Meu enteado chama o padrasto de pai e está chamando o pai biológico pelo nome

Feita por >Carolina · 14 mar 2023 Psicologia infantil

Bom dia, tenho um enteado de 7 anos, o qual convivo desde os 3 anos, desde que o conheci a mãe namorava o atual marido e o meu enteado já chamava ele de pai. Dizia para todos que tem dois pais, diz a mãe que não incentivou, porém acho que com o passar dos anos isso tem piorado. Meu enteado está chamando meu esposo apenas pelo nome, fica se referindo diversas vezes falando do padrasto como pai. Isso magoa meu esposo, fora algumas questoes religiosas de por exemplo tatuagem, meu esposo tem algumas e o meu enteado fica falando que é errado, sinto que fazem muitos comentários perto dele para denegrir a imagem do meu esposo e supervalorizar a do padrasto. Para falar a verdade não sei se ele entende muito bem o fato da mãe e pai biológico terem tido um relacionamento no passado que não deu certo, porque o mesmo acabou antes do nascimento da criança, então ele nunca viu os dois juntos, deve ser bem confuso para ele.
Outro ponto é que a mãe dele já conversou comigo, que não se importaria se o filho também me chamasse de mãe, bom, nunca incentivei tal fato, ele me chama de tia, temos ótimo convivio, me trata como amiga dele. Nos últimos encontros ele comentou comigo que era uma loucura e muito chato ter dois pais, quando perguntei o motivo, ele nao soube me explicar.Tentei falar sobre as vantagens de ter tantas pessoas amando ele, porque muitas crianças não tem essa sorte, mas parece que ele tem ideia fixa sobre algumas questões.

Qual seria a melhor forma de eu e meu esposo lidar com essa situação?

A melhor resposta 15 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 MAR 2023

Olá Carolina! Obrigado por escrever. O fato de ele chamar o padrasto de pai e o pai pelo nome, aos sete anos, pode ter implicações de fase e de qualidade momentânea de vinculação. Isso não é raro de acontecer nessa idade. A melhor posição para o pai biológico e a madrasta será dialogar com responsabilidade, com ética, interagir de forma harmoniosa, confortável, fazendo empatia com criança de sete anos, com a atual configuração da dinâmica familiar.
A princípio, salvo algo não dito, bastará serem éticos, coerentes, empáticos, amorosos, interativos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

15 MAR 2023

Olá Carolina!
Realmente vejo que é uma situação delicada para lidar. Sua disponibilidade em buscar ajuda e orientação é muito genuína. Percebo que há a necessidade de um acompanhamento psicológico para o seu enteado. Se houver essa abertura e possibilidade de sugestão da sua parte.
E também é muito importante que você é seu esposo possam fazer um acompanhamento para tais orientações as quais está buscando.
Eu posso ajudá-los. Marque uma consulta comigo.

Paula Laini Psicólogo em Patos de Minas