O que fazer para ser uma pessoa plena, autonoma e confiante

Feita por >Laurinha · 15 ago 2022 Autoestima

Eu vim de uma família disfuncional e sem estrutura. Com muitos traumas, minha mãe usava droga na minha frente, meu pai e ela se agrediram e eu entrava no meio. Com 12 anos já pensei e planejei tudo pra tirar minha vida eu não sabia nada sobre depressão e venho a separação na adolescência e eu assumi o lugar dela até meu 18 anos cuidando da minha irmã pequena do meu pai e afazeres de casa. A convivência com meu pai era muito difícil, ele era extremamente toxico e sempre me humilhava, eu nao aguentava já tentava tirar minha vida de várias formas, me cortava. então decidi sair de casa e me casei, vivi um relacionamento extremamente tóxico e eu agredia ele e ele também fisicamente e emocionante, ele usava drogas e eu tambem comecei a fumar. Eu não tinha conhecimento, nem consciência, mas foi quando abri meus olhos e percebi o quanto era errado e prejudicial, foi quando eu decidi amar ele de verdade, pois entendi que aquilo que eu estava oferecendo não era amor. ele trabalhava o dia inteiro, e quando chegava na parte da tarde lá estava eu na cama eu não tinha vontade de nada, só queria morrer e sentia falta de casa. até que eu clamei a Deus que me ajudasse que eu não aguentava mais e eu queria ser feliz e ter Paz. Um dia acordei e não estava naquele estado, passaram semanas e meses e eu percebi que estava bem foi um milagre. Mas logo os problemas vieram... hoje eu entendo que a vida nem sempre vai ser só felicidade, que vai ter dias bons e maus e que nao devemos desistir. mas só que ultimamente eu não sei oque está acontecendo, os dias maus tem se prolongado e eu estou sofrendo pra caramba, oque mais me incomoda é minha área profissional e financeira que não estou conseguindo avançar, eu só queria ter autonomia e não depender de ninguém e no momento estou perdida. E encontrei esse site, sinto que é uma esperança. por favor oque você diriam pra uma mulher de 22 anos que mora junto, e quer muito ser independente, feliz e plena. me sinto que me perdi no caminho e as vezes me acho em capaz de conseguir a vida que sempre desejei.

A melhor resposta 17 AGO 2022

Olá Laurinha.
Sinto por você ter vivido numa família disfuncional. Mas para você ser uma pessoa plena e confiante você precisa deixar tudo isso para trás. Perdoe todas as pessoas negativas envolvidas em sua vida. Comece perdoando a você mesma pelas coisas que fez e hoje percebe que foram negativas e se arrepende de tê-las cometido. Aceite o fato de que todas as pessoas, inclusive você fizeram naquele momento de suas vidas o que puderam fazer de melhor naquele momento. Comece a fixar-se no Aqui e no Agora. Viva o melhor que puder a cada dia. Pense que o Passado e o futuro não existem de fato e portanto você não tem controle nenhum sobre eles. Então não faz sentido você gastar a sua energia e seu melhor tempo e idade (22 anos) pensando neles. O que existe e no qual você Hoje tem Controle é no seu Presente, no Hoje. Portanto não valorize coisas negativas do Passado. Na medida que você não dá valor essa energia que liga você ao passado tende a perder a força cada vez mais e poderá ser substituída pela força, coragem e poder que fez com que você chegasse até aqui e estar lendo estas minhas palavras, você me mobilizou a falar com você, a dar o meu tempo, o meu conhecimento á você. Portanto você tem o poder de mobilizar pessoas. O que mais você pode fazer? Quais os seus talentos, quais as suas possibilidades? Está se sentindo incapaz? Está perdida? O que você acha de pedir mais uma vez para Ele, o Pai Maior, o Deus do Amor, da Esperança, se ele lhe ouviu uma vez por quê ele não lhe ouviria novamente? Na bíblia tem uma passagem sobre Ele na qual Ele diz: - Peça e dar-lhe- ei. Mas você precisa fazer a sua parte na Oração ,Orar e Agir. Para Agir na busca da sua Liberdade em primeiro lugar busque a liberdade financeira. Faça um "bico", uma atividade Extra para gerar renda e investir em cursos que enfatizem o seu melhor talento, se qualifique, faça Terapia para desenvolver a sua Auto Estima e obter ajuda para traçar Planos para a sua independência Financeira. Fico à sua disposição para desenvolver com profundidade esses conteúdos em Terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 AGO 2022

