Tenho medo e não entendo o que sinto

Feita por >Daniele · 3 jan 2020 Pânico

Não vejo mais sentido nos meus dias, trabalho e conclui meu estudo, conquistei o que eu mais queria há 1 ano atrás e agora não vejo mais sentido em nada, me sinto como um zumbi, apenas existindo. Levanto todos os dias para trabalhar apenas pensando nas pessoas em minha volta, pois o que eu mais queria era continuar na cama, choro e parece que vou explodir por dentro. Não tenho muitos amigos e não sou de sair para me divertir, mas quando estou em momentos felizes com minha família, a alegria só dura naquele instante, depois me sinto horrível novamente e apenas tenho vontade de chorar e de desistir de tudo. Tenho medo de estar vivendo um início de uma depressão e não quero preocupar minha família, finjo estar bem quando estou com eles mas a verdade é que me sinto vazia e sem direção, não sei como acabar com isso, fico sufocada com meus sentimentos, muitas vezes perco o sono e a fome. Dói muito e tenho medo de não suportar, pois sei que preciso.

A melhor resposta 8 JAN 2020

Olá Daniela!!
O sentido da vida não está fora de você, Olhe para dentro!
Sei que temos a cultura de estudar, trabalhar e colocar os desejos dos outros em primeiro lugar, muitas vezes até damos as respostas a sociedade que contrariam o nosso EU interior.

Uma forma de fazer diferente é: tente focar em uma autoavaliação do que realmente faz sentido na sua vida, sem pensar em agradar a ninguém.
Gosto muito de usar como metáfora as orientações que recebemos dos comissários de bordo em um voo, "em caso de acidente, mascaras de oxigênio serão disponibilizadas e você deve colocar a sua e se certificar de estar respirando, para posteriormente ajudar os outros".
Coloque a sua máscara de oxigênio e se certifique dos seus objetivos; verá inicialmente uma significativa mudança do que agora, possa avaliar como uma "depressão".
Mesmo com esta autoavaliação feita, perceber que precisa de ajuda, busque uma profissional!
Grata por sua participação, Helynne Andrade.

Helynne Andrade Psicólogo em São Bernardo do Campo

12 respostas

7 JAN 2020

Pelo seu relato vc me parece que voce precisa da ajuda de um.profissional Psicoterapeuta para te ajudar a refletir melhor sobre seus desejos e o que faz sentido em sua vida. Fique a vontafe para.me acionar. Atendo em guarulhos
Fica bem

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

5 JAN 2020

É possível ressignificar a vida dando um novo sentido ao que aparentemente foi perdido. Possivelmente não conseguirá sozinha, sendo necessário o suporte profissional de um psicólogo, que a ajudará a identificar as possíveis causas da falta de motivação, desenvolvendo juntos estratégias motivacionais.
Obs.: A motivação vem depois da ação.

Clínica Terapêutica HumanaMente Psicólogo em São Gonçalo

6 respostas

5 JAN 2020

Oi Daniele
Se fez os estudos que querias, deves ter pensado onde irias aplicar este conhecimento... não desperdice isto e busque transformar estes conhecimentos em habilidades de trabalho, que possam preencher alguma lacuna social, de satisfação de necessidade para as pessoas.
Contudo, se te sentes vazia talvez estudou não o que querias, mas foi levada a estudar, somente estudar.
Eu sei que a sociedade manda estudar e as pessoas não sabem o que querem ser na vida.
Escuta teu coração e responda: o que queres ser na vida? Mas dê uma resposta que satisfaça a ti e não aos outros.
O que queres ser? Vai em busca do que queres ser, trabalhe para isto, tenho em foco isto e se precisar, busque conhecimentos que te levem para onde queres ir.
Tens um objetivo na tua vida. Veio para realizar este objetivo.
Se estás triste, desanimada, depressiva é porque estás indo na direção errada, contrária ao teu objetivo de vida.
Tão logo retome o caminho, a alegria começa a voltar.

5817 respostas

4 JAN 2020

Olá Daniele!. Grato por participar. Se você conquistou o que queria faz um ano, vamos planejar novas conquistas. É preciso ter todos os dias planos, metas. Planos e metas simples, rápidos, com duração maior, planos complexos. Por exemplo: organizar um vaso de flores (curto e simples), construir uma casa (longo e complexo), visitar um amigo (simples); escrever um livro (complexo). Dê chance a si mesma e a nós, psicólogos de prestar seus serviços, fale com um. Assim muitas possibilidades poderão ser atualizadas e muitos planos encaminhados. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

3 JAN 2020

Oi Daniele! Sinto muito pela situação que você está passando. Mas saiba, que você não precisa passar por tudo isso sozinha. Uma ajuda psicológica pode te ajudar a buscar o propósito para sua vida. O medo realmente aprisiona e cria barreiras que dificultam sua visão. Caso queira, realizo atendimento psicológico online, se tiver interesse entre em contato que te explico melhor como funciona.
Um abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus