não é bem oque eu queria dizer e me sinto péssima e estranha
eu amo pessoas engraçadas e que falam muito, meu sonho é ser como essas pessoas
o que fazer? isso é torturante num meio social parece que todos são normal e eu não, não sei como cheguei a ser assim

A melhor resposta 21 JUN 2020

Olá Laura, como vai?
Além de Psicóloga sou Coache e poderia te dar muitas dicas do que poderia fazer par ser mais desinibida e melhorar e comunicação: Teatro, um curso de oratória, ler, escrever, cursos, alguns exercicios. Mas de verdade não acho que esse seja seu caso.
Precisamos entender mais a fundo o que está por traz desse seu "retraimento"?Por que sente "anormal"? Porque se compara tanto com as pessoas?
É insegurança?
Baixa auto estima?
Timidez?
Medo de se expor?

É preciso responder essas perguntas para só então saber como melhorar.

Espero ter ajudado

Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre essas questões tenho 14 anos de experiência na área e sou apaixonada pelo meu trabalho, agende um horário que terei o prazer em lhe acompanhar nessa trajetória.

A primeira sessão não tem custo e pode ser feita online.
Abraços

Aluany Carvalho

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

20 JUN 2020

Olá Laura.
Você diz que fica quieta, e é muito calada. Você também relata que gostaria de interagir mais, e quando o faz pensa que disse coisas que não gostaria. Saiba que nem sempre as pessoas se expressam corretamente, mas nem por isso elas pensam que devem ficar caladas, isto porque elas não ficam racionalizando o tempo todo, e sim, as vezes pensam que falaram besteira e se arrependem, outras vezes fizeram isso e acham que tudo bem.
Para que possa se expressar melhor, é só com prática e repetição, se ficar calada não vai conseguir praticar e ser mais assertiva nas palavras como gostaria, e se não sair como gostaria, não se culpe, não exija tanto de você.
A terapia pode te ajudar a enfrentar melhor esta dificuldade.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 JUN 2020

Olá Laura! Grato por participar. Tudo e nada são dois extremos complicados. A pessoa mais sábia e culta do mundo, certamente fala muitas coisas sem sentido. Por que todas as coisas que falo, precisam ter sentido? Isso é impossível. Até porque o sentido, precisa estar ao alcance da mente do outro, do estado mental do outro, do contexto em que a outra pessoa está integrada. Na verdade você sente insegurança, está altamente exigente consigo mesma. Será útil para um profissional direcionar, entender o contexto atual da tua vida, envolvendo atividades, rotina de vida, idade. Há tantas coisas que você pode fazer: trabalhar em ambiente coletivo, fazer teatro, circo, dançar, praticar esporte coletivo de contato. Precisará evitar atividades isoladas, principalmente envolvendo celular, internet e televisão. Será certeiro você contar com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos. Estou à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cude-se! Cuide de nós!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.