Laurinha. O melhor é fazer terapia, ter alguém em quem confiar e melhorar sua auto estima
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 AGO 2022

Olá Laurinha.
Quando os problemas aparecem, foque na solução. Quando pensar que não avança na área financeira, também foque na solução. E da mesma forma, foque em solução, sempre que se perceber perdida, com problemas e se sentir incapaz. A sensação de incapacidade também está relacionada a falta do foco em solução. Nunca foque no problema, mas como solucioná-lo. O problema é que muitas pessoas só aprendem a focar no problema e não na solução, por isso a dificuldade de modificar uma realidade difícil.
Você deve estar se perguntando: e como focar em solução?
Para focar em solução você pode se perguntar e buscar a resposta para as perguntas seguintes:
Como eu resolvo isso? Como uma pessoa capaz resolveria isso? Quem pode realmente me ajudar? O que me impede de pedir ajuda? O que sei fazer de melhor que pode ser minha forma de ganhar dinheiro? (seja trabalhando autônoma ou arrumando emprego).
Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 AGO 2022

Olá Laurinha, espero que esteja tudo bem com você!

Vamos juntos buscar outras leituras para sua atual situação?

Tirar a própria vida não vai acabar com teu sofrimento, nem vai te dar o que deseja, que é justamente o oposto disso que relata. Todos nós, sem nenhuma exceção, passámos por momentos de sofrimento na vida, e, depois de um tempo, 2, 3, 5, 10 anos, alguns meses, podemos ingressar em momentos melhores. A psicoterapia pode te ajudar muito a descobrir suas verdadeiras habilidades, e a te orientar com suas vocações e competências profissionais, além de te dar condições de se autoconhecer. Neste sentido, te aconselho a buscar um profissional que também possa trabalhar essas questões profissionais com você. Todo começo requer um primeiro passo, e ter consistência é fundamental para se chegar onde deseja. Comece pequeno, mas vá longe, um passo de cada vez. Não se esqueça de cuidar de seu corpo, se planejando para realizar atividades físicas semanalmente, com compromisso, isso é muito importante para seu bem estar geral e mental. Pratique meditação diariamente, isso é cuidado mental, saúde mental, e procure sempre estar estudando e se desenvolvendo, pois pode ter certeza que seu momento chegará. Os bens materiais chegarão até você na medida que estiver pronto para recebê-los, tudo a seu tempo. Existe muita coisa a ser feita ainda, então controle a sua mente, ou ela irá te controlar. Faça sempre uma coisa de cada vez, passo por passo, planeje sua vida, pois não vejo você tendo planos, por estar inserido em uma situação que você entende como fixa, e essa situação afeta sua saúde mental, como está afetando. Vá realizando o que deseja aos poucos e quando olhar para trás, verá que já realizou inúmeras coisas. REALIZAÇÃO é uma palavra chave aqui. O que você quer realizar? Talvez você nem saiba ainda, porque precisa buscar autoconhecimento. Lembre-se: seja sempre consistente. A maior das montanhas não é escalada de uma única vez, ninguém consegue isso, mas sim trecho por trecho. Comemore suas conquistas, das menores e mais simples, as maiores e mais complexas. Pense e seja positiva, que isso atrairá mais coisas boas para perto de você, e não essas coisas pesadas que descreve. Planeje e cuide de sua vida financeira. Viva como se já tivesse o que deseja, em todos os níveis, e você irá perceber aos poucos que é você mesmo quem cria sua própria realidade. A sua vida está apenas em suas mãos, você ainda é jovem, e ainda tem um longo caminho pela frente. Não deixe de procurar um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo, será importante para você no início. Não é sobre o que fazem de nós, mas sim o que nós podemos fazer com o que fazem de nós. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

16 AGO 2022

Oi Laurinha,
Entendo o que esteja sentindo e passando...
Laurinha, nada isso é por acaso... tudo tem um objetivo
Você está passando tudo isso porque se desafiou, você quis nascer destas pessoas, seus pais, quis enfrentar estas experiências para aprender a lidar com estas coisas, com estas dificuldades e ser a pessoa que gostaria de ser.
Você veio através delas, mas não é delas. Você é um ser infinito que está num meio, conturbado, e neste meio, você vai aprender a usar tudo o que encontrar para se realizar.
Precisa apenas tornar-se verdadeira de acordo com as coordenadas da tua inteligência. Esta inteligência você foi forçada a abandonar ainda quando era pequena porque aprendeu com o meio, com os pais, com a escola, com as crenças, com a cultura... hoje você tem esta percepção errada da vida e de ti mesma porque está se colocando de acordo com esta visão distorcida que este ambiente te deu.
Você precisa descobrir quem é você, qual a sua verdadeira identidade e como colocar-se, como usar o sistema para teu proveito próprio.
Você não está aqui para sofrer, nem para satisfazer os outros; está aqui para se realizar, realizar o teu objetivo de vida e ser feliz.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para que você pudesse escolher e decidir o que te serve e o que não te serve.
Precisa apenas reencontrar esta bússola interna que te orienta para a tua verdade.
Você tem talentos que vão te servir para ganhar o teu dinheiro... precisa acessar e trabalhar em cima destes talentos.
As dificuldades que enfrentou foram para te desafiar, para ver se eras realmente forte para subsistir, passar por eles e acreditar na tua potencialidade.
Vamos fazer Psicoterapia? Se quiser, pode viabilizar.
Tudo isso você vai superar e tão logo esteja consciente e não se colocar como vítima, as coisas começam a melhorar.
Abraços.

5829 respostas

16 AGO 2022

Oi Laurinha! Obrigado por escrever. Ser independente não é ser sozinho; ser independente é interagir com medida que permita desfrutar as trocas, com as riquezas que a companhia e a interioridade dos outros nos oferece e, ao mesmo tempo, alimentar e enriquecer a essência individual. Caminhos são construções que dependem das escolhas adequadas, das estratégias corretas, da força da persistência, da tolerância da flexibilidade inteligente, para não desfigurar as metas.
Será bom você enriquecer autoconhecimento, resgatar metas e planos que, em diversos momentos da vida, você visualizou, ver o que pode ser aprofundado, ao mesmo tempo em que precisa cuidar das demandas atuais.
Será bom você, com mente aberta, persistência e disciplina contar com a assessoria científica de um psicólogo, para que possa repensar personalidade, identidade, ocupações, rotina de vida, dentre outros aspectos.
Pesquise-nos! Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8664 respostas

16 AGO 2022

Olá
Antes de mais nada eu sinto muito pela sua história. Imagino o quão difícil tenha sido passar por tudo isso.
Mas fico com uma dúvida sobre o que seria ser feliz e plena. Tente fazer o exercício de pensar sobre o que seria isso em palavras mais concretas.
Acho que o que eu diria para uma pessoa de 22 anos que quer muito ser independente, feliz e plena seria "acolha seus sentimentos, honre sua história, reconheça tudo o que você fez para chegar até aqui. Não foi pouca coisa!"
Te sugiro, por último, acolher esses sentimentos num processo de terapia, que pode te ajudar a se encontrar consigo mesma, conhecendo melhor quem é essa pessoa que te trouxe até aqui.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